Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saída digital coaxial x óptica. Qual a diferença?


Posts recomendados

Pessoal, qual a diferença, na prática, entre uma saída de áudio digital COAXIAL e uma ÓPTICA?

Assim.. Eu tenho um bluray da samsung, que tem saída digital óptica, a qual ligava no meu receiver.

Agora peguei um bluray da sony (3D), mas, por incrível que pareça, ele não tem a saída óptica, somente a coaxial.

Como esse da Sony é mais novo, achei que ele teria a óptica. Mas não...

Tudo bem, liguei no receiver e tá funcionando ok. Mas gostaria de saber se existe alguma diferença perceptível na qualidade de som (eu ainda não percebi nada).

Achei muito estranho que um aparelho mais novo tenha uma saída coaxial e não uma óptica...

Valeu!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara e bem simples o custo , Quando essa informação é transmitida digitalmente para um receiver ou processador, os cabos atenuam e distorcem os bits: tanto o cabo digital o faz com os pulsos elétricos, quanto o cabo óptico com os pulsos luminosos.

Os cabos ópticos são imunes às interferências eletromagnéticas, é verdade, mas cabos coaxiais blindados também são bem resistentes a esse tipo de radiação. Mas o trajeto que os bits têm de fazer normalmente é bem curto.

O grande problema dos cabos ópticos usados em áudio a meu ver nem é tanto o material usado, que é um plástico e não o quartzo das fibras ópticas, mas sim o conversor eletro-óptico nas duas pontas. É evidente que ele não pode ser excessivamente caro. Pela alternativa óptica estamos sujeitos a duas conversões a mais e, o pior, a muito mais jitter (.interferência, Trémulo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara e bem simples o custo , Quando essa informação é transmitida digitalmente para um receiver ou processador, os cabos atenuam e distorcem os bits: tanto o cabo digital o faz com os pulsos elétricos, quanto o cabo óptico com os pulsos luminosos.

Os cabos ópticos são imunes às interferências eletromagnéticas, é verdade, mas cabos coaxiais blindados também são bem resistentes a esse tipo de radiação. Mas o trajeto que os bits têm de fazer normalmente é bem curto.

O grande problema dos cabos ópticos usados em áudio a meu ver nem é tanto o material usado, que é um plástico e não o quartzo das fibras ópticas, mas sim o conversor eletro-óptico nas duas pontas. É evidente que ele não pode ser excessivamente caro. Pela alternativa óptica estamos sujeitos a duas conversões a mais e, o pior, a muito mais jitter (.interferência, Trémulo)

Valeu, muito obrigado!

Então basicamente o problema é o custo, certo? Quando se fala em qualidade, não se tem grandes (ou sequer se tem) diferenças.

Valeu mesmo, obrigado pela explicação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...