Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TUTORIAL - Como fazer um bom Review


LeandroOM

Posts recomendados

Olá a todos.

Não posso me considerar um membro tão importante ao fórum, pois não faço postagens frequentes, mas isso não quer dizer que não frequente o mesmo semanalmente para me atualizar e tirar dúvidas.

Em especial a área que mais frequentei é a de notebooks e uma coisa que me intriga muito é a questão dos reviews postados pelos usuários em suas novas aquisições.

Percebi uma certa falta de critério e padronização nos reviews, onde vários possuem muitos erros e informações que muitas vezes podem confundir um futuro interessado no equipamento, como até mesmo fazer uma pessoa acreditar que tal componente é ótimo, só porque certo notebook tem o mesmo e é caro, ou tem desempenho espetacular.

Um bom exemplo disso são pessoas que adquirem notebooks com i7 e em seus relatos atribuem desempenho de cópia e leitura de arquivos, onde na verdade o responsável é o HD.

Outra questão seria o próprio offtopic gerado, e isso além de causar brigas entre os moderadores e usuários, acaba por prejudicando o review em si.

Pensando nisso juntamente com o colega anjoed, estou criando um tutorial de review, e esperamos que todos os próximos sigam este critério.

O que peço a todos neste tópico em si é a atenção e colaboração com sugestões.

Depois de bem resolvido o layout dos reviews e aprovado pela maioria, peço que algum moderador delete os posts adjacentes, deixe apenas o post do layout e tranque este tópico para que o mesmo não fique com várias páginas e atrapalhe a quem busca apenas informação.

Por favor comentem apenas o necessário.

Obrigado.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Como base para um bom review podemos usar os próprios testes do clube que o Gabriel Torres faz:

Introdução:

Ex: Comprei o notebook X. Escolhi ele entre os modelos Y e Z e acabei optando por ele por X motivos. Foi adquirido na loja W. Bla bla bla (é uma breve introduçaõ mesmo e cuidado para não comentar coisas que podem ser comentadas nos tópicos abaixo).

Especificação Técnica:

* - Código de Modelo (usar apenas em notebooks que possuem um nome fantasia e um modelo em etiqueta diferente)

* - Processador: (Fabricante + modelo + clock) ex: Intel® Core i7-3820K - 3.6Gz Turbo Mode 3.8Ghz 10MB L3 Cache

* - Placa Mãe: (colocar o modelo caso souber. Isso ajudará muito no caso de notes como os da cce que ao longo dos meses mudam o modelo e nem sempre para melhor)

* - Versão da Bios: (acho interessante também pela questão de algum futuro propriétario do mesmo equipamento quiser comparar com os benchs)

* - Memória: (Quantidade Total + Quantidade de pentes + Marca e Modelo + Modo) ex: 4gb (2x2gb) samsung modelo X ddr3 1300mhz tri channel

* - Armazenamento: (Quantidade e tipo de drives + marca e modelo) ex: 500gb hdd seagate momentus xt + 240gb ssd intel 520 series

* - Placa de vídeo: (tipo + marca + modelo + quantidade de memória) ex: offboard Nvidia GTX 675 2gb gddr5

* - Display: (tamanho + formato + Resolução + tipo) ex: 17" (16:9) FullHD LED Glossy Surface

* - Wireless: (marca + modelo) ex: Intel Centrino 6300 - 802.11/A/B/G/N

* - Mídia: (marca + modelo) ex: Sony super multi dvdrw combo drive

* - Audio: (marca + modelo + quantidade de saidas) ex: Realtek dolby xxx com 2 saidas laterais.

* - Mouse: (tipo) ex: TouchPad Multi-Gesture

* - Portas: 1 x HDMI , 1 x DVI-I Output, 2 x USB 3.0 , 2 x USB 2.0, 1 x e-Sata, 1 x IEEE 1394a Fire Wire, 1 x SP/DIF Output, 1 x Microfone Jack, 1 x CRT Output, 1 x RJ-45 Lan Gigabit

* - Bateria: (quantidade de células e potencia) ex: 8-Cell battery pack Lithium-Ion 78.44 Wh

* - WebCam: HD 2.0M e Mic Integrados

* - Slots: (quantidade e tipo) ex: 9 x 1 Card Reader Memory, ExpressCard 34/54

* - Teclado: (idioma + layout + iluminação) ex: teclado pt-br com x teclas de atalho + x teclas multimidia sem iluminação.

* - Peso: 3kg com bateria

* - Sistema Operacional: (colocar sim ou não e no caso de sim qual) ex: Windows 7 Starter Edition PT-BR

* - Garantia: 1 ano

Desembalagem (apesar de preferir o termo unbox, devemos lembrar que boa parte das pessoas que lêem os tópicos não sabem muito sobre informática e inglês).

* Colocar a impressão que teve da embalagem, o conteúdo e detalhar com videos ou fotos.

Benchmarch

* Esta parte espero que nos deêm as opiniões. Acredito que é importante definir quais programas devem ser usados, assim como os métodos de testes. O mesmo se adequará com jogos e aplicativos.

* Eu farei alguns arquivos prontos para usar com photoshop, after effects e 3ds max para quem for comprar notebooks pensando na área gráfica e peço aos colegas para prepararem testes também em outros programas, pois isso nos ajudará a padronizar.

Impressões sobre a Loja:

* Essa é uma parte que acho bem importante, pois nos ajudará na questão de filtrar boas lojas e possíveis problemas ou métodos para pechincharmos desconto. Nos relatem o porque comprou de tal loja, com qual vendedor negociou, como foi a entrega, o pagamento, se ganhou brindes, etc...

Conclusão:

* Agora sim nos falem o que acharam de sua aquisição. Se ficarão satisfeitos com o aspecto físico e desempenho. Se esperavam mais, enfim...solte o verbo (mas tente não escapar em especifico do tópico).

Por ultimo, tentem escrever sem abreviações, pois isso além de feio é inapropriado a reviews. Escrevam num editor de texto, passem o corretor ortográfico e depois colem no post, assim é certeza de um tópico bem feito e sempre fiquem atentos aos comentários dos usuários, porque muitas vezes podem ou surgir dúvidas sobre o seu equipamento, ou erratas, das quais é sua obrigação de consertar.

Bem...é isso ae...espero que todos possamos melhorar cada vez mais este fórum brilhante.

Abraços

PS: aos colegas Moderadores, sintam-se a vontade de editar meu post, pois o objetivo é criarmos junto um layout, portanto eu não irei decidir nada...apenas irei atualizando conforme as sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente iniciativa Leandro.

Parabéns.

Acho que as regras do fórum para este tipo de post também poderiam ser inseridas no corpo do seu texto ficando bem claro para o forista que deseja fazer um review poder siga-las sem erro. Acho que um moderador pode colaborar com você neste sentido.

Sugiro também uma padronização nos programas de teste com os links para downloads dos mesmos no corpo do modelo.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Excelente iniciativa Leandro.

Parabéns.

Acho que as regras do fórum para este tipo de post também poderiam ser inseridas no corpo do seu texto ficando bem claro para o forista que deseja fazer um review poder siga-las sem erro. Acho que um moderador pode colaborar com você neste sentido.

Sugiro também uma padronização nos programas de teste com os links para downloads dos mesmos no corpo do modelo.

[]s

Isso você tem razão, um review precisa seguir um padrão de teste, pois, assim, podemos fazer uma comparação mais justa.

Gostei das idéias e tenho certeza que os outros moderadores vão gostar. Em breve, teremos uma padrão e um pré-requisito.

Se mais alguém tiver alguma sugestão, por gentileza, postar a ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Ótima iniciativa. Devemos explicar detalhadamente como conseguir as informações necessárias, exemplo: versão da BIOS. Atentando também para que os programas/jogos utilizados para os benchmarks tenham versões de testes. Além de definir o número mínimo de itens necessários para considerar o tópico como review, tópicos que não atendam as características podem ser englobados como "impressões", o que o torna mais pessoal e menos técnico.

Temos um outro tutorial sobre review, que é bem antigo, mas pode servir de base para este ou podemos atualizá-lo com as novas sugestões.

COMO FAZER UM REVIEW

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-fazer-review/474067

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa...Muito bom esse tópico GusGraf que me passou...Obrigado.

Irei aos poucos recendo a questão dos programas e links.

Conforme eu for colocando as idéias no post principal irei pedir a você ou ao Anjoed para ire deletando os posts para não poluir muito este tópico e peço aos colegas para evitar floods por aqui.

Irei colocar os devidos créditos no post principal para as idéias propostas e aceitas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • mês depois...

Como eu tive algum problema no Review que criei, queria aqui postar a minha posição sobre as regras do review.

Sei que a inteção do nobre LeandroOM foi boa, e a concordancia dos amigos ao post dele afirmam isso. Acompanho o Clube do Hardware desde 1996, e o fórum desde seu começo um pouco após isso, sempre lendo e vendo informações, só bem depois me cadastrei como efetivo forista, isso em 2005, mesmo assim já tenho um bom tempo de casa.

Nesse tempo todo, nunca foi o review feito detalhadamente que se exclareceu dúvidas, e sim o decorrer dele, porém o decorrer dele só é possível se ao menos acontecer um review. Temos que ter em mente que a opinião de um não é a que vai decretar a verdade, e sim a de todos.

Mas para se ter várias opiniões, precisamos sim ter o produto em questão postado com algumas postagens básicas, mas não necessariamente com todo esse volume de informação que se vira regra (quem puder postar tudo detalhado ótimo, mas é quem não puder por tempo ou por outro motivo? vamos perder a oportunidade de conhecer esse produto por isso?)

Inclusive se nota uma queda de reviews, até pela dificuldade imposta para tal. Muito amigos que postam reviews aqui no fórum ou em outro espaço, nem sacam muito de detalhes, não sabem direito do que é frequencia, barramento, não sabem o que é Benchmarch, ou outros programas para medir desempenho. Eles apenas tentam na maior boa vontade mostrar o produto que comprou, preço, acabamento, tiram fotos, tudo no intuito de ao menos se criar um espaço aonde se possam comentar e tirar dúvidas sobre o mesmo.

Se criar regras muito rígidas para se criar reviews, apenas vai afastar essas pessoas, e aquelas que não tem muito tempo ou mesmo não vai ficar instalando vários programas para medições para poder ter um review. A pessoa está ali para cooperar, e se esbarra na dificuldade dela pode ajudar as pessoas.

Review bem feito e detalhado é ótimo, mas podes crer que somente 10% dos usuários registrados no fórum podem e tem o tempo suficiente para tal, os outros 90% que seriam potenciais criadores de alguns reviews, acabam deixando para lá e desistem de criar pela atenção demorada e trabalhada que irá dar. E por muitas vezes esse mesmo forista acaba criando um review em outro fórum, que por vezes facilitou a criação dele por lá.

Vamos botar em mente, que nem todo usuário do fórum tá querendo saber se tal processador fez 2000 pontos e o outro 1999, muitos querem ver se o produto é de qualidade, se esquenta, se ele roda um windows tal, se o preço é bom, se a loja entregou direitinho, etc..., e não vai ficar focado somente em Benchmarchs.

O fórum tem de ter uma visão aberta, se for detalhado, muito bom e parabéns a que postou, se não for tão detalhado, agradecemos em ter o produto ao menos com algumas informações, isso já vai ser de grande ajuda para muitos, pois dessa sementinha criada sem muitas informações, serão criados vários posts com dúvidas e sugestões.

Quando se cria um review, logo se ve incontáveis foristas aparecendo dizendo que o dele é assim ou assado, que o dele faz isso e tal. Ué!! Se aparecem vários foristas com o produto, porque ninguém fez um review antes????? Alguns podem até ser "suga sangues" Mas muitos podem até ter pensando em criar o review, porém pela dificuldade e o trabalho de o poder abrir, ficaram na deles, e depois simplemente apareceram para comentar algo que já queria falar antes.

A sugestão foi boa, mas vamos pensar que nem todos podem detalhar ou saber de tudo. FÓRUM, ele é para discurssões, porém sempre ele foi mais usado para se tirar dúvidas, etc..

VAMOS PENSAR NO IDEALIZADOR DO SITE E DO FÓRUM, QUE SEMPRE FOI DE DAR A INFORMAÇÃO E COM O FÓRUM esclarecer DÚVIDAS, O GABRIEL DIZIA: DESCOMPLICANDO A INFORMÁTICA. porque VAMOS COMPLICAR E DIFICULTAR AGORA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como eu tive algum problema no Review que criei, queria aqui postar a minha posição sobre as regras do review.

Sei que a inteção do nobre LeandroOM foi boa, e a concordancia dos amigos ao post dele afirmam isso. Acompanho o Clube do Hardware desde 1996, e o fórum desde seu começo um pouco após isso, sempre lendo e vendo informações, só bem depois me cadastrei como efetivo forista, isso em 2005, mesmo assim já tenho um bom tempo de casa.

Nesse tempo todo, nunca foi o review feito detalhadamente que se exclareceu dúvidas, e sim o decorrer dele, porém o decorrer dele só é possível se ao menos acontecer um review. Temos que ter em mente que a opinião de um não é a que vai decretar a verdade, e sim a de todos.

Mas para se ter várias opiniões, precisamos sim ter o produto em questão postado com algumas postagens básicas, mas não necessariamente com todo esse volume de informação que se vira regra (quem puder postar tudo detalhado ótimo, mas é quem não puder por tempo ou por outro motivo? vamos perder a oportunidade de conhecer esse produto por isso?)

Inclusive se nota uma queda de reviews, até pela dificuldade imposta para tal. Muito amigos que postam reviews aqui no fórum ou em outro espaço, nem sacam muito de detalhes, não sabem direito do que é frequencia, barramento, não sabem o que é Benchmarch, ou outros programas para medir desempenho. Eles apenas tentam na maior boa vontade mostrar o produto que comprou, preço, acabamento, tiram fotos, tudo no intuito de ao menos se criar um espaço aonde se possam comentar e tirar dúvidas sobre o mesmo.

Se criar regras muito rígidas para se criar reviews, apenas vai afastar essas pessoas, e aquelas que não tem muito tempo ou mesmo não vai ficar instalando vários programas para medições para poder ter um review. A pessoa está ali para cooperar, e se esbarra na dificuldade dela pode ajudar as pessoas.

Review bem feito e detalhado é ótimo, mas podes crer que somente 10% dos usuários registrados no fórum podem e tem o tempo suficiente para tal, os outros 90% que seriam potenciais criadores de alguns reviews, acabam deixando para lá e desistem de criar pela atenção demorada e trabalhada que irá dar. E por muitas vezes esse mesmo forista acaba criando um review em outro fórum, que por vezes facilitou a criação dele por lá.

Vamos botar em mente, que nem todo usuário do fórum tá querendo saber se tal processador fez 2000 pontos e o outro 1999, muitos querem ver se o produto é de qualidade, se esquenta, se ele roda um windows tal, se o preço é bom, se a loja entregou direitinho, etc..., e não vai ficar focado somente em Benchmarchs.

O fórum tem de ter uma visão aberta, se for detalhado, muito bom e parabéns a que postou, se não for tão detalhado, agradecemos em ter o produto ao menos com algumas informações, isso já vai ser de grande ajuda para muitos, pois dessa sementinha criada sem muitas informações, serão criados vários posts com dúvidas e sugestões.

Quando se cria um review, logo se ve incontáveis foristas aparecendo dizendo que o dele é assim ou assado, que o dele faz isso e tal. Ué!! Se aparecem vários foristas com o produto, porque ninguém fez um review antes????? Alguns podem até ser "suga sangues" Mas muitos podem até ter pensando em criar o review, porém pela dificuldade e o trabalho de o poder abrir, ficaram na deles, e depois simplemente apareceram para comentar algo que já queria falar antes.

A sugestão foi boa, mas vamos pensar que nem todos podem detalhar ou saber de tudo. FÓRUM, ele é para discurssões, porém sempre ele foi mais usado para se tirar dúvidas, etc..

VAMOS PENSAR NO IDEALIZADOR DO SITE E DO FÓRUM, QUE SEMPRE FOI DE DAR A INFORMAÇÃO E COM O FÓRUM esclarecer DÚVIDAS, O GABRIEL DIZIA: DESCOMPLICANDO A INFORMÁTICA. porque VAMOS COMPLICAR E DIFICULTAR AGORA.

Contestação anotada, porém, continuará da mesma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite, li a questão sobre o detalhamento, ou seja, o Review, colega comentou existem usuários que não tem conhecimento de certos termos que usamos, há aqueles que sabem o modelo do equipamento porque está estampado na carcaça do aparelho, não sou contra o modelo de Review que o LeonardoM propôs, dou a seguinte ideia, um Review completo e detalhado seria colocado em tópico por profissionais da área, já um Review mas básico seria postado por usuários que não tem um bom conhecimento, espero ter ajudado, mas volto a dizer achei muito bom uma padronização do Review.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...