Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Elanor Pam

Tela azul: Registry Error?

Recommended Posts

Meu Windows travou de repente, e agora ele só dá tela azul, por mais que eu reinicie!

A tela azul aparece logo depois da tela de entrada do windows XP, justo quando parece que vai exibir a área de trabalho. Já tentei iniciar em modo de segurança mas o mesmo acontece.

Não instalei nenhum hardware nem programa novo. Já tentei limpar meu pente de memória com a borracha e nada. Estou sem saber o que fazer aqui.

A tela diz:

Foi detectado um problema e o windows foi desligado para evitar danos ao computador.

REGISTRY_ERROR

Se esta foi a primeira fez (BLABLABLA NÃO FOI). Se for exibida novamente siga estas etapas:

Certifique-se de que qualquer novo item de hardware ou software está corretamente instalado (NÃO TEM NADA NOVO).

Se a instalação for nova (NÃO É).

Se os problemas persistirem, desative ou remova qualquer item de hardware ou software instalado recentemente (NÃO TEM NENHUM). Desative as opções de memória BIOS, como cache ou sombreamento. (COMO?)

Se precisar usar o modo de segurança (NÃO FUNCIONA, DÁ NA MESMA).

Informações técnicas:

*** STOP: 0x00000051 (0x00000003, 0x00000001, 0x00003000, 0xE2346030)

Iniciando despejo de memória física

Despejo de memoria física concluída.

Entre em contato com o administrador

do sistema ou grupo de suporte técnico para obter a (E CADÊ O RESTO DESSA LADAINHA? NUNCA APARECE.)

Eu uso Windows XP SP3, placa mãe ASUS P5KPL-AM, não lembro a marca da CPU mas acho que é Intel Core2Duo, 2GB de memória. SOCORRO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o problema se manifesta em modo de segurança, deve ser hardware. O ideal seria ter outro pente de memória para testar, enquanto isso, abra o gabinete e coloque um ventilador soprando sobre o processador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Meu gabinete já tem uma fan extra em cima do processador. Você acha que vai fazer diferença?

    EDIT: Tirei o cabo Ethernet e o da impressora, só pra testar, e a mensagem de erro mudou:

    Foi detectado um problema (etc).

    Se esta foi a primeira vez (etc). Se a tela for exibida novamente, siga estas etapas:

    Desative ou desinstale quaisquer utilitários antivírus, de desfragmentação de disco ou de backup. Verifique a configuração do disco rígido e confira se há drivers atualizados. Execute CHKSDK /F para verificar se o disco rígido está corrompido e reinicie o computador.

    Informações técnicas:

    *** STOP: 0x00000024 (0x00190203, 0x89D7DCC0, 0xC0000102, 0x00000000)

    Editado por Elanor Pam

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    O método para resolver problemas de hardware, como parece ser o caso, é ir retirando os dispositivos (não essenciais, é claro), um a um, e reiniciando o micro a cada dispositivo retirado, até o problema não se manifestar mais (sendo assim, o último dispositivo retirado é o culpado pela pane). Grande parte dos problemas de hardware em computadores são causados por memórias defeituosas, e esse defeito nem sempre é fácil de ser detectado. Ou seja, é preciso testar.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Já tirei todos os dispositivos exceto o mouse e o teclado, e o problema continua. Pelo visto a minha memória foi pro beleléu mesmo...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Consegui bootar meu computador usando Hiren's BootCD a partir do meu pendrive pra poder verificar o estado do meu HD.

    A princípio a partição C: não estava disponível, e sempre que eu clicava nela recebia a mensagem:

    C:\ is not accessible

    The file or directory is corrupted or unreadable

    As outras partições estavam normais (note que todas estas partições pertencem ao mesmo HD). Rodei o chkdsk, que mudou o security id de uma cacetada de arquivos:

    replacing invalid security id with default security id for file (NÚMERO)

    Depois disso, consegui abrir as pastas na minha partição C e acessar os arquivos sem problemas. Aproveitei e movi os arquivos que achei necessários para outra partição.

    Mesmo assim, quando reiniciei meu computador e tentei bootar normalmente, a tela azul apareceu de novo, com o mesmo registry_error STOP 0x051 (0x03, 0x01, 0x3000, 0xE14C9030). Só tenho mouse, teclado e ethernet conectados neste computador.

    Devo considerar isto um problema com minha instalação do Windows ou com meu pente de memória? O mini-windows do Hiren's boot CD rodou normalmente - ele roda usando a memória interna do pen-drive ou a do computador?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Até onde eu sei, ele usa ambas: o mini-windows é carregado na memória física do micro, a partir do pendrive. Se a memória física estiver comprometida, ela vai corromper os arquivos do SO no HD ou no pendrive.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Acabei de instalar um pente de memória novo, mas o computador continua dando tela azul! No mesmo ponto da inicialização e tudo.

    Há alguma chance do problema ser do HD? (Vou backupear tudo que tenho com o mini-windows de qualquer forma, já que ele funciona sem problemas. Minha última cartada vai ser formatar meu HD e tentar do zero.)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Formatei meu HD e instalei o Windows 7, que está funcionando normalmente. Estou instalando toda a minha bagulhada sem problemas.

    Estou usando TANTO O PENTE DE MEMÓRIA ANTIGO COMO O NOVO, já que aparentemente a memória não era a causa do problema. Pretendo testar os pentes eventualmente.

    Também ainda não encontrei problemas com o HD, apesar de ainda haver uma chance dele ser a causa do problema original. Há alguma maneira de testar setores do HD?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Acredito que não era necessária a formatacao. Apenas uma reparacao do WinXP resolveria.

    O problema, aparentemente pelo que foi dito, ocorreu devido á alguma atualizacao com falha, corrompendo algum arquivo de registro do Windows.

    Por isso que quando voce testou uma nova memoria o problema ainda continuou.

    Problemas no HD, talvez pode ser.

    Monitore se escuta algum barulho de ruído, além dos coolers, ou algum ''tec" dentro do gabinete. Pode ser o HD dando sinal de morte.

    Quanto aos testes no seu HD, se não me engano, no próprio Hiren's Boot tem uma ferramenta que faz esses testes de trilha em trilha, só não lembro o nome.

    Se alguém lembrar, posta aí.

    abraços.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×