Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual filtro de linha comprar?


SPINASSASSIN

Posts recomendados

Prezados, boa noite.

Tenho um PC com uma fonte XFX de 850W ligado em um no-break SMS de 600VA que por sua vez esta ligado a um filtro de linha da clone, minha casa não possui aterramento!

Sei que esse No-break não aguenta meu PC, mas como eu já o tinha antes do PC e precisava de um maior número de tomadas o estou utilizando sem maiores problemas, na verdade, um tempo atrás houve algumas variações de energia aqui por conta da chuva e os fusíveis do filtro de linha e do No-break queimaram, preservando assim o meu PC!

Pois bem, gostaria de saber se os filtros de linha da Clamper são realmente confiáveis e se eles protegeriam meu PC da mesma forma que o filtro da Clone e o No-break protegeram, pergunto isso porque estou preocupado com o fato de me utilizar de um no-break que não suporta meu PC. Não sei o que poderia acontecer no caso e por isso gostaria de descartar o no-break por um bom filtro de linha confiável.

Agradeço desde já por quaisquer esforços que possam vir a ser dispensados para a resolução deste caso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em primeiro lugar o fusível protege tão somente a sua casa de pegar fogo. Não é função dele proteger seu equipamento.

Pense comigo..

Fusível é um elemento físico, fino fio, que se funde por passar uma corrente maior, muito maior que a corrente nominal..

Se essa corrente dai passar a ponto de fundir esse fino fio é porque ela está passando por algum lugar, na maioiria das vezes, pelo seu equipamento já danificado , pois se não tivesse danificado não exigiria tamanha corrente, certo???

Eventualmente essa corrente pode estar passando pelos elementos de proteção, os varistores, se ela for derivada de um surto de tensão..

Mas sim fusíveis, ou substitutos, são indispensáveis, pois o estágio seguinte a algum dano ao seu equipamento, seria passar por ele tanta corrente que poderia até mesmo romper fogo.. Por isso citei que a função maior do fusível é evitar que sua casa pegue fogo..

O que esse filtro usa no lugar do fusível são chaves micro disjuntoras, ou circuit breaker..

Nâo sei a tua idade, mas na minha casa, na verdade na casa dos meus pais, há longínquos tempos, a proteção da rede elétrica também era feita com fusíveis e de muito mudou para disjuntores. Essa dai também evoluiu do simples fusível para o Circuit Breaker..

Eles podem se apresentar desse modo ai, com botão de reset:

CircuitBreaker-Microdisjuntor.jpg

Ou incorporados a chave liga/desliga, que é mais comum e usual:

Microdisjuntor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar o fusível protege tão somente a sua casa de pegar fogo. Não é função dele proteger seu equipamento.

Pense comigo..

Fusível é um elemento físico, fino fio, que se funde por passar uma corrente maior, muito maior que a corrente nominal..

Se essa corrente dai passar a ponto de fundir esse fino fio é porque ela está passando por algum lugar, na maioiria das vezes, pelo seu equipamento já danificado , pois se não tivesse danificado não exigiria tamanha corrente, certo???

Eventualmente essa corrente pode estar passando pelos elementos de proteção, os varistores, se ela for derivada de um surto de tensão..

Mas sim fusíveis, ou substitutos, são indispensáveis, pois o estágio seguinte a algum dano ao seu equipamento, seria passar por ele tanta corrente que poderia até mesmo romper fogo.. Por isso citei que a função maior do fusível é evitar que sua casa pegue fogo..

O que esse filtro usa no lugar do fusível são chaves micro disjuntoras, ou circuit breaker..

Nâo sei a tua idade, mas na minha casa, na verdade na casa dos meus pais, há longínquos tempos, a proteção da rede elétrica também era feita com fusíveis e de muito mudou para disjuntores. Essa dai também evoluiu do simples fusível para o Circuit Breaker..

Eles podem se apresentar desse modo ai, com botão de reset:

CircuitBreaker-Microdisjuntor.jpg

Ou incorporados a chave liga/desliga, que é mais comum e usual:

Microdisjuntor.jpg

Obrigado pela ajuda faller. A caixa de entrada de energia de minha casa está repleta de disjuntores e não fusíveis. Na pergunta que fiz anteriormente apenas me referi aos pequenos fusíveis que ficam nos filtros de linha e no-break´s. Certamente meu equipamento não está danificado, pois, verificando as voltagens +12 +5 +3.3 com o HW monitor é perceptível que não há variações acima de 5%. O que me preocupa é o fato de que meu no-break é de 700VA enquanto que minha fonte é de 850W e ela não é a única coisa ligada neste no-break. Quando falei que houve queima de fusíveis no filtro de linha e no-break, a referida queima se deu em um período de chuvas fortes onde até mesmo por mais de uma vez o fornecimento de energia foi interrompido na região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pela ajuda faller. A caixa de entrada de energia de minha casa está repleta de disjuntores e não fusíveis.
Também da minha e de mais 99,99% da população não tem mais fusíveis e sim disjuntores. Só fiz referência para que sacasses que disjuntor é a evolução do fusível tanto da caixa de entrada da casa da gente assim como microdisjuntores, ou chaves circuit breaker são evolução daqueles fusivei pequeninos que falas... Por isso a proteção não tem os pequenos fusíveis e sim a micro disjuntora..

Certamente meu equipamento não está danificado, pois, verificando as voltagens +12 +5 +3.3 com o HW monitor é perceptível que não há variações acima de 5%. O que me preocupa é o fato de que meu no-break é de 700VA enquanto que minha fonte é de 850W e ela não é a única coisa ligada neste no-break. Quando falei que houve queima de fusíveis no filtro de linha e no-break, a referida queima se deu em um período de chuvas fortes onde até mesmo por mais de uma vez o fornecimento de energia foi interrompido na região.

Primeiro: Acreditar em leitura de tensão via HW monitor, ou qualquer outro sw de medida, equivale em acreditar na existência desses dai:

Leituradetensoviasoftware.jpg

Se ele mostrar corretamente, grande probabilidade de estar, na prática, erradas e vice versa..

Segundo: A coisa ai está completamente mal dimensionada, principalmente se sua fonte tiver PFC ativo.

Pela recomendação #147 da APC o correto dimensionamento de no-break para sua config seria

850/0,8 (eficiência da fonte) = 1062 + 40 de um monitor 1.100 Watts e com FP de 0,7, 1.100/0,7 = 1.570VA

No-break de 1.600VA por 1.100 Watts, e para não ligar mais nada do que a CPU e o monitor..

Veja ai a recomendação da APC: http://www.apcmedia.com/salestools/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, gostaria de saber se os filtros de linha da Clamper são realmente confiáveis e se eles protegeriam meu PC da mesma forma que o filtro da Clone e o No-break protegeram

Esse nobreak protegeu seu PC da mesma forma como o cachimbo de barro protegeu o fumador de crack. Antes da primeira tragada, o cachimbo quebrou. E isto impediu que o fumador desse a primeira tragada e ficasse doidão. Outra coisa que te protege aí é o consumo do micro, abaixo de 350W. Isso impediu até o momento o nobreak de explodir, esfumaçar, pegar fogo, queimar o inversor e a placa lógica, além da fonte de alimentação. Não significa que o fusível (antes o do filtro Clone do que o do próprio nobreak) vai te salvar sempre (te salvar do próprio nobreak ruim e subdimensionado). É o que pode acontecer no caso. Portanto, bela proteção. Curioso que a potencialite aguda do brasileiro só existe para as fontes de alimentação. Pegar uma fonte de 850W e ligá-la num nobreak que suporta pouco mais de 300W não há problema, mesmo porque o objetivo segundo o tópico inicial era apenas o de ter mais tomadas (e nessa hora não passa pela mente a ideia de que uma extensão da própria SMS custa só 10 reais). Outra coisa que não te ocorreu é que tal nobreak, independentemente da potência, não foi feito para ser usado com fontes de qualidade e PFC ativo. Se o manual dele não alerta sobre isso, como fazem os manuais da APC, é omisso. Se o manual da fonte também nada alerta sobre isso, como fazem os manuais das fontes Enermax, também é omisso.

Então pode se despreocupar com o fusível do Clamper, primeiro porque ele existe na forma de disjuntor. A função é a mesma. Segundo, porque ao retirar o nobreak você já estará por isso mesmo eliminando os riscos do problema se repetir. E estará, ainda mais, adicionando proteção contra surtos de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou completamente leigo no assunto e descobri essa coisa de correlacionar o VA e os Watt´s ao acaso total. Tanto que disse anteriormente que já possuía este no-break antes da fonte XFX-850W ( http://xfxforce.com/en-us/Products/Power-Supply/XFX/Pro-Series/ProSeries-850W-PSU/850W-Core-Edition-Full-Wired-Bronze.aspx ), esta fonte tem PFC ativo. Pois bem, eu não fazia a menor ideia de que o no-break poderia ou não suportar a fonte, depois que descobri comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri que o melhor a se fazer é ter um ótimo filtro de linha e descartar tanto estabilizadores (não tenho) quanto no-break´s, por isso comecei o tópico, apenas para ter ideia de qual filtro de linha eu deveria adquirir com o fim de proteger o meu equipamento. Enfim, pelo que extrai das respostas de todos aqui vou descartar o no-break e comprarei o filtro Clamper (http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-preto.html) que me fora recomendado pelo adembert. Agradeço a todos pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual deles é melhor?

Esse da Clamper citado pelo ademberd:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-preto.html

Ou o já famoso UPSAI:

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0

Praticamente o mesmo preço (sem contar o frete), mas o da Clamper parece ter melhor acabamento, tem indicadores de aterramento e proteção ativa e é bivolt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual deles é melhor?

Esse da Clamper citado pelo ademberd:

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/protecao-residencial-in-loco-rede-eletrica-e-telefonia/clamper-multi-protec-o-preto.html

Ou o já famoso UPSAI:

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0

Praticamente o mesmo preço (sem contar o frete), mas o da Clamper parece ter melhor acabamento, tem indicadores de aterramento e proteção ativa e é bivolt.

O clamper é bem melhor, este filtro teve melhorias inclusas como sugestão do rau membro aqui do CDH, (corrija me se estiver equivocado) ficando praticamente perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha instalado e funcionando perfeitamente! Ótimo produto com certeza. Antes de adquirir este filtro experimentei problemas de travamentos constantes, em alguns dias tudo corria normal enquanto que em outros meu PC travava até umas 3 vezes. Penso eu, que estes travamentos ocorriam por falta de energia visto que, o PC estava ligado naquele no-break de 700VA. O no-break ficou completamente inutilizado, não sei como ele ainda transmitia energia, porém, sua função principal não mais tinha efeito. Liguei um tv nele e o tirei da tomada o que fez com que a tv desligasse na hora, a unica coisa que ele segurou foi um ventilador. He He! Objetivo atingido. Pc funcionando perfeitamente! Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
O clamper é bem melhor, este filtro teve melhorias inclusas como sugestão do rau membro aqui do CDH, (corrija me se estiver equivocado) ficando praticamente perfeito.

Opa, bom saber.

Mas na realidade gostaria de um deles no padrão antigo, alguém conhece alguma loja que ainda vende esses modelos no padrão antigo?

Se não conseguir achar um no padrão antigo vou pegar esse da Clamper, mas vai dar trabalho troca de cabos, adaptadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, bom saber.

Mas na realidade gostaria de um deles no padrão antigo, alguém conhece alguma loja que ainda vende esses modelos no padrão antigo?

Se não conseguir achar um no padrão antigo vou pegar esse da Clamper, mas vai dar trabalho troca de cabos, adaptadores...

Faz mais de ano que foi proibida a fabricação/importação de equipamentos no "padrão antigo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí não é padrão antigo, é o modelo de tomada americana atual, também existente nos filtros americanos importados:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=102521

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=101968

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=102523

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=101974

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=102519

Chama-se padrão NEMA. O padrão brasileiro é o NBR 14136. Acho difícil que alguém tenha no Brasil mais produtos no padrão NEMA do que no padrão NBR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...