Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macetes Usando Comando Debug...


Posts recomendados

O comando debug é usado pra se comunicar com o micro usando a linguagem de maquina, foi o q vi em um livro uma vez se não me engano, e da pra fazer umas coisinhas bacanas, principalmente quando se trata de micros e hd`s mais antigos.

...

..

.

pra se usar o comando debug deve-se usar a seguinte sintaxe:

c:\>DEBUG

-parametros

...

..

.

OBSERVE Q PARA SAIR DO COMANDO DEBUG DEVE-SE SEMPRE DIGITAR Q E APERTAR ENTER.

EXEMPLOS:

1 - testar portas seriais e paralelas

c:\>DEBUG

-D40:0 -->pressione Enter e observer para os seguintes resultados:

F803 F802 E803 E802 7803 7802 BC03

COM1 COM2 COM3 COM4 LPT1 LPT2 LPT3

-Q

C:\>

...

..

.

2 - ZERAR CMOS

C:\>DEBUG

-A

MOV AX,0

MOV AX,CX

OUT 70,AL

MOV AX,0

OUT 71,AL

INC CX

CMP CX,100

JB 103

INT 20

ENTER

G

Q

...

..

.

3 - APAGAR PARTIÇÃO

C:\>DEBUG

-F 200 L1000 0

-A CS:100

MOV AX,301

MOV BX,200

MOV CX,1

MOV DX,80

INT 13

INT 20

G

Q

...

..

.

4 - REINICIAR O MICRO - Obs:Não precisa do Q (pra sair do programa) no final pois o micro irá reiniciar.

C:\>DEBUG

-E 40:72 34

12

RCS

FFFF

RIP

0000

G

...

..

.

5 - MOSTRAR DATA DA BIOS

C:\>DEBUG

-D FFFF:5 L 8

...

..

.

6 - MOSTRAR PLACA DE VIDEO - Nem todas ele encontra!!

C:\>DEBUG

-D C000:0040

ou use este

C:\>DEBUG

-D C000:0090

...

..

.

Pessoal fica aí os comandos pra vocês testarem aí nos micros de vocês e também fica a chamada pra aqueles que acharem bacana este comando do MS-DOS postarem mais exemplosse alguem aí souber. Abraço a todos e sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...
Postado Originalmente por Lucas_clip@04 de agosto de 2005, 17:37

Tem como eu dar over clock no meu PC pelo debug??

Aguardo respostas!!!

A forma mais fácil e segura de se fazer um "overclock" em seu micro é pelo proprio setup da placa-mãe. Em alguma placas (como asus e DFI) existem programas "for windows" que permitem estes ajustes de clock. E por ultimo em processadores da AMD existem metodos de se fazer overclock com mudanças fisicas no proprio processador com ligações de contatos de tensão.

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A forma mais fácil e segura de se fazer um "overclock" em seu micro é pelo proprio setup da placa-mãe. Em alguma placas (como asus e DFI) existem programas "for windows" que permitem estes ajustes de clock. E por ultimo em processadores da AMD existem metodos de se fazer overclock com mudanças fisicas no proprio processador com ligações de contatos de tensão.

Eu gostaria de dar over pelo debug, para apreender mais um comando do debug

porque eu já sei faz dos outros jeitos só não sei fazer isso pelo debug.

Por isso eu quero saber um jeito de dar over pelo debug, isso é, se tem jeito de fazer isso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • Membro VIP

Segue os Tópicos Abaixo:

Remover Senha de Bios AMI:

Iniciar, Programas, Ferramentas de Sistemas, Prompt de Comando

Debug (enter)

- o 70 2e (enter)

- o 71 ff (enter)

- q (enter)

Remover Senha de Bios Award (Phoenix):

Iniciar, Programas, Ferramentas de Sistemas, Prompt de Comando

Debug (enter)

- o 70 ff (enter)

- o 71 17 (enter)

- q (enter)

Valeu Pessoal.

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Ola pessoal , eu vi essa parada do debug e achei bem interessante , mas tentei os comandinhos de zerar a bios aqui e nada aconteceu !!!! sera q é por causa q o sistema q eu tentei é o xp :blink: ?? caso ei queira tentar esses comandos com um disco de boot , tenhhu de compiar o debug.exe para o disket :blink: ?????

aguardo respostas , obrigado !!!!!! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Quiccóli@23 de fevereiro de 2006, 13:46

Ola  pessoal  ,  eu  vi  essa  parada  do  debug  e  achei bem interessante , mas tentei  os comandinhos  de  zerar  a  bios  aqui  e  nada  aconteceu !!!!  sera  q  é  por  causa  q  o  sistema  q  eu tentei  é  o  xp  :blink: ??  caso  ei  queira  tentar  esses  comandos com  um  disco  de  boot ,  tenhhu de  compiar  o  debug.exe  para  o  disket  :blink: ?????

aguardo respostas  , obrigado !!!!!!  :bandeira:

....

Eu sempre usei o disco de boot do win98, acho o melhor, ...., com ele não precisa copiar o comendo debug.exe pra funcionar ... crie o boot do 98 e tente com ele que dá certo sempre aqui.

OBS: cuidado com placas PCChips SIS630 que ao tentar "zerar" a BIOS pode acontecer de a BIOS para de funcionar e consequentemente a placa-mãe, logo, o micro tambémém!

>>> MUITO CUIDADO COM PCCHIPS SIS630 <<<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu tenho um arquivo *.txt qualquer e quando uso o debug nele primeiro visualizo o seu conteúdo com o comando -d. e depois utilizo alguns comandos que fazem o mesmo diminuir o seu tamanho. A pergunta é como faço para ver dentro do debug o tamanho do arquivo txt, antes e depois de ser alterado.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...

Quando tento instalar o windows XP PRO com SP2 numa AMIBIOS 2002 RELEASE 05/07/2002 S numa PCCHIPS M810LMR-H com chipset SIS730S, carrega o processo de instalação até a opção de deletar/criar particao, porém após a formataçao terminada, começa a instalação dos arquivos e UM POUCO ANTES de entrar no acontecer a primeira reinicializacao e entrar no modo grafico aparece uma tela com uma das seguintes mensagens:

ALGUNS INTENS DE HARDWARE FORAM INSTALADOS RECENTEMENTE, REMOVA-OS E PRESSIONE A TECLA F7 DURANTE O CARREGAMENTO DOS DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO

A SUA BIOS TEM opções DE SOMBREAMENTO QUE DEVEM SER DESABILITADAS PARA QUE ESTA instalação PROSSIGA

Moral da história:

Nao instalei nenhum hardware novo e desabilitei todos os parametros de SHADOW-SOMBREAMENTO que tem na BIOS.

Alguém sabe algum parametro do comando DEBUG para as opções de SHADOW-SOMBREAMENTO da BIOS citada acima ou que resolva a instalação q estou tentando fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...