Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

não instala nenhum sistema (positivo v52)


_KarolinaH_

Posts recomendados

Bom pessoal, depois de uns 3 meses trabalhando fora, realmente fiquei sem ter comunicação por aqui... mas agora, de volta, trago uma bomba com a esperança que alguém me dê uma luz.

Peguei um v52 da positivo pra tentar dar um jeito... o diagnóstico era o seguinte:

- Havia 2 instalações do xp na mesma hd, sem partições.

- 1 instalação estava com problemas de reconhecimento, que algumas vezes não detectava a placa de som, wireless, e pendrives, e outras vezes ficava normal. Sempre dava tela azul.

- A outra instalação do xp, não abria e não fazia restauração ou reparo.

O dono do note formatou e tentou instalar o xp, a instalação foi concluída até a segunda tela, e travava sempre.

Então ele baixou no site da seatools o wizard, e formatou em wipe, excluindo a partição fisica e a partição reservada aos drivers. Depois disso, ele não conseguia nenhuma forma da hd ser reconhecida. E me pediu um help.

Bom, a bios reconhece a hd. Com o hiren's os testes acusaram que a memória não estava muito boa. Então troquei por uma compatível da kingston, com 1gb. O resto estava ok. Aproveitei para uma limpeza de rotina e fiz a reposição da pasta térmica, que tava parecendo rejunte de azulejo... kkk

Tentei instalar o xp, e o hd não é reconhecido. Tentei então o live cd do ubuntu, que simplesmente trava e não roda ou instala.

Testei muitos pensando que fosse um problema com os drivers da controladora sata, e o único s.o. que rodou foi o parted magic.

Com o opensuse em modo de desenvolvedor, notei que alguns problemas faziam relação à:

- VP_IDE unknown Via SouthBridge, disabling DMA.

- ACPI PCI Interrupt link [ALKA] disable and reference, bios bug.

Então começo a pensar que não é a bios, mas sim o chipset. No site da clevo tem os drivers do chipset, porém não foram úteis para a instalação do XP. Colocando-os em uma partição de sistema, também não tive sucesso.

Infelizmente o setup dessa bios é muito pobre, tenho muitas poucas opções de configuração...

Não consegui achar um firmware de bios compatível, nem no site da placa mãe, nem da phoenix. Vi um tópico muito próximo aqui no CH, mas realmente fiquei com medo de testar...

Bom, os dados são:

Positivo V52

Placa mãe: Clevo M550SE/M540SE - Com um Celeron 430

HD: Seagate ST98823AS 80GB (PCI ATA - Genérico)

A bios é da phoenix, nomeada com o mesmo modelo da placa mãe (M550SE/M540SE), não consegui uma informação detalhada diferente dessa com todos os programas que testei.

a versão do firmware é 1.00.09PO e do KBC/EC é 1.00.01

Agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1) se o HD reconhece na BIOS, exclua problema de FW. O caso é que com o Wipe a MBR vai pro saco. É necessário usar o Seatools de novo para recriar a partição física manualmente. Faz tempo que não faço isto, mas vai ser preciso abrir o modo create e manualmente inserir os dados de tabelas - se houver dúvidas, no site da Seagate tem as tabelas de todods os HDs existentes até hoje. O usuário ferrou o HD por nao ter lido os tutoriais de wipe corretamente.

(se atentou que o programa de particionamente vê o HD, mas não o manipula? exatamente porque ele está com o disco físico ok, mas a partição não existe. Pode até haver MBR, mas ela não está gravada).

Tenta aí.

2) não faça este serviço pelo note. A BIOS do note pode ser personalizada e conter nativamente predefinições que possivelmente atrapalhariam o processo. Faça em um Pc comum. Não use gaveta, a interface USB não permite corretamente este tipo de serviço.

3) Não creio que seja caso ds BIOS, mas como falei antes, a BIOS do note pode não ser adequada ao uso do software de reparos. É até bom manter o DMa desabilitado, se der, mantenha em PIO4 para melhor compatibilidade - se o HD fosse maior que 250 Gb não haveria esta precaução. Se não der, ignore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigada pela atenção, Claudio.

Bom, descartei o mbr depois de notar que n havia GPT, e, com qualquer programa eu posso acessa-la, e formatar. O tamanho total está como 78,8mb, então não mexi mais nisso pensando estar lá. Nada roda além do parted magic, e ao montar o driver, eu tenho acesso total ao hd, tentei jogar o winpe para bootar, ele gravou na hd, mas não bootou. O estranho é que eu desativo a hd no setup, e mesmo assim nenhum livecd roda! E eu tenho um computador em casa, rodando sem hd, com o ubuntu 11.10...

Como o erro aparenta muito puxar pro southbridge, julguei logo o chipset. Se tivesse pensado na mbr teria usado o testdisk antes de formatar novamente.. :(

Com isso eu pensei... o mbr está lá. Mas em nenhum momento pensei que ele pode estar danificado.

Não sei montar mbr. Você tem o link da seagate com a tabela desse modelo? Procurei no site, mas não encontrei...

- Estava agora formatando em fat32 e tentando instalar o w98... ele até que foi quase, mas começou erro de ACPI... o w7 pede para atualizar a bios, mas o vista aparenta ser compatível, estou baixando o trial do vista home para testar, já que, ele contém os drivers sata mais atualizados... é apenas mais um teste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Viu? o Win98 que pode suar FAT16 até tenta forçar a barra mas como ele é maior que 4,3 Gb (!) ele depende de ACPI (aquele sistema velho de extensão de LBA tem a ver com isso daí) para gerenciar os blocks. Se tu tentar forçar em FAT16 provavelmente vai instalar mas não vai rodar.

As tabelas estão AQUI. Basta seguir as instruções.

Leia atentamente as instruções do Seatools antes de usar novamente. E esta dica. Devem resolver.

ele gravou na hd, mas não bootou. O estranho é que eu desativo a hd no setup, e mesmo assim nenhum livecd roda!

Ah, sim: por isso recomendei não usar o note. Dá muito trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...