Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M4a88td-v Evo / M5A97 EVO


nandugh

Posts recomendados

Boa noite pessoal, estou montando um computador porém estou em duvida sobre qual MOB pegar.. alguem poderia me ajudar pf ?

Placa mãe:

Memória: 4GB Corsair Vengeance ddr3

Processador: AMD Phenom ll x6 1090t

Placa de video: AMD XFX Radeon HD 6870 2GB

Hard Disk: 160GB Sata 2 (pretendo pegar 1TB Sata 3)

Fonte: Corsair 600w cx600

Sobre a placa mãe estou em duvida pois achei as seguintes:

M4a88td-v Evo - R$300,00 http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A88TDV_EVO/

M4a88td-v Evo/USB3 - R$350,00 http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A88TDV_EVOUSB3/#specifications

M5A97 EVO - R$350,00 http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A97_EVO/#specifications

Ambas parecem ser muito boas porém entre a primeira e a segunda a unica coisa que muda é o USB3 que por 50 reais nao sei se valerá a pena..

ja na terceira opção a placa possui soquete AM3+ porém nao pretendo pegar a serie FX..

Más ela possui um ChipSet AMD 970/SB950 enquanto a M4 possui um AMD 880G/SB850

E a M4 possui 5.2 GT/s HyperTransport™ 3 e a M5 4.8 GT/s HyperTransport™ 3

Então qual vocês me recomendam?

Estou montando essa máquina para jogos bem pesados.. do estilo Battlefield 3

e não entando nada de ChipSet.. rsrs

Agradeço mt qm me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, estou montando um computador porém estou em duvida sobre qual MOB pegar.. alguem poderia me ajudar pf ?

Placa mãe:

Memória: 4GB Corsair Vengeance ddr3

Processador: AMD Phenom ll x6 1090t

Placa de video: AMD XFX Radeon HD 6870 2GB

Hard Disk: 160GB Sata 2 (pretendo pegar 1TB Sata 3)

Fonte: Corsair 600w cx600

Sobre a placa mãe estou em duvida pois achei as seguintes:

M4a88td-v Evo - R$300,00 http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A88TDV_EVO/

M4a88td-v Evo/USB3 - R$350,00 http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A88TDV_EVOUSB3/#specifications

M5A97 EVO - R$350,00 http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A97_EVO/#specifications

Ambas parecem ser muito boas porém entre a primeira e a segunda a unica coisa que muda é o USB3 que por 50 reais nao sei se valerá a pena..

ja na terceira opção a placa possui soquete AM3+ porém nao pretendo pegar a serie FX..

Más ela possui um ChipSet AMD 970/SB950 enquanto a M4 possui um AMD 880G/SB850

E a M4 possui 5.2 GT/s HyperTransport™ 3 e a M5 4.8 GT/s HyperTransport™ 3

Então qual vocês me recomendam?

Estou montando essa máquina para jogos bem pesados.. do estilo Battlefield 3

e não entando nada de ChipSet.. rsrs

Agradeço mt qm me ajudar

Se você quiser fazer upgrade para Bulldozer futuramente a melhor opção é a ASUS M5A75 EVO. Caso contrário a ASUS M4A88TD-V EVO/USB3 é bem melhor. Lembrando que a ASUS M5A75 não possui vídeo onboard, então o uso de uma placa-de-vídeo avulsa torna-se obrigatório. O chipset das outras duas placas (AMD 880G) é melhor que o AMD 970, mas como são modelos mais antigos não possuem suporte garantido para o Bulldozer.

Boa sorte.

P.S.: Eu, particularmente, ficaria com a ASUS M4A88TD-V EVO/USB3, ainda mais que os Bulldozer não estão muito interessantes ainda (eu não trocaria meu Phenom II X6 1090T por um FX-8150 B2, por exemplo). Mas se sair algum processador novo bom, aí o uso da ASUS M5A97 EVO aumenta a possibilidade de compatibilidade por parte da BIOS, coisa improvável nessas placas mais antigas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal, estou montando um computador porém estou em duvida sobre qual MOB pegar.. alguem poderia me ajudar pf ?

Placa mãe:

Memória: 4GB Corsair Vengeance ddr3

Processador: AMD Phenom ll x6 1090t

Placa de video: AMD XFX Radeon HD 6870 2GB

Hard Disk: 160GB Sata 2 (pretendo pegar 1TB Sata 3)

Fonte: Corsair 600w cx600

Sobre a placa mãe estou em duvida pois achei as seguintes:

M4a88td-v Evo - R$300,00 http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A88TDV_EVO/

M4a88td-v Evo/USB3 - R$350,00 http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3/M4A88TDV_EVOUSB3/#specifications

M5A97 EVO - R$350,00 http://www.asus.com/Motherboards/AMD_AM3Plus/M5A97_EVO/#specifications

Ambas parecem ser muito boas porém entre a primeira e a segunda a unica coisa que muda é o USB3 que por 50 reais nao sei se valerá a pena..

ja na terceira opção a placa possui soquete AM3+ porém nao pretendo pegar a serie FX..

Más ela possui um ChipSet AMD 970/SB950 enquanto a M4 possui um AMD 880G/SB850

E a M4 possui 5.2 GT/s HyperTransport™ 3 e a M5 4.8 GT/s HyperTransport™ 3

Então qual vocês me recomendam?

Estou montando essa máquina para jogos bem pesados.. do estilo Battlefield 3

e não entando nada de ChipSet.. rsrs

Agradeço mt qm me ajudar

Amigo, eu já tenho uma opnião diferente... As placas mãe da série M4 da ASUS possuem soquete AM3 e não aceitam os novos processadores FX, com exceção da M4A89. Não vale muito a pena comprar uma MOBO com o soquete já morto, tudo bem que você não pretende usar os processadores FX por enquanto, mas se eles melhorarem!?! Não vai ser melhor ter uma MOBO com soquete AM3+!?! O grande diferencial da M4A88 é o Video OnBoard, o que pra você não é necessário já que prente comprar uma boa VGA OffBoard. Além disso tudo, a M5A97 tem chipset da série 9 da AMD, possui UEFI Bios e outras coisas a mais, tem um tópico sobre ela aqui no CdH. Eu recentimente comprei a M5A88V-EVO, que é sucessora da M4A88, somente porque, no momento, preciso de uma VGA OnBorad, caso contrário teria pego a M5A97-EVO sem sombra de dúvidas!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião eu iria de M5A97 EVO, que no final não perde em nada para a M4A88TD-V EVO/USB3 e ainda tem soquet mais atual (O que possibilita futuros upgades) e a novidade da BIOS UEFI (que tem a promessa de ser muito mais rápido no Windows 8, sem contar a facilidade de navegação)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida M5A97 EVO. As outras são passado.

Não é bem assim!!! Tudo depende do finalidade de uso e do quanto a pessoa pode gastar. Como ele vai comprar uma MOBO é sensato que a compre com um soquete mais atual, pra facilitar um futuro upgrade. Entretanto, pra quem já tem uma MOBO mais antiga com seu Phenom rodando, eu não vejo necessidade alguma de investir em uma MOBO nova, pois os Phenoms ainda se sobressaem em frente aos Bulldozers e enquanto isso não mudar não há motivo pra investir num upgrade, pelo menos no que tange a placa mãe!!!

Assim, eu não diria que as MOBOs da série M4 são passado, na verdade são o presente e ainda devem ter um futuro, mesmo que curto, pois eu e muitos aqui não trocariam seus Phenoms por Bulldozers, não por enquanto!!!

Desculpem se falei demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Não é bem assim!!! Tudo depende do finalidade de uso e do quanto a pessoa pode gastar. Como ele vai comprar uma MOBO é sensato que a compre com um soquete mais atual, pra facilitar um futuro upgrade. Entretanto, pra quem já tem uma MOBO mais antiga com seu Phenom rodando, eu não vejo necessidade alguma de investir em uma MOBO nova, pois os Phenoms ainda se sobressaem em frente aos Bulldozers e enquanto isso não mudar não há motivo pra investir num upgrade, pelo menos no que tange a placa mãe!!!

Assim, eu não diria que as MOBOs da série M4 são passado, na verdade são o presente e ainda devem ter um futuro, mesmo que curto, pois eu e muitos aqui não trocariam seus Phenoms por Bulldozers, não por enquanto!!!

Desculpem se falei demais...

Comprando um novo sistema, não vejo utilidade em uma MoBo que não aceite os processadores atuais e ainda por cima custe o mesmo que uma atual. Por isso chamei de passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh tendi, nossa brigadão a todos mas assim..

um amigo meu disse que seria melhor o M4 por possuir 5.2 GT/s HyperTransport™ 3

porque a M5 tem somente 4.8 GT/s HyperTransport™ 3, então o processador se sairia melhor na M4

o que acham?

ahh e tambem me tirem a duvida.. Se eu usar essa M5 ela vem com dois cabos para Sata 3, mas meu HD é Sata 2 ainda, vou poder usar normal né?

Aff como é ruim ser iniciante kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh tendi, nossa brigadão a todos mas assim..

um amigo meu disse que seria melhor o M4 por possuir 5.2 GT/s HyperTransport™ 3

porque a M5 tem somente 4.8 GT/s HyperTransport™ 3, então o processador se sairia melhor na M4

o que acham?

ahh e tambem me tirem a duvida.. Se eu usar essa M5 ela vem com dois cabos para Sata 3, mas meu HD é Sata 2 ainda, vou poder usar normal né?

Aff como é ruim ser iniciante kkkk

Quanto a dúvida sobre o HyperTransport 3.0, eu mesma fiz esse questionamento no tópico referente a M5A97 EVO...

=> Postado Originalmente por GirlGamer:

Eu estou com uma pequena dúvida com relação a essa MOBO M5A97-EVO da ASUS. O HyperTransport 3.0 dela tem velocidade de 4.8 GT/s, sendo que o da M5A99X-EVO e o da M5A88V-EVO (chipset série 8) tem a velocidade de 5.2 GT/s.

Será que essa velocidade reduzida no HyperTransport da M5A97-EVO pode prejudar a performance da MOBO???

=> Postado Originalmente por goyta:

Depende dos seus planos, mas acho isso extremamente improvável. Para notar qualquer diferença (mesmo assim, certamente muito pequena e dificilmente perceptível no dia a dia), você teria que ter um sistema extremamente sofisticado, com componentes caríssimos de altíssimo desempenho e tudo em overclock extremo. E para um sistema desses, você não usaria uma M5A97 EVO, porque ela realmente não se destina a essa faixa de mercado.

Então acredito que a velocidade reduzida do HT 3.0 não seja gargalo ...

Quanto aos cabos Sata 3 você pode conecta-los em em HDs Sata 2 sem problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Ahh tendi, nossa brigadão a todos mas assim..

um amigo meu disse que seria melhor o M4 por possuir 5.2 GT/s HyperTransport™ 3

porque a M5 tem somente 4.8 GT/s HyperTransport™ 3, então o processador se sairia melhor na M4

o que acham?

ahh e também me tirem a duvida.. Se eu usar essa M5 ela vem com dois cabos para Sata 3, mas meu HD é Sata 2 ainda, vou poder usar normal né?

Aff como é ruim ser iniciante kkkk

Diferença que jamais será sentida. Esqueça a M4 se pensa no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive olhando especificações técnicas das referidas placas-mãe e, entre todas, ficaria em dúvida entre a M5A97-EVO e a M4A88TD-V EVO, mas isto porque o processador é um Phenom II. Se houvesse a menção de que pretende upgrade futuro, então as M4A estariam automaticamente fora do páreo.

A M4A88TD-V EVO tem sistema controlador de tensões para processador e controlador de memória de 8+2 fases, mas é analógico. A M5A97-EVO tem controlador digital (Digi+ VRM) com 6+2 fases. Tenho a primeira e, com Digi+ VRM a P8Z68-V, que tem 12+4 fases.

As MoBo mais simples, com controlador analógico, têm geralmente 4+1 fases e as com melhores controladores, 8+2 fases. Observando o incremento de 2+1 fases sobre o padrão das mais simples e 4+2 fases sobre as top, creio que a M5A97 seja de padrão simples, mas com controlador digital. Afirmo isso por analogia, não tenho dados técnicos para melhor embasamento.

Resumindo, a inclusão do padrão digital de controladores de tensão da MoBo fez aumentar 2 fases no estágio do processador e 1 fase no estágio do controlador de memória, tornando o padrão mais simples o de 6+2 fases. E assim sendo, diria que as questões norteadoras seriam mais as suas necessidades, pergunte-se:

1) vou precisar de 3 slots PCI (M4A88TD-V EVO) ou 2 me bastam (M5A97-EVO)?

2) tenho um gabinete com USB3 frontal? Se sim, ponto para a M5A97-EVO.

3) preciso de mais que 3 slots PCI-E? Se sim, ponto para a M5A97-EVO, que tem 2 de cada: 1x e 16x.

4) vou fazer overclock? Se sim, ponto para a M4A88TD-V EVO: ela deve proporcionar clocks mais altos e a M5A97-EVO permitirá alcançar o limite com maior precisão e rapidez, embora este provavelmente venha a ser inferior.

Acho que são estes os pontos a avaliar. Deve-se atribuir valores e pesar o somatório total, ainda que subjetivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...