Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no 955BE na M4A88TD-V EVO/USB3


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pois é Samba.... eu não passei, ainda, disso. Até porque nos outros fóruns que vi, todos eram até isso de over.

El Kabum. pe caixa de graves, mas, não transmite muita vibração aos hds não. até porque ela não está diretamente com o gabinete também. O gabinete está em cima de pés de plástico, para puxar o ar debaixo (para a fonte, que fica embaixo do gabinete)

e os hds estão acima da segunda baia (são 3)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • Membro VIP

Jorno... reacendendo.

No caso..... onde eu posso obter os valores EXATOS, de mínimo e máximo para cada parte? tipo.. um transistor tem uma tensão A, e uma máxima B

as memórias? consultando o fabricante conseguiria, porventura, saber até que "padrões" de tensão e timing ela aceita?

mesmas perguntas para processador e placa mãe. Pergunto porque vi muitos com over até 3,63Ghz, e eu estou a 3,7. Porém, as vezes eu tenho que botar em default, reiniciar, deixar rolar o SO, depois refazer o over. Isso a cada 6 ou 8 meses, e eu não sei se é o over ou se é o SO.

e eu gostaria de refinar um pouco mais meu over.

estive olhando esses vídeos

e aqui foi o over que consegui na minha GPU

http://forum.clubedohardware.com.br/radeon-hd-5670/761841/45

porém, porém, todos eles desativando o CnQ. Meu drama é que não gostaria de desativar porque o processador sempre vai estar em 100%, gastando mais energia ainda. Eu não sei se trocando o CnQ pelo EPU (que nunca testei 100%) eu teria a mesma função mas sem problemas de over

No aguardo

================

EPU nem a pau. é só outro nominho bonitinho. Ele vai e ativa o CnQ na BIOS.....

CnQ desativado. Acho que o windows vai segurar a peteca de baixar a frequencia quando em idle, acho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso..... onde eu posso obter os valores EXATOS, de mínimo e máximo para cada parte? tipo.. um transistor tem uma tensão A, e uma máxima B

No caso das memórias, tire o dissipador e veja as inscrições dos chips. Jogue no google e veja se acha algum datasheet.

Alternativamente jogue o modelo da sua memória no google com a adição da palavra "chip", "memory chip" ou "datasheet".

No caso do processador, 1,55v seria o máximo no ar, mas para uso diário eu gosto de usar só até 1,45v (opiniões divergem nessa área, alguns acham até 1,5v tolerável para 24/7)

No CPU/NB é basicamente o mesmo limite do processador, mas nele nunca precisei passar de 1,35v nem para benchmarks.

O resto você poderá deixar intocado.

Uma coisa que eu tenho muita dúvida e mesmo pesquisando não consegui resposta é sobre como deixar aquele tal de "cpu loadline calibration"... uns falam que deixar ligado degrada a vida útil do processador e dificulta overclock... uns falam que deixar desligado tem esse efeito... (esses gringos são doidos, isso sim)

as memórias? consultando o fabricante conseguiria, porventura, saber até que "padrões" de tensão e timing ela aceita?

Fabricantes só sabem falar que não se responsabilizam por danos causados por overclock...

mesmas perguntas para processador e placa mãe. Pergunto porque vi muitos com over até 3,63Ghz, e eu estou a 3,7. Porém, as vezes eu tenho que botar em default, reiniciar, deixar rolar o SO, depois refazer o over. Isso a cada 6 ou 8 meses, e eu não sei se é o over ou se é o SO.

e eu gostaria de refinar um pouco mais meu over.

estive olhando esses vídeos

e aqui foi o over que consegui na minha GPU

http://forum.clubedohardware.com.br/radeon-hd-5670/761841/45

porém, porém, todos eles desativando o CnQ. Meu drama é que não gostaria de desativar porque o processador sempre vai estar em 100%, gastando mais energia ainda. Eu não sei se trocando o CnQ pelo EPU (que nunca testei 100%) eu teria a mesma função mas sem problemas de over

No aguardo

================

EPU nem a pau. é só outro nominho bonitinho. Ele vai e ativa o CnQ na BIOS.....

CnQ desativado. Acho que o windows vai segurar a peteca de baixar a frequencia quando em idle, acho

Eu vi um pessoal usando K10Stat para modificar o Cool'n Quiet:

Parte_02.jpg

Porém não sei muito sobre a utilização desse programa, mas acredito que no seu caso valha a pena pesquisar sobre.

Aqui tem um pequeno tutorial de como usá-lo, mas é voltado para economia de energia ao invés de overclock:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-e-memorias/304700-k10stat-o-sucessor-do-rmclock-e.html

E sobre estabilidade, a chave para conseguir isso nos Phenoms é refrigeração de primeira, dizem os entendidos que acima de 55°C nos cores a estabilidade já começa a ficar comprometida em overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Jorno... objetivando um over um pouco mais forte, então, com meu antec Kuhnler 620.

Porém, antes durante o folding, tive um travamento.

Em windows, no folding não tive problemas (não no mesmo tempo)

as configs atuais

dscf5459s.th.jpg

dscf5458m.th.jpg

no anexo, as temps em idle, com 25º de temperatura ambiente

post-177844-13884963962375_thumb.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

Estou refazendo o over.....

mantive tudo como sugeriste, apenas alterei nas memos o comando para 1T de rate, visto que, conforme o cpu-z, duas memos aceitam ele, e duas não tem menção. E vi, também, que algumas memos podem ter problema

porque estou fazendo isso? porque estou com problemas de folding. Na hora de enviar, trava. Daí depois reinicia, volta..... mas perdi a mãe das WUs nisso (projeto 76xx, 11 mil pontos)

se eu rodar o memtest, nada é pego, mas.... se eu setar o memtest para detectar a memória, dá um monte de vermelho e trava.......

a bios 2301, a mais nova, não presta, em definitivo. Talvez seja o comand-rate, mas fica uma verdadeira :priv:

voltei para a anterior...... seguem testes.

Estranhamente estou com uma leitura bagaceira na pilha da cmos... cheguei a trocar achando que era defeito, mas a pilha é nova, e a leitura é a mesma, vá entender.

Tive de apor um fan em cima das memos, também. Deu mais estabilidade em épocas de 35º de temp ambiente......

vou deixar o folding comendo agora, vamos ver se melhora, ou se não trava, pelo menos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...