Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Leitor de Nível com Temporizador (AJUDA)


L.C.S

Posts recomendados

Sei que a ajuda que estou pedindo foge um pouco do assunto do fórum, mas fui indicado para fazer esta postagem aqui, p q este é pra ser um dos melhores.

Preciso fazer um projeto dessa forma:

Bom, estou tentando fazer uma espécie de Leitor de nível de água, q funcionaria da seguinte maneira:

Ele teria que ter 3 níveis de leitores/sensores de água, o primeiro, seria o nível mínimo, o segundo um nível para ativação de uma válvula de solenóide, e o terceiro, o nível máximo.

Preciso q o aparelho funcione da seguinte forma:

1° Nível (mínimo): acione uma LED de sinalização e + um visor LCD com o numero 1, (indicando que o nível é o mínimo)

2° Nível (Válvula de solenóide): Quando chegasse a este nível, o aparelho teria que fazer uma contagem de tempo, (ex: 5 minutos q seriam pré-regulados) se não ultrapasasse (chegasse ao nível máximo), o mesmo teria que abrir a válvula de solenóide para fazer a escoação da água, e depois fechar a solenóide novamente, além de abrir e fechar a solenóide, teria q indicar o numero "2" no visor LCD (indicando q o nível é o 2°).

3° Nível (Máximo): Chegando a esse nível o mesmo teria que acionar uma sirede (aviso sonoro), mais a indicação de um numero "3" no visor LCD.

Não estou conseguindo fazer isso de jeito nenhum, o q vocês acharem q possa me ajudar postem !

Agradeço.

Ah, antes que eu me esqueça, pra entrar um pouco na área da informática, preciso de alguém q saiba programar no LabView.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não esta complicando algo que e simples? Ja viu o funcionamento de uma caixa de agua por chave boia?

A chave boia funciona assim: Em um nível de 80% do tanque liga o enchimento em 100% desliga em caso de problema sai por um "ladrão", para nível minimo não tem nada

Você pode adicionar um alarme em nível minimo se preferir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não esta complicando algo que e simples? Ja viu o funcionamento de uma caixa de agua por chave boia?

A chave boia funciona assim: Em um nível de 80% do tanque liga o enchimento em 100% desliga em caso de problema sai por um "ladrão", para nível minimo não tem nada

Você pode adicionar um alarme em nível minimo se preferir

Mas o alarme, eu precisaria no nível máximo, e tenho que usar algo que faça leitura da água (como eletrodos), não posso utilizar boia.

E teria que ter um temporizador no nível 2, para que a válvula de solenóide ative somente com um tempo programado, p q se ela não tiver um temporizador, a água nunca chegará ao nível máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por temporizador acionar a solenoide não seria aconselhável, visto que pode ter consumo do tanque na hora do enchimento.

Com dois eletrodos um para nível em 80% e outro para 100%, você já tem um controle de nível, o eletrodo 1 de 80% aciona a solenoide e o eletrodo 2 de 100% desliga/interrompe a solenoide.

Pode fazer uma temporização para o sensor 1 de 80%, muito tempo acionado seria sinal que a solenoide esta queimada e não esta enchendo o tanque. Para nível máximo pode colocar mais um sensor, embora só seja realmente útil se queimar o sensor de 100% por isso comummente se usa um ladrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por temporizador acionar a solenoide não seria aconselhável, visto que pode ter consumo do tanque na hora do enchimento.

Com dois eletrodos um para nível em 80% e outro para 100%, você já tem um controle de nível, o eletrodo 1 de 80% aciona a solenoide e o eletrodo 2 de 100% desliga/interrompe a solenoide.

Pode fazer uma temporização para o sensor 1 de 80%, muito tempo acionado seria sinal que a solenoide esta queimada e não esta enchendo o tanque. Para nível máximo pode colocar mais um sensor, embora só seja realmente útil se queimar o sensor de 100% por isso comummente se usa um ladrão.

A solenóide já seria usada para o consumo da água, não teria outra forma de consumo, só pela solenóide mesmo, a solenóide seria usada para esvaziar o tanque e não para encher, mas você está de parabéns pelas ideias, tem coisas que não tinha pensado, precisaria saber como fazer esta tal temporização.

Agradeço muito. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solenóide já seria usada para o consumo da água, não teria outra forma de consumo, só pela solenóide mesmo, a solenóide seria usada para esvaziar o tanque e não para encher, mas você está de parabéns pelas ideias, tem coisas que não tinha pensado, precisaria saber como fazer esta tal temporização.

Agradeço muito. Abraço.

O consumo é constante, ou seja, toda vez que enche o tanque libera determinada quantidade de agua ?

Pra que um tanque de armazenagem? Precisa de maior pressão ou vazão na tubulação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo é constante, ou seja, toda vez que enche o tanque libera determinada quantidade de agua ?

Pra que um tanque de armazenagem? Precisa de maior pressão ou vazão na tubulação?

O tanque só tem q encher, fazer uma determinada contagem de tempo em nível 2, se o tanque não receber mais água, (não chegar ao nível 3) deve esvaziar por completo. Se chegar ao nível 3, deve soar um alarme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

L.C.S, porque tem que ser com eletrodo? Não entendi porque não pode usar chave de nível (chave bóia).

Eletrodo com o tempo gera incrustação, sendo necessário remoção para limpeza.

Porque é um projeto, não são minhas especificações, tenho q fazer do jeito que pedem, o pior é q até o dia 10 tem q estar pronto, estou procurando de todos os jeitos e não encontro nenhum esquema que faça o que eu preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, é que o eletrodo acho que é mais caro e gera incrustação, mas se é projeto determinado, ok...

Bom, acho que primeiramente você precisa avaliar o datasheet do eletrodo, conversar com o suporte técnico do fabricante/vendedor do eletrodo para conhecer qual sinal de saída ele possui - On/Off ou 4 a 20mA. E também se o instrumento precisa de alimentação para funcionar, chave de nível não precisa, mas eletrodo não sei, tem que verificar.

Sabendo qual a saída do instrumento sensor, você terá que providenciar os acessórios que sejam compatíveis com o sinal de entrada a receber.

Temporizadores às vezes possuem capacitor que em chaves de nível descarregam em cima do contato elétrico danificando se ligado diretamente (sendo resolvido com resistores em série), mas em eletrodo não sei como funciona.

Informe o que pretende fazer ao fornecedor do eletrodo e quem sabe poderão ajudar.

Mas ler todo datasheet do eletrodo e do temporizador é fundamental.

Acho que não precisa de microcontrolador... é automação simples. Veja se aqui não há algum folheto técnico útil: http://www.icos.com.br/Aplicacao/aplicacao.php

E onde entra o LabView nisso tudo??

Natascha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, é que o eletrodo acho que é mais caro e gera incrustação, mas se é projeto determinado, ok...

Bom, acho que primeiramente você precisa avaliar o datasheet do eletrodo, conversar com o suporte técnico do fabricante/vendedor do eletrodo para conhecer qual sinal de saída ele possui - On/Off ou 4 a 20mA. E também se o instrumento precisa de alimentação para funcionar, chave de nível não precisa, mas eletrodo não sei, tem que verificar.

Sabendo qual a saída do instrumento sensor, você terá que providenciar os acessórios que sejam compatíveis com o sinal de entrada a receber.

Temporizadores às vezes possuem capacitor que em chaves de nível descarregam em cima do contato elétrico danificando se ligado diretamente (sendo resolvido com resistores em série), mas em eletrodo não sei como funciona.

Informe o que pretende fazer ao fornecedor do eletrodo e quem sabe poderão ajudar.

Mas ler todo datasheet do eletrodo e do temporizador é fundamental.

Acho que não precisa de microcontrolador... é automação simples. Veja se aqui não há algum folheto técnico útil: http://www.icos.com.br/Aplicacao/aplicacao.php

E onde entra o LabView nisso tudo??

Natascha

O LabView entra porque tenho que fazer uma breve "representação grafica" no programa, de como seria esse funcionamento, nada muito complexo, algo que acenda uma LED em nível mínimo, algum indicador para a Solenóide, e uma LED e um aviso sonoro em nível máximo, só q tenho que dar um jeito do programa fazer a contagem do tempo para a ativação da solenóide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um datasheet de eletrodo: http://www.coel.com.br/data.coel/products/product,pdf,126,401.pdf

Veja o site da Coel http://www.coel.com.br/ - além do eletrodo, tem temporizador e controladores - contator, controlador, relé são para aplicações simples. Às vezes o povo parte para microcontrolador ou CLP sem haver necessidade, encarecendo o projeto e de repente nem precisa.

É fundamental avaliar antes o projeto e se os instrumentos são realmente apropriados para a necessidade.

Você quer acender um led de verdade, led só na interface no LabView ou as 2 coisas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um datasheet de eletrodo: http://www.coel.com.br/data.coel/products/product,pdf,126,401.pdf

Veja o site da Coel http://www.coel.com.br/ - além do eletrodo, tem temporizador e controladores - contator, controlador, relé são para aplicações simples. Às vezes o povo parte para microcontrolador ou CLP sem haver necessidade, encarecendo o projeto e de repente nem precisa.

É fundamental avaliar antes o projeto e se os instrumentos são realmente apropriados para a necessidade.

Você quer acender um led de verdade, led só na interface no LabView ou as 2 coisas?

Bom, se possível as duas coisas, no circuito, para ter um controle melhor da aplicação, e no LabView apenas para uma visualização das operações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tanque só tem q encher, fazer uma determinada contagem de tempo em nível 2, se o tanque não receber mais água, (não chegar ao nível 3) deve esvaziar por completo. Se chegar ao nível 3, deve soar um alarme.

Eu ainda não entendi o processo, não se usa temporizador, mas sim sensores que colocam limites. Precisa explicar melhor....

Porque o tanque deve esvaziar por completo? Me explique a finalidade do processo em si e não como você vai resolver.

Bom, acho que primeiramente você precisa avaliar o datasheet do eletrodo, conversar com o suporte técnico do fabricante/vendedor do eletrodo para conhecer qual sinal de saída ele possui - On/Off ou 4 a 20mA.

Eletrodo sempre é ON/OFF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou explicar o funcionamento novamente:

Bom, temos um tanque com uma entrada de água superior, e uma saída inferior com uma válvula de solenóide.

Nesse tanque teriam que existir 3 "sensores" ou eletrodos para fazer a leitura da presença de água. Cada um desses sensores ou eletrodos, deveriam ficar em ordem, de baixo para cima, segundo cada nível de água, (ex: sensor 1 -> nivel 1 -> nivel de água baixo).

Quando a água chegasse ao primeiro sensor, o circuito teria que acender uma LED, indicando q a água está em um nivel baixo.

Caso continuasse a entrar água no tanque, a água chegaria a altura do segundo sensor, que por sua vez, acenderia uma outra LED, indicando que o nível do tanque é mediano.

Caso não entrasse mais água no tanque, e a mesma parasse nesse nível, o circuito deveria fazer uma contagem de tempo pré-regulada (que poderia ser de 30 segundos), e logo após decorrido este tempo, deveria abrir a válvula de solenóide até o tanque estar completamente vazio, logo após deveria fechá-la novamente.

Se a água continuasse entrando no tanque, ela iria chegar a altura do terceiro sensor, que por sua vez, deveria acender uma outra LED, e disparar um alarme sonoro, para indicar que o tanque está em nível máximo de água suportado.

Este seria o funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...