Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Tópico Oficial] Sony Vaio SB e SA


Dante003

Posts recomendados

  • Membro VIP

Ando recebendo uma quantidade razoável de mensagens particulares referentes a essa linha de notebooks da Sony, o que me leva a crer que há a necessidade de um tópico oficial.

Tópico referente a linha SB e SA por serem muito semelhantes.

Reviews

Vaio SB

http://forum.clubedohardware.com.br/review-sony-vaio/949834

http://forum.clubedohardware.com.br/review-sony-vaio/991124

Vaio SA

http://forum.clubedohardware.com.br/review-sony-vaio/1001389

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Dicas para os tópicos oficiais:

Tópicos Oficiais

um tópico oficial para falar TUDO sobre o notebook. Ou seja, quando fala tudo é porque está livre para falar sobre ele. Porém, para deixar claro, não pode:

- Perguntar onde pode comprá-lo. Isso é na seção Recomendação de Notebooks;

- Discussões sobre lojas, prazos, entregas, é na seção Recomendações de Serviços e Lojas;

- Discutir que esse notebook é melhor do que outro. Não pode, isso causa muitos problemas, como discussões e brigas;

Regras deste setor na íntegra: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/156-notebooks/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem que tenha comprado o note pode me dizer a duração REAL da bateria dele em modo normal e em modo stamina?

valeu pela informação

Comigo dura mais ou menos 2:30h no modo Stamina, sendo que sempre estou usando vários aplicativos, wifi, etc...

Na maioria das vezes que usei no modo Speed foi pra jogar algum jogo e o note estava conectado na tomada... Porém já joguei cerca de 40 minutos Need For Speed na bateria e consumiu uns 35 a 40%...

Lembrando que no modo Stamina, é usada a Intel Hd Graphics 3000.

Já no modo Speed entra em cena a placa dedicada Radeon Hd 6630M que consome bem mais energia.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estava lendo em um site americano que é o tipo de notebook que é pra ser usado 1 ano no máximo, devido a sua construção que não é tão resistente (eles compararam com thinkpad e macbook), é verdade isso? O sa35gb tem construção tão fragil assim? :S

A durabilidade vai depender do uso e cuidado do usuário. Eu achei a construção boa, só a tela é um pouco flexível, mas é esperado devido a espessura da tela e preço do notebook (a Sony só usou fibra de carbono na série Z, que é bem mais cara).

Thinkpad é uma linha robusta da Lenovo, feito para durar mais que notebooks normais, como a linha Ideapad dela, então acaba não sendo uma comparação muito justa. Está na mesma linha do Dell Latitude e HP Elitebook.

Quanto a Macbook, são muito bem construídos, e mais caros também, o que seria mais parecido do SA35GB ao meu ver seria o Macbook Air de 13.3, não sei se ele é muito resistente, já que ele é bem fino, no entanto ele é extremamente mais caro.

Thinkpad, Latitude, Elitebook, Macbook, são no geral bem mais caros, por isso acabam não competindo com o SA35GB, principalmente os 3 primeiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

o meu SA35GB tem dado tela azul do nada. Desinstalei alguns programas que vieram com ele e instalei outros, etc. Coloquei pra jogar o PES 2012 e o GTA IV. Ambos estavam dando tela azul quando eu os jogava colocando um cabo HDMI pra jogar na TV.

Porém hoje cedo, algo me encucou. Liguei o bichinho normalmente, e logo depois de uns 2 minutos tentei navegar na net e ab

Fala galera. NO meu SA35GB tem acontecido algo estranho. Desinstalei alguns lixos que vieram nele e instalei outros programas de praxe. Porém o mesmo tem dado tela azul as vzs do nada. Deu algumas vzs quando eu jogava PES 2012 com um cabo HDMI conectado nele pra jogar na TV, sendo que o notebook roda o jogo perfeitamente.

Porém hoje cedo, fui ligá-lo para navegar na net e ouvir música e +- uns 2 minutos depois que eu havia ligado ele, ao tentar abrir o WMP quando já estava navegando na net, ele deu tela azul de novo.

No início eu achava que tava dando por esquentar demais nos jogos ou algo do tipo.. Porém dessa última vez eu não havia aberto nenhum jogo.. Tava só o Google Chrome, o Internet Explorer e a tentativa de abrir o WMP.

Se alguém tiver alguma dica, ficarei muito grato. Obrigado.

obs: o notebook possui 2 semanas de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só para informar, a troca do hd do notebook invalida a garantia, para trocar precisa ser em uma autorizada.

Já se você mora nos estados unidos, pode trocar sem problemas, a própria Sony disponibiliza documento ensinando a trocar http://www.docs.sony.com/release/989202617_VPCSB_series_HDD_CRU.pdf , pois basicamente americano tem capacidade de seguir um guia para trocar HD, já brasileiro de acordo com a Sony não.

https://twitter.com/#!/VAIOserviceBR/status/175269101093134336

Preconceito legal né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para informar, a troca do hd do notebook invalida a garantia, para trocar precisa ser em uma autorizada.

Já se você mora nos estados unidos, pode trocar sem problemas, a própria Sony disponibiliza documento ensinando a trocar http://www.docs.sony.com/release/989202617_VPCSB_series_HDD_CRU.pdf , pois basicamente americano tem capacidade de seguir um guia para trocar HD, já brasileiro de acordo com a Sony não.

https://twitter.com/#!/VAIOserviceBR/status/175269101093134336

Preconceito legal né?

Nossa! Não sabia dessa...

Então vou pedir pra um amigo americano trocar pra mim... rsrsrs

Aqui o note ta rodando sem problemas...

Notei apenas uma coisinha hoje... Em determinado jogo de uns dias pra cá sem eu jogar, hoje o fps caiu sem nenhuma alteração no gráfico do mesmo, inclusive eu diminui a resolução pra ver se melhorava, mas se sucesso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou pretendendo comprar o modelo VPC-SA35GB. Uso Linux e sei que todos esses programas que já vem instalados( inclusive o do leitor biometrico ) não funcionariam. E não me importo, pois concordo com os comentários feitos aqui de que eles na sua grande maioria são inúteis.

A minha dúvida é sobre outros recursos como função Stamina/Speed, Teclado Iluminado(entre outros) por exemplo, se funcionariam somente com o SO da Microsoft.

Se alguém puder tirar essa dúvida, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou pretendendo comprar o modelo VPC-SA35GB. Uso Linux e sei que todos esses programas que já vem instalados( inclusive o do leitor biometrico ) não funcionariam. E não me importo, pois concordo com os comentários feitos aqui de que eles na sua grande maioria são inúteis.

A minha dúvida é sobre outros recursos como função Stamina/Speed, Teclado Iluminado(entre outros) por exemplo, se funcionariam somente com o SO da Microsoft.

Se alguém puder tirar essa dúvida, agradeço.

A função stamina/speed não funciona no linux, por padrão a hd6630 é que irá funcionar no linux, no entanto isso não é bom, pois gasta mais energia e esquenta mais, além disso, por algum motivo a placa de vídeo fica aparentemente em 100% de uso, por isso é necessário fazer com que o linux use a placa da intel (que já é boa o suficiente para o linux), mas isso requer alguns comandos no terminal. Quanto ao teclado iluminado eu não me lembro, mas eu acho que funciona, mas fica sempre ligado. Tem algumas outras coisas que é necessário fazer no terminal também para que o linux funciona da forma correta nesse último, é um pouco trabalhoso, se você pesquisar no google sobre o linux nesse notebook você certamente encontrara o que tem que ser feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, comprei este note VPC-SB35FB na semana passada. Chegou bem embalado e tudo funcionando perfeito. Gostei do produto mas acho que ele tem um gargalo que é exatamente o HD interno que limita um pouco o desempenho. A bateria no modo Speed dura em torno de 2h e 30 m. Quem já trocou o HD interno sabe me dizer se é tranquilo? Estou querendo colocar este modelo SSD (2.5pol) - 120GB SATA3 - OCZ Agility 3 Series - AGT3-25SAT3-120G, é compatível? o que preciso saber para comprar o cartão correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pela informação Dante003. Outra dúvida. Estes modelos ainda possuem recovery disc caso eu queira retornar a instalação inicial de fábrica(SO, programas sony, etc). Há possibilidade de se fazer isso?

Não vem, mas ele tem uma partição pra recuperação do sistema de fábrica. Se quiser, você pode criar os discos de recuperação através de um software que já vem no notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Moçada, to para comprar um Sony Vaio VPC-SB35FB.

Mas veio a dúvida: você vai comprar um Hyundai Elantra e descobre q "caparam" o motor de injeção direta para o mercado nacional. você vai comprar um Plasma Panasonic BR e descobre q retiraram o modo THX... e por ai vai, então pensei:

"Será que esse Vaio fabricado aqui no Brasil é igual aos fabricados lá fora ou é melhor comprar de fora logo, pensando em qualidade de componentes, durabilidade, etc?"

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Caro Dante003, tenho um VPCSB35FB. Lí em outros posts que você trocou o HD original por um híbrido, certo? Gostaria de saber se realmente vale a pena e como você fez para instalar o Windows. Obrigado.

Se vale a pena, depende da situação, se você transporta muito o note, liga e desliga ele com uma certa frequência, ou trabalha com algo que exige uma boa velocidade do dispositivo de armazenamento, ou está sempre abrindo e fechando programas, ou faz transferências frequentes do hd interno para um externo e vice-versa, então eu diria que sim, vale bastante a pena. Depois de aberto os programas, se você só usar eles durante todo o tempo, a diferença de usar um ssd ou hdd é quase nula.

Eu como estou sempre carregando ele de um lado pro outro na faculdade, abrindo para ver algo rápido, o ssd é uma mão na roda, pois em 10s o note já está pronto para usar.

Quanto a instalar o Windows, eu já tinha um dvd com o Windows 7 Professional original gravado (pois eu tenho acesso ao msdnaa devido a faculdade), com isso eu instalei ele, usei a chave que tem de baixo do notebook para ativar, e na hora de instalar os programas, eu segui uma ordem postada no notebook reviews que é a seguinte:

1. ATI & HD Graphics

2. Chipset

3. SATA AHCI RAID Controller

4. Ethernet

5. Intel Management Engine Interface

6. Sony Shared Library

7. Sony Firmware Extension

8. USB 3.0

9. Sony Notebook Utilities

---- REBOOT

10. WiFi

11. WiDi

12. Fingerprint

13. Huawei EM 680 (Wireless -> Huawei™ Gobi™ 3000 HS-USB Modem Driver)

14. Memory card

Seguindo essa ordem da certo sem problemas, teve uma outra vez que eu não tinha os drivers em mão, então eu baixei de um outro lugar apenas o driver do wifi e instalei ele antes de todos para poder baixar o resto, e então segui a ordem, fazendo isso também deu certo.

Tem alguns ai que mudando a ordem realmente não vai dar problema, mas alguns são dependentes de outros, por isso não podem ser instalados antes que outros drivers/bibliotecas sejam instaladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Caro Dante003, eu tenho esse sb35fb, qual o link que você viu para reinstalação dos drivers? Eu formatei o pc e o slide speed stamina não pega mais =(

Obrigado.

Foi no notebookreviews, nem tenho mais o link, o tópico tem 600 páginas.

Quanto ao speed/stamina, o driver de vídeo da Sony habilita isso, você baixou ele no site da Sony?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vale a pena, depende da situação, se você transporta muito o note, liga e desliga ele com uma certa frequência, ou trabalha com algo que exige uma boa velocidade do dispositivo de armazenamento, ou está sempre abrindo e fechando programas, ou faz transferências frequentes do hd interno para um externo e vice-versa, então eu diria que sim, vale bastante a pena. Depois de aberto os programas, se você só usar eles durante todo o tempo, a diferença de usar um ssd ou hdd é quase nula.

Eu como estou sempre carregando ele de um lado pro outro na faculdade, abrindo para ver algo rápido, o ssd é uma mão na roda, pois em 10s o note já está pronto para usar.

Quanto a instalar o Windows, eu já tinha um dvd com o Windows 7 Professional original gravado (pois eu tenho acesso ao msdnaa devido a faculdade), com isso eu instalei ele, usei a chave que tem de baixo do notebook para ativar, e na hora de instalar os programas, eu segui uma ordem postada no notebook reviews que é a seguinte:

1. ATI & HD Graphics

2. Chipset

3. SATA AHCI RAID Controller

4. Ethernet

5. Intel Management Engine Interface

6. Sony Shared Library

7. Sony Firmware Extension

8. USB 3.0

9. Sony Notebook Utilities

---- REBOOT

10. WiFi

11. WiDi

12. Fingerprint

13. Huawei EM 680 (Wireless -> Huawei™ Gobi™ 3000 HS-USB Modem Driver)

14. Memory card

Seguindo essa ordem da certo sem problemas, teve uma outra vez que eu não tinha os drivers em mão, então eu baixei de um outro lugar apenas o driver do wifi e instalei ele antes de todos para poder baixar o resto, e então segui a ordem, fazendo isso também deu certo.

Tem alguns ai que mudando a ordem realmente não vai dar problema, mas alguns são dependentes de outros, por isso não podem ser instalados antes que outros drivers/bibliotecas sejam instaladas.

Muito obrigado pelas respostas amigo.

Estava pensando, caso eu realmente coloque o SSD ou híbrido, tem como eu instalar o Windows e todas as baboseiras da Sony com o CD de recuperação?

Outra dúvida, se caso eu colocar mais um pente de 4gb e continuar com o HD original, terei algum melhora no notebook? Geralmente utilizo programas como AutoCAD, pacote Office e milhões de abas abertas no Chrome rs... Será que valeria a pena adicionar mais memória? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi no notebookreviews, nem tenho mais o link, o tópico tem 600 páginas.

Quanto ao speed/stamina, o driver de vídeo da Sony habilita isso, você baixou ele no site da Sony?

Sim, cara. Baixei tudo da sony, mas não está habilitando =(.

O meu é o SB35FB.

Tem alguma ideia do que fazer?

Alguém ai tem o SB35FB e conseguiu instalar o WIndows 7 Professional com tudo funcionando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vale a pena, depende da situação, se você transporta muito o note, liga e desliga ele com uma certa frequência, ou trabalha com algo que exige uma boa velocidade do dispositivo de armazenamento, ou está sempre abrindo e fechando programas, ou faz transferências frequentes do hd interno para um externo e vice-versa, então eu diria que sim, vale bastante a pena. Depois de aberto os programas, se você só usar eles durante todo o tempo, a diferença de usar um ssd ou hdd é quase nula.

Eu como estou sempre carregando ele de um lado pro outro na faculdade, abrindo para ver algo rápido, o ssd é uma mão na roda, pois em 10s o note já está pronto para usar.

Quanto a instalar o Windows, eu já tinha um dvd com o Windows 7 Professional original gravado (pois eu tenho acesso ao msdnaa devido a faculdade), com isso eu instalei ele, usei a chave que tem de baixo do notebook para ativar, e na hora de instalar os programas, eu segui uma ordem postada no notebook reviews que é a seguinte:

1. ATI & HD Graphics

2. Chipset

3. SATA AHCI RAID Controller

4. Ethernet

5. Intel Management Engine Interface

6. Sony Shared Library

7. Sony Firmware Extension

8. USB 3.0

9. Sony Notebook Utilities

---- REBOOT

10. WiFi

11. WiDi

12. Fingerprint

13. Huawei EM 680 (Wireless -> Huawei™ Gobi™ 3000 HS-USB Modem Driver)

14. Memory card

Seguindo essa ordem da certo sem problemas, teve uma outra vez que eu não tinha os drivers em mão, então eu baixei de um outro lugar apenas o driver do wifi e instalei ele antes de todos para poder baixar o resto, e então segui a ordem, fazendo isso também deu certo.

Tem alguns ai que mudando a ordem realmente não vai dar problema, mas alguns são dependentes de outros, por isso não podem ser instalados antes que outros drivers/bibliotecas sejam instaladas.

Dante003, estou na mesma situação e ficarei grato se me ajudar. O HD SSD da intel de 120gb é compatível com o SA35GB? Todos esses drivers estão disponíveis no site da Sony (se puder disponibilizar o link, agradeço)? Se eu fizer o cd de recuperação posso utilizá-lo para instalar no HD SSD?

Muito obrigado cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim, cara. Baixei tudo da sony, mas não está habilitando =(.

O meu é o SB35FB.

Tem alguma ideia do que fazer?

Alguém ai tem o SB35FB e conseguiu instalar o WIndows 7 Professional com tudo funcionando?

Você instalou os drivers na ordem que eu postei no tópico?

Dante003, estou na mesma situação e ficarei grato se me ajudar. O HD SSD da intel de 120gb é compatível com o SA35GB? Todos esses drivers estão disponíveis no site da Sony (se puder disponibilizar o link, agradeço)? Se eu fizer o cd de recuperação posso utilizá-lo para instalar no HD SSD?

Muito obrigado cara.

É compatível sim.

http://esupport.sony.com/BR/perl/model-home.pl?mdl=VPCSA35GBSI&template_id=4&region_id=8&tab=download#/downloadTab

É possível, mas não recomendo, pois a instalação padrão da Sony ocupa uma espaço enorme, praticamente metade do ssd vai só para ele, melhor fazer instalação limpa, dessa forma você escolhe o que instalar, além disso fica bem mais leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigos!

Acabei de comprar o Vaio sb35fb, tô só esperando chegar e acabei ficando com uma dúvida ao ler o post, o ideal é fazer uma instalação limpa do windows, certo? Tenho medo de perder alguma ferramenta do note, como perdi o Web Smart da HP quando reinstalei o Win 7.

*Dante, ainda usa o seu dv5 pra ferver água!? hahahaha Eita sofrimento! Só de pensar no que a gente passou com os nossos dv5 sinto até calafrios...

abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...