Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na criação de uma placa com o módulo GSM SIM900


Plateu

Posts recomendados

  • Membro VIP
Boa noite Plateu, essa mensagem eu já tinha lido pela pesquisa no google, o erro que o usuário tá reportando é do código desenvolvido em C, falta um "ponto e vírgula" no código;

O programa que emula o terminal de acesso à serial, que faz acesso ao módulo, eu mesmo que desenvolvi em Delphi, porque fui usar o Hiperterminal do Windows, mais tava lento demais e travando a máquina, então resolvi usar um que já tinha desenvolvido.

Outra coisa, como fiz uma placa beta, o desenvolvimento da placa que fiz no ExpressPCB já tem que sofrer várias alterações, inclusive no módulo de conversão de RS232 para LVTTL, porque havia feito com 2 transistores NPN, em uma configuração clássica, mais tive que mudar pro MAX232, haja visto que não funcionou satisfatóriamente, mais mudanças aconteceram ao redor do conjunto SIMCARD, que foi justamente a troca dos capacitores pelos diodos zener.

Outra coisa que testei que não funcionou foi a interface do Mic e do Speaker, do Mic não prestou, porque ficou muito baixo a captação do audio, já o Speaker, eu fiz um aplificador operacional com o LM358 pra melhorar o audio, mais a impedância ficou a desejar.

Posso mandar sim, só que acho que você vai ter muito de modificar, e outra, acredito piamente que, como você já desenhou no Eagle, agora só falta mandar o routeador fazer o resto, depois é só ajustar alguns componentes, nada melhor do que os desafios pra aprimorar a habilidade com as ferramentas de trabalho, não acha?

Isso é verdade. Na interface do MIC e do Speaker, você não seguiu a recomendação do datasheet não? Eu montei mais ou menos como estava lá, exceto pelo fato de ter colocado jacks P2 mono e stereo, respectivamente para MIC e SPK. Acho que a configuração padrão do datasheet para usar fone de ouvido deve ficar bacana mas para um mini autofalante seria interessante usar algum LM que amplifique áudio, tal como o LM358. O que você precisará se ater é em relação a impedância do mini altofalante usado.

Quanto ao desenho, estou quebrando um pouco a cabeça aqui no posicionamento dos componentes e vou fazer uma versão double layer auto routed; single layer auto routed e uma versão single layer roteada na mão.

Ao longo da semana vou postando novidades sobre a confecção da plaquinha.

Obrigado mais uma vez.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jóia, boa a iniciativa, como não uso o Eagle, meu programa pra desenhar placa é na mão mesmo, dá um trabalhão pra mudar, mais é bom pra exercitar a criatividade e habilidades psicomotoras, rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Em relação ao circuito, já fiz as devidas modificações, só falta agora modificar o layout no ExpressPCB.

Como já havia dito, consegui registrar o sistema na operadora VIVO, agora só tá amarrado na ligação (ATD), tá faltando algo, tipo ativar o voice call, mais ainda não consegui, acho que esqueci algum detalhe no código, ou ainda não descobri o comando mesmo, mais estou devorando um por um, a gente chega lá, por enquanto, quando tento ligar, só tá retornando "NO CARRIER".

Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Jóia, boa a iniciativa, como não uso o Eagle, meu programa pra desenhar placa é na mão mesmo, dá um trabalhão pra mudar, mais é bom pra exercitar a criatividade e habilidades psicomotoras, rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Em relação ao circuito, já fiz as devidas modificações, só falta agora modificar o layout no ExpressPCB.

Como já havia dito, consegui registrar o sistema na operadora VIVO, agora só tá amarrado na ligação (ATD), tá faltando algo, tipo ativar o voice call, mais ainda não consegui, acho que esqueci algum detalhe no código, ou ainda não descobri o comando mesmo, mais estou devorando um por um, a gente chega lá, por enquanto, quando tento ligar, só tá retornando "NO CARRIER".

Um forte abraço.

Por acaso você já tinha visto essa discussão sobre o mesmo problema que você enfrenta: http://www.edaboard.com/thread199114.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei mandar um PDF do circuito, mais o gerenciador não permite esse tipo de arquivo. Vou converter o formato e reenviar.

Já tinha visto os comentários dos colegas sim, mas optei pela iniciativa de não ter que atualizar o firmware do módulo, visto que entrei em contato com meu fornecedor e ele ficou de mandar uma solução mais simples, haja visto que esse produto realmente é importado. Pela leitura rápida, não traduzi, mais fiz uma leitura dinâmica, me parece que o sistema depois de atualizado, vai ficar operando somente em voice call, o que não é meu interesse, porque além de ligar, preciso do serviço de GPRS e SMS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece até brincadeira, Plateu.

Você acredita que o que estava faltando era somente um (;) ponto e vírgula no final do número! é mole ou quer mais.

Com esse dito cujo (;) ponto e vírgula, o módulo entende que é um procedimento "voice call", uma ligação de voz.

Ex:

ATD xxxxxxxxxxxxx;

xxxxx = número do telefone.

Pronto agora é correr pro abraço.

Obrigado pela atenção Plateu.

Vou ficar agora esperando você avançar no seu projeto, pra gente continuar tirando nossas dúvidas ok.

Um forte abraço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Parece até brincadeira, Plateu.

Você acredita que o que estava faltando era somente um (;) ponto e vírgula no final do número! é mole ou quer mais.

Com esse dito cujo (;) ponto e vírgula, o módulo entende que é um procedimento "voice call", uma ligação de voz.

Ex:

ATD xxxxxxxxxxxxx;

xxxxx = número do telefone.

Pronto agora é correr pro abraço.

Obrigado pela atenção Plateu.

Vou ficar agora esperando você avançar no seu projeto, pra gente continuar tirando nossas dúvidas ok.

Um forte abraço à todos.

Que beleza :D

Então era mesmo o bendito ( ; ) no fim do número. Agora é só aprimorar mais a plaquinha e fim de papo.

Valeu por toda ajuda dada ai, Geovane.

Bom trabalho e sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em relação ao circuito impresso!

Não tive problemas não, qual o método que você está utilizando?

Eu uso uma tinta que comprei em um site, muito boa por sinal.

O Impresso sai perfeito.

Olha a loja aí.

http://www.cifacil.com.br/loja/

Olá Geovane, tudo bem?

Eu fiz o circuito todo no Eagle mas na hora em que vou imprimir os pinos costumam sair colados. Eu peguei uma biblioteca pronta para o Eagle com o SIM900 e não sei porque isso acontece. Não sei se seria em razão da baixa resolução da impressora ou outra coisa. Por acaso você poderia me passar o modelo do SIM900 que você fez?

Mesmo sendo de outro programa dá para, pelo menos, ter noção de como acertar o meu.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plateu, como faço pra upar o arquivo aqui pro post, ele tem extensão .pcb, mas aqui só aceita extensões gráficas?

Não quero mandar pro email, porque assim não estaria ajudando outros colegas.

Entende?

Inclusive já recebi uma mensagem de advertência do Administrador no meu email, porque enviei uma resposta pra você sem ter postado ela aqui.

Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Compreendido, Geovane.

Aqui pelo forum eu acho que não há como armazenar aquivos que não sejam imagens. O que você pode fazer é subir os arquivos para o 4shared ou outro site de hospedagem de arquivos.

Um gratuito e que não exige cadastro para upload é o http://www.sendspace.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

geovanepc, plateu ou demais participantes deste tópico, já utilizo o modem SIM900 da SIMCOM para envio de SMS. A minha única observação e dúvida se refere as operadoras.

Utilizando simcard da 'OI' consigo enviar SMS normalmente utilizando o saldo de créditos do pré-pago, porém quando contratei o pacote de SMS (50 SMS por R$ 2,99 mês), não mais consigo enviar o torpedo, o mesmo acorreu quando contratei o pacote de SMS da TIM (R$ 0,50 por dia que usar).

Alguém constatou o mesmo problema? O que deve ser feito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
geovanepc, plateu ou demais participantes deste tópico, já utilizo o modem SIM900 da SIMCOM para envio de SMS. A minha única observação e dúvida se refere as operadoras.

Utilizando simcard da 'OI' consigo enviar SMS normalmente utilizando o saldo de créditos do pré-pago, porém quando contratei o pacote de SMS (50 SMS por R$ 2,99 mês), não mais consigo enviar o torpedo, o mesmo acorreu quando contratei o pacote de SMS da TIM (R$ 0,50 por dia que usar).

Alguém constatou o mesmo problema? O que deve ser feito?

Olá, Bruno, tudo bem?

Até o dado momento não tive tempo disponível para montar a placa e, dessa forma, testar o envio de SMS. Até seria interessante descobrir isso porque pretendo usar um chip da TIM com o infinity Pré.

Aproveitando, você comprou o kit pronto ou fez o layout desde o zero?

Se tiver feito desde o zero, poderia compartilhar conosco?

Um grande abraço,

Pedro Rosa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

Na verdade, eu montei parcialmente a minha placa de teste com o modem GSM. Comprei um módulo que já possuia circuito para o simcard e conexão dos pinos do módulo a um barramento usado para protoboard. nesse barramento tenho disponível todos os pinos do meu modem, e nele adiciono meu hardware (fonte, bateria, teclado, display, comunicação RS232 com o microcontrolador).

veja as fotos!

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=86962&stc=1&d=1332240698

http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=86963&stc=1&d=1332240729

post-962773-13884962266726_thumb.jpg

post-962773-13884962267358_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa final só vai ficar assim, quando mandar pra uma empresa em São Paulo, ela trabalha com fabricação de placas. Aí sim vai ficar nesse estilo. bem compacta.

Muito boa, agora se a pessoa não quiser ter o trabalho de confeccionar a própria placa, tem vários shields que vendem no mercado, que já vem prontos pra soldar o módulo e até mesmo já vem com ele.

Encontramos estas shields, principalmente pra trabalhar com o Arduino.

Um forte abraço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minha placa final só vai ficar assim, quando mandar pra uma empresa em São Paulo que trabalha com fabricação de placas. Aí sim vai ficar nesse estilo. bem compacta.

Muito boa, agora se a pessoa não quiser ter o trabalho de confeccionar a própria placa, tem vários shields que vendem no mercado, que já vem prontos pra soldar o módulo e até mesmo já vem com ele.

Encontramos estas shields, principalmente pra trabalhar com o Arduino.

Um forte abraço à todos.

Ai, Geovane, tudo bem?

A minha está ficando com cerca de 8x10 cm e já terá alimentação, plugs para áudio e voz e demais saídas para transmissão dos dados. Assim que tirar tempo para montar a placa eu mando um feedback a vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, consegui com o simcard da 'OI' no pacote de SMS.

Fiz vários testes alterando as linhas de comando AT, e ao inserir o código de área do Brasil (55) funcionou!

O bom do chip da Oi é que dá para mandar SMS de graça pelo Oi Torpedo no site da Oi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela é face simples, por isso o circuito ficou grande, mais essa aqui é só pra testar o módulo SIM900. A placa final, vou mandar uma empresa especializada confeccionar. A placa do módulo ficou 12x8 cm.

Podemos observar o chip MAX232 smd, pra comunicação serial com o computador, um microfone, um speaker, o módulo Sim900 e o SimCard com um chip da VIVO embutido.

post-955494-13884962274475_thumb.jpg

post-955494-13884962275008_thumb.jpg

post-955494-1388496227558_thumb.jpg

post-955494-13884962276098_thumb.jpg

post-955494-13884962276616_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ela é face simples, por isso o circuito ficou grande, mais essa aqui é só pra testar o módulo SIM900. A placa final, vou mandar uma empresa especializada confeccionar. A placa do módulo ficou 12x8 cm.

Podemos observar o chip MAX232 smd, pra comunicação serial com o computador, um microfone, um speaker, o módulo Sim900 e o SimCard com um chip da VIVO embutido.

Ficou bem legal a plaquinha, Geovane. Ao contrário da sua que leva um SIM900 D, a minha é baseada no SIM900. O bom da versão D é que os pinos são mais distantes que na versão inicial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Não sei se existe uma diferênça entra a distância dos pinos, mas sei que o SIM900 tem fileiras de pinos dos 4 (quatro) lados, já o SIM900D só tem em 3 (três) lados.

Um forte abraço.

Hoje terminei a confecção da placa e agora está faltando soldar, Geovane. Se puder dar uma força nesse tópico aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/dicas-soldar-smd/1032826

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...