Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
gabrielbonfadini

Problema pra ligar o pc- algo aver com a BIOS

Recommended Posts

E o seguinte, comprei um pc da positivo ( placa-mãe psgc-mx positivo ), e ele estava lento demais por causa dos programas que usava nele, pois dai coloquei mais memoria ( total 3G ddr2 ) , placa de video Gforce 9400, e levei em um certo tecnico para formatar, fazer manutenção etc.. dai em diante, o computador desligava automaticamente depois de um tempo ligado, e depois descobri que este tecnico cortou o fio que liga o cooler quando vi que a temperatuda chegava a 72°C . Comprei um outro cooler , coloquei-o e nao levei mais neste tecnico. Ele ficou legal mais depois de um tempo, ele desligava do nada e apagava tudo, musicas, fotos, programas, tudo, como se tivesse formatado. Ele fez isso varias vezes até um dia que ele ligava mais desligava, nao chegava a entrar no HD, so na verificação da plana mãe e logo em seguida depois de 15 segundos desligava, até um dia que nao ligou mais. Tentei traze-lo devolta a vida, limpei as memorias e etc, até que ele ligou , mais ficou na mesma, so na verificação da placa mãe. Um colega olhou e falou que a Bios tava desconfigurada, ele tentou e nao conseguiu configurar. então eu resetei a Bios, invertendo o jumper e tirando a bateria. depois que fiz isso o pc ligou, e incrivelmente apareceu a tela da positivo antes da verificação da placa-mãe, e terminada a verificação, no final e antes de desligar , aparece a mensagem CMOS CHECKSUM ERROR . fiz este procedimento de resetar a Bios ainda hoje, e antes nao aparecia esta mensagem, a nao ser depois de eu resetar. Nao adianta tentar entrar no Setup, nem em nada, nao vai . Resolvi resetar a Bios quando outro alguem me disse que iria funcionar, mais nao adiantou . Ah, importante, o pc nem dava o bip, só passou a "ligar" como ja disse só quando a memoria foi retirada e limpa.

acho que vale a pena resaltar que, um colega levou o computador nesse mesmo tecnico que levei e, o pc dele esta começando a dar os mesmos problemas ( desligar e apagar tudo de tempo a tempo ). acho que este tecnico fes algo simples de resolver, mais difícil de EU descobrir, para eu sempre levar o pc e dar dinheiro a ele. Agradeço a quem se dispor a ajudar-me, e desculpem-me por escrever tanto assim, mais é a historia de um pc, rs.

OBS: essa mensagem da Bios (CMOS CHECKSUM ERROR ) nunca DEU ANTES a nao ser depois de eu resetar, porisso descarto a possibilidade da bateria ter esgotado etc. e o reset, ou chamado clear CMOS, que fiz justamente pra fazer a Bios voltar as suas configurações de fábrica, deu certo, pois ao ligar o pc , na verificação da placa-mãe, apareceu escrito em inglês que a data e a hora estavao erradas e desconfiguradas.

OBS 2: A energia circula normalmente por todo o computador, ligando todas as peças.

Outra coisinha, o que acontece quando ele liga e que a placa-mãe faz a verificação de todas as peças, usbs, dispositivos, hd, memoria etc, e tudo da OK, como se ela tivese ligado pela 1° vez, e depois dis que ira desligar em 15 segundos, e quando liga de novo da no mesmo.

Obrigado ! :D

Editado por gabrielbonfadini
Complementar a pergunta

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

verifique se o hd está habilitado na bios (não é somente aparecer como reconhecido), veja se aparece na sequência de boot.

se estiver tudo certo com ele, desconecte-o e verifique se não desliga e fica aguardando algum componente para o boot, ou se não conseguiu dar o boot.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Sim, nao tem como entrar na bios, o computador só entra nela depois que a placa-mãe faz a verificação, so que ela desliga em 15s. depois da verificação como se ligada pela primeira ves. O pc so da o boot depois dessa verificação, este e o problema.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Nao, opção para entrar na bios até tem, so que ela so entra dps da verificação, ai nao adianta nada porque ele desliga. desconfio que quem causou isso foi este tecnico que comentei no topico, porque meu parente ta começando a dar os mesmos problemas que o meu, e ele levou nesse cara, acho que nao deve ser nenhum segredo

Compartilhar este post

Link para o post

verifique no manual da placa mãe ou diretamente na placa se ela possui algum conector com algo parecido à "chassis intruder". pode ser que ele (o técnico) ou mesmo você ao abrir o gabinete tenha desconectado esse conector e esquecido de reconectar.

é bem a cara desse conector esse sintoma.

Compartilhar este post

Link para o post

Para desligar tão rápido dá a impressão é que o micro esta sofrendo super aquecimento da CPU. Verifique se o "tecnico" não retirou pasta termica do processador. Na minha opinião esse vulgo "tecnico" não é nada.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Não, hunter, depois que esse cara mexeu eu ja coloquei mais pasta termica, e nao da tempo de ele aquecer estão rápido , o cooler ta funcionando e nao ta sujo. Provavelmente e o que o MacLove falou acima, tem um cabo meio que embutido num pequeno vão dolado da placa mãe, so estou procurando o manual da placa psgc mx positivo na web pra ver se é isso mesmo. obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Dei uma pesquisada, vi que "chassi instruder" é quando algo no pc esta no lugar errado ou fora do seu lugar, como um jumper, ou também um cabo que geralmente fica junto a parte que abre do gabinete, que serve pro pc nao ligar quando tiver aberta a tampa, que é este que voce mencionou. Meu pc só tem um cabo que nao ta conectado e, nao tem onde conecta-lo, e nao é este chassi. Dei uma olhada no manual e tudo esta ligado como deve estar . Além disso, percebi que, se o "chassi intruder" ou simplesmente "chassi" ( que também se refere a jumpers ) tivesse desconectado, a placa-mãe avisaria antes de reiniciar, como foi todos os casos que vi na internet de pessoas com este tipo de problema, no caso daria este erro, esta seguinte mensagem " chassi intruded " mais te agradeço pela ajuda :D

Compartilhar este post

Link para o post
    E o seguinte, comprei um pc da positivo ( placa-mãe psgc-mx positivo ), e ele estava lento demais por causa dos programas que usava nele, pois dai coloquei mais memoria ( total 3G ddr2 ) , placa de video Gforce 9400, e levei em um certo tecnico para formatar, fazer manutenção etc.. dai em diante, o computador desligava automaticamente depois de um tempo ligado, e depois descobri que este tecnico cortou o fio que liga o cooler quando vi que a temperatuda chegava a 72°C . Comprei um outro cooler , coloquei-o e nao levei mais neste tecnico. Ele ficou legal mais depois de um tempo, ele desligava do nada e apagava tudo, musicas, fotos, programas, tudo, como se tivesse formatado. Ele fez isso varias vezes até um dia que ele ligava mais desligava, nao chegava a entrar no HD, so na verificação da plana mãe e logo em seguida depois de 15 segundos desligava, até um dia que nao ligou mais. Tentei traze-lo devolta a vida, limpei as memorias e etc, até que ele ligou , mais ficou na mesma, so na verificação da placa mãe. Um colega olhou e falou que a Bios tava desconfigurada, ele tentou e nao conseguiu configurar. então eu resetei a Bios, invertendo o jumper e tirando a bateria. depois que fiz isso o pc ligou, e incrivelmente apareceu a tela da positivo antes da verificação da placa-mãe, e terminada a verificação, no final e antes de desligar , aparece a mensagem CMOS CHECKSUM ERROR . fiz este procedimento de resetar a Bios ainda hoje, e antes nao aparecia esta mensagem, a nao ser depois de eu resetar. Nao adianta tentar entrar no Setup, nem em nada, nao vai . Resolvi resetar a Bios quando outro alguem me disse que iria funcionar, mais nao adiantou . Ah, importante, o pc nem dava o bip, só passou a "ligar" como ja disse só quando a memoria foi retirada e limpa.

acho que vale a pena resaltar que, um colega levou o computador nesse mesmo tecnico que levei e, o pc dele esta começando a dar os mesmos problemas ( desligar e apagar tudo de tempo a tempo ). acho que este tecnico fes algo simples de resolver, mais difícil de EU descobrir, para eu sempre levar o pc e dar dinheiro a ele. Agradeço a quem se dispor a ajudar-me, e desculpem-me por escrever tanto assim, mais é a historia de um pc, rs.

OBS: essa mensagem da Bios (CMOS CHECKSUM ERROR ) nunca DEU ANTES a nao ser depois de eu resetar, porisso descarto a possibilidade da bateria ter esgotado etc. e o reset, ou chamado clear CMOS, que fiz justamente pra fazer a Bios voltar as suas configurações de fábrica, deu certo, pois ao ligar o pc , na verificação da placa-mãe, apareceu escrito em inglês que a data e a hora estavao erradas e desconfiguradas.

OBS 2: A energia circula normalmente por todo o computador, ligando todas as peças.

Outra coisinha, o que acontece quando ele liga e que a placa-mãe faz a verificação de todas as peças, usbs, dispositivos, hd, memoria etc, e tudo da OK, como se ela tivese ligado pela 1° vez, e depois dis que ira desligar em 15 segundos, e quando liga de novo da no mesmo.

Obrigado ! :D

Experimente trocar a bateria, qe é uma alternativa mais barata, liga e testa ae. Configura e vê se desliga, depois que botar a bateria nova, reseta o BIOS pelo jumper e pronto. Se não funcionar, retira os cabos do HD e testa, se não funcionar é a placa mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais