Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC excessivamente lento mesmo após formatação.


Marcelo Spin

Posts recomendados

Bom dia amigos! Sempre pesquisei aqui no Clube do Hardware diversas coisas, mesmo sem me registrar no mesmo.

Passei a manhã toda pesquisando casos resolvidos, dicas e tuturiais, mas não obtive exito nos procedimentos.

Meu problema:

Computador super lento!

Tenho ele já faz 2 anos e era muito bom quando comprei.

Só pra ilustrar, Joguei muito o GTA SA numa boa. porém o computador foi ficando lento d+ com o tempo. Levei num técnico e relatei isso, pois como trabalho com designer gráfico, não conseguia mais trabalhar sem travamentos e longos minutos de espera.

Pc formatado, problema continua.

Minha máquina: Pentium Dual Core E2180. 2.00GHz - 3.00 GB de RAM

NVIDIA GeForce 8400 GS. HD Samsung 160 gb. XP sp3.

Não precisa ser desfragmentado, já usei o Ccleaner e fiz testes com o HD Tune... mas NADA! Estou desesperado já!

Abrir mais de 2 abas no Chrome é impossível!

Depois de formatado instalei o jogo acima, mesmo na + baixa resolução o jogo trava.

Abrir Corel x4 e PS cs3 é impossivel!

OBS: Faz duas semanas que foi formatado com um técnico de confiança.

Me ajudem!:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verificou a temperatura do seu processador? Super aquecimento pelo que eu sei pode causar lentidão, caso seja isso você terá que trocar a pasta térmica ou até mesmo comprar um cooler novo e mais potente. Outro problema pode ser no seu HD, quanto tempo de uso tem? pode haver Bad Block's, são quadros defeituosos que quando usados por arquivos causa travamento ou lentidão.

Um programa bom para medir a temperatura e ter outras informações sobre o seu Micro é o Everest Ultimate edition, ou Aida (que comprou o everest, versão mais recente).

Não sou nenhum pro, mas me arrisco na área. Espero ter ajudado ;).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As dicas do usuário gui8920 são ótimas.

Adiciono ainda que você deve usar os drivers mais novos disponibilizados pelo fabricante, principalmente os drivers da placa-mãe.

Veja também se consegue deixar o gabinete aberto com um ventilador ligado apontando direto para a placa-mãe. É um jeito bem simples de baixar a temperatura para ver se tem problemas de aquecimento.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verificou a temperatura do seu processador? Super aquecimento pelo que eu sei pode causar lentidão, caso seja isso você terá que trocar a pasta térmica ou até mesmo comprar um cooler novo e mais potente. Outro problema pode ser no seu HD, quanto tempo de uso tem? pode haver Bad Block's, são quadros defeituosos que quando usados por arquivos causa travamento ou lentidão.

Um programa bom para medir a temperatura e ter outras informações sobre o seu Micro é o Everest Ultimate edition, ou Aida (que comprou o everest, versão mais recente).

Não sou nenhum pro, mas me arrisco na área. Espero ter ajudado ;).

Obrigado gui8920!

Como não sei a temperatura ideal pro processador, pelo AIDA tá marcando entre 69 á 71ºC. (CPU 1 72C e CPU 2 70C).

Quanto ao HD, tenho ele desde quando comprei o pc, já faz uns 3 anos. Fiz um escaneamento com o HD tune e nele mostrou um só quadro BAD. Se puder me mandar mais dicas fico agradecido!

As dicas do usuário gui8920 são ótimas.

Adiciono ainda que você deve usar os drivers mais novos disponibilizados pelo fabricante, principalmente os drivers da placa-mãe.

Veja também se consegue deixar o gabinete aberto com um ventilador ligado apontando direto para a placa-mãe. É um jeito bem simples de baixar a temperatura para ver se tem problemas de aquecimento.

Abraços.

Obrigado! Faz 3 dias que estou usando o gabinete sem a tampa lateral, mas não mudou em nada... =/

você poderia me ajudar na questão de atualizar os drivers?

Pelo programa ele me encaminhou pra um outro programa q faz uma análise e mostra quais é necessário atualizar, e lá mostrou q a minha BIOS é de 2008.. mas tem q comprar o programa pra atualizar isso... Não sei onde achar os drives de forma gratuita.:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece isso do programa.

A BIOS só deve ser mexida em caso extremo, de incompatibilidade com peças novas. Não é seu caso, então não se aventure por esse tema.

Pesquise quais são os fabricantes e os modelos de sua placa-mãe e placa de vídeo. Vá ao site dos fabricantes e baixe os drivers compatíveis com o modelo. Essa é a forma mais simples de atualizar os drivers, e a mais segura.

Sobre a temperatura de seu processador em torno de 70 graus. Isso é durante o uso para jogos, uso na internet ou com o computador "parado" ?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos! Sempre pesquisei aqui no Clube do Hardware diversas coisas, mesmo sem me registrar no mesmo.

Passei a manhã toda pesquisando casos resolvidos, dicas e tuturiais, mas não obtive exito nos procedimentos.

Meu problema:

Computador super lento!

Tenho ele já faz 2 anos e era muito bom quando comprei.

Só pra ilustrar, Joguei muito o GTA SA numa boa. porém o computador foi ficando lento d+ com o tempo. Levei num técnico e relatei isso, pois como trabalho com designer gráfico, não conseguia mais trabalhar sem travamentos e longos minutos de espera.

Pc formatado, problema continua.

Minha máquina: Pentium Dual Core E2180. 2.00GHz - 3.00 GB de RAM

NVIDIA GeForce 8400 GS. HD Samsung 160 gb. XP sp3.

Não precisa ser desfragmentado, já usei o Ccleaner e fiz testes com o HD Tune... mas NADA! Estou desesperado já!

Abrir mais de 2 abas no Chrome é impossível!

Depois de formatado instalei o jogo acima, mesmo na + baixa resolução o jogo trava.

Abrir Corel x4 e PS cs3 é impossivel!

OBS: Faz duas semanas que foi formatado com um técnico de confiança.

Me ajudem!:(

Olá,

Amigo, você esta usando qual windows? tem os driver's atualizados? o HD fica pesquisando o tempo todo ou não? apertando CRTL+ALT+DEL o CPU mostra uso máximo? tem muitos programas rodando em BACKGROUND, tipo anti virus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquece isso do programa.

A BIOS só deve ser mexida em caso extremo, de incompatibilidade com peças novas. Não é seu caso, então não se aventure por esse tema.

Pesquise quais são os fabricantes e os modelos de sua placa-mãe e placa de vídeo. Vá ao site dos fabricantes e baixe os drivers compatíveis com o modelo. Essa é a forma mais simples de atualizar os drivers, e a mais segura.

Sobre a temperatura de seu processador em torno de 70 graus. Isso é durante o uso para jogos, uso na internet ou com o computador "parado" ?

Abraços.

Ah ok!! Então, sei que da minha placa de de vídeo está atualizada, pois conferi no site da GeForce. Já da placa mãe, não consegui achar no site da MSI. O modelo da minha é MSI MS-7267.

Quanto a temperatura, ele tava parado, só estava com o navegador aberto, com 2 abas somente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah ok!! Então, sei que da minha placa de de vídeo está atualizada, pois conferi no site da GeForce. Já da placa mãe, não consegui achar no site da MSI. O modelo da minha é MSI MS-7267.

Quanto a temperatura, ele tava parado, só estava com o navegador aberto, com 2 abas somente.

Tenta ver aqui se tem aguam que se parece com ela:

http://www.msi.com/service/search/?kw=MS 7267&type=product

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Amigo, você esta usando qual windows? tem os driver's atualizados? o HD fica pesquisando o tempo todo ou não? apertando CRTL+ALT+DEL o CPU mostra uso máximo? tem muitos programas rodando em BACKGROUND, tipo anti virus?

Olá! Estou usando o XP sp3. Quanto aos driver's eu só sei que o da placa de vídeo está atualizada... já o resto eu não sei olhar isso.

no uso do CPU fica sempre acima de 50%... as vezes aquele gráfico mostra uso total, depois ele cai, mas mantem no meio quase sempre. Mas isso é só com o navegador rodando, SE eu tiver usando o Corel pro exemplo, o uso fica na média de 90%. E é o que eu mais uso.

Uso o Avast. Não tenho MSN instalado e praticamente só o básico inicia com o win. TENSO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Estou usando o XP sp3. Quanto aos driver's eu só sei que o da placa de vídeo está atualizada... já o resto eu não sei olhar isso.

no uso do CPU fica sempre acima de 50%... as vezes aquele gráfico mostra uso total, depois ele cai, mas mantem no meio quase sempre. Mas isso é só com o navegador rodando, SE eu tiver usando o Corel pro exemplo, o uso fica na média de 90%. E é o que eu mais uso.

Uso o Avast. Não tenho MSN instalado e praticamente só o básico inicia com o win. TENSO!

Tenta ver qual processo esta usando mais o CPU, se for possivel feche-o.

Se não der certo tenta formatar novamente, pode ser algum programa em background...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta ver aqui se tem aguam que se parece com ela:

http://www.msi.com/service/search/?kw=MS 7267&type=product

Vou procurar nessa lista!

Deixa eu te perguntar, nessa página: http://www.msi.com/service/download/

a ultima opção, é um programa que faz a análise certo?

Baixei ele e pedi pra fazer um SCAN, daí o resultado foi pra baixar:

Aqui o link do print: http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/560670_439967652684036_100000124159367_1873978_266456842_n.jpg

PS: Não baixei nada ainda.

Desculpem se eu não estiver ajudando com as respostas.

Tenta ver qual processo esta usando mais o CPU, se for possivel feche-o.

Se não der certo tenta formatar novamente, pode ser algum programa em background...

O programa que está mais consumindo memória no momento é o Crhome. Já fiz o teste com o Firefox e o consumo é bem maior.

Como disse, foi formatado a poucas semanas, e a lentidão continua a mesma.

=/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou procurar nessa lista!

Deixa eu te perguntar, nessa página: http://www.msi.com/service/download/

a ultima opção, é um programa que faz a análise certo?

Baixei ele e pedi pra fazer um SCAN, daí o resultado foi pra baixar:

Aqui o link do print: http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/560670_439967652684036_100000124159367_1873978_266456842_n.jpg

PS: Não baixei nada ainda.

Desculpem se eu não estiver ajudando com as respostas.

O programa que está mais consumindo memória no momento é o Crhome. Já fiz o teste com o Firefox e o consumo é bem maior.

Como disse, foi formatado a poucas semanas, e a lentidão continua a mesma.

=/

Ok, parece que todo o seu sistema esta desatualizado... inclusive o BIOS da Placa mãe.... recomendo baixar as atualizações, porém antes de tudo faça backup dos seus arquivos e feche TODOS os programas abertos (TODOS). Depois veremos a velocidade se melhorou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, parece que todo o seu sistema esta desatualizado... inclusive o BIOS da Placa mãe.... recomendo baixar as atualizações, porém antes de tudo faça backup dos seus arquivos e feche TODOS os programas abertos (TODOS). Depois veremos a velocidade se melhorou....

Acho que vou fazer isso mesmo. Mas uso esse programa mesmo?

Nesse caso, vou tentar pegar um HD externo emprestado pra fazer backup dos meus trabalhos então... espero q isso resolva. Tá um sacrifício trabalhar com ele tão lento assim! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou fazer isso mesmo. Mas uso esse programa mesmo?

Nesse caso, vou tentar pegar um HD externo emprestado pra fazer backup dos meus trabalhos então... espero q isso resolva. Tá um sacrifício trabalhar com ele tão lento assim! Obrigado!

Faça, pois o programa é da MSI e achou o que estava errado, mas como disse antes faça backup, vai que....:D

Boa sorte, depois posta os resultados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado,

Discordando do amigo Enoch, NÃO atualize a BIOS. Você não fez substituição de peça e seu pc funcionava bem antes, então a atualização da BIOS não é recomendada.

Se a troca de uma peça por outra mais nova estivesse derrubando o desempenho, o update da BIOS seria uma boa opção.

Outra coisa que reparei: você disse que o processador fica a 70 graus apenas com o navegador aberto, certo? Veja se a ventoinha do processador está instalada corretamente e se está funcionando bem pois essa temperatura é anormal e isso pode prejudicar o desempenho do sistema.

Fora isso, atualize seus drivers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado,

Discordando do amigo Enoch, NÃO atualize a BIOS. Você não fez substituição de peça e seu pc funcionava bem antes, então a atualização da BIOS não é recomendada.

Se a troca de uma peça por outra mais nova estivesse derrubando o desempenho, o update da BIOS seria uma boa opção.

Outra coisa que reparei: você disse que o processador fica a 70 graus apenas com o navegador aberto, certo? Veja se a ventoinha do processador está instalada corretamente e se está funcionando bem pois essa temperatura é anormal e isso pode prejudicar o desempenho do sistema.

Fora isso, atualize seus drivers.

Entendo... mas como vejo se a ventoinha está funcionando normal? Olhando ela vejo que está bem limpa e não tá fazendo muito barulho.

Quanto aos drivers, você recomenda usar aquele live update que postei a imagem mais acima, porém desmarcando a opção de atualizar a BIOS?

Tirei mais um 'print' da temperatura no momento.

OBS.: Hoje o dia aqui está BEM frio!!

memória ram?

Tenho 2 pentes de memória ram DDR 2 667

(2 GB + 1 GB).

Mas repito, o computador era ótimo, só que com o tempo foi ficando super lento, até chegar nessa situação desesperadora. Não modifiquei nada nele e levei para formatação na esperança que voltaria a ser e a rodar os programas q antes rodava bem, mas não consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos sintomas é um caso para fazer a limpeza do processador e troca da pasta térmica, já que tem 2 anos de uso. Quantas ventoinhas voce tem no gabinete ?

Desculpe a ignorância, mas ventoinha e cooler é a mesma coisa? rs

No total tem 3: Uma no processador, outra na placa de vídeo e uma na fonte.

O gabinete está aberto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo...( cooler e ventoinha são os mesmos). Bom, voce não tem nenhum cooler adicional e no seu caso voce precisa de pelo menos mais dois. Não sei como é seu gabinete, mas voce pode colocar um de 12 cm na lateral ( se tiver os furos para instalação, logo acima da placa de vídeo, com a direção para dentro do gabinete e outro de 8cm um pouco abaixo do fonte,tirando ar para fora do gabinete).

Quanto ao cooler do processador, voce deve fazer os procedimentos para limpeza.

Tenha na mão alcool isopropílico e pasta térmica de boa qualidade. Procure na internet vídeos de como desmontar seu processador e fazer a limpeza, tem vários no Youtube.

Isso vai baixar a temperatura e devolver a performance, pois o sistema diminui o clock automaticamente quando há o superaquecimento mdo processador( para não queimar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso as dicas dos amigos acima não dê certo:

Tente trocar a pasta térmica do seu processador, a temperatura não está das melhores, pois eu tenho um Intel Core 2 Duo e7500 e a média é 20 a 30º.

Como aplicar corretamenta pasta térmica: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126

Você diz que encontrou quadros BAD no seu HD, certo? então, caso seja isso mesmo, tente formatar em NTFS Lento, que na hora da formatação talvez apareça pra você escolher, se não aparecer, o modo normal já é "lento". o que vai acontecer é que o Windows vai detectar os quadros BAD e "cubrir" os mesmos pra que não sejam usados por nada, assim não havendo travamento.

TENTE ESSA DICA CASO NÃO CONSIGA NENHUMA DAS OUTRAS ACIMA!

Obs: Transfira seus dados pra outro HD e faça a formatação COMPLETA mesmo que haja mais de uma partição.

Espero ter ajudado :)

Att, Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo...( cooler e ventoinha são os mesmos).

Só uma correção: cooler e ventoinha são coisas diferentes.

Cooler é a junção do bloco metálico (block) com a ventoinha (fan).

Você precisa ver se a ventoinha (o ventiladorzinho preso no bloco) está 100% ok. Com o tempo e a poeira, elas começam a emperrar e girar mais lentamente do que o esperado, aumentando a temperatura do processador. Use algum programa como o speedfan para ver a velocidade de giro da sua ventoinha e busque informações sobre as velocidades normais dela no google. Eu suponho que seja o cooler de fábrica que esteja instalado em seu computador, então deve encontrar essas informações com o fabricante ou em algum site de reviews.

Se a ventoinha não gira na devida velocidade você pode ver se ela está "raspando" em algum lugar por ter deformado ao longo do tempo, ou se o rolamento precisa de lubrificação (sim, precisa de óleo. procure na internet o procedimento para lubrificar, COM CUIDADO!)

Se isso não resolver e ainda ficar o problema do aquecimento, substitua o cooler por outro. Pode ser o do próprio fabricante ou algum outro que você encontra nos reviews feitos pelo Clube do Hardware. Não precisa ser o mais top de linha, basta resolver seu problema de aquecimento do processador.

Sobre a dica de formatação NTFS, não acho que isso vai resolver.

Se desconfia de badblock no HD, que eu acho que não influenciaria no desempenho, vá em iniciar, executar, digite cmd e dê enter.

Ao abrir o prompt, digite chkdsk /r e deixe rodar. Vai verificar o HD e corrigir problemas possíveis de integridade.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso as dicas dos amigos acima não dê certo:

Tente trocar a pasta térmica do seu processador, a temperatura não está das melhores, pois eu tenho um Intel Core 2 Duo e7500 e a média é 20 a 30º.

Como aplicar corretamenta pasta térmica: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1126

Você diz que encontrou quadros BAD no seu HD, certo? então, caso seja isso mesmo, tente formatar em NTFS Lento, que na hora da formatação talvez apareça pra você escolher, se não aparecer, o modo normal já é "lento". o que vai acontecer é que o Windows vai detectar os quadros BAD e "cubrir" os mesmos pra que não sejam usados por nada, assim não havendo travamento.

TENTE ESSA DICA CASO NÃO CONSIGA NENHUMA DAS OUTRAS ACIMA!

Obs: Transfira seus dados pra outro HD e faça a formatação COMPLETA mesmo que haja mais de uma partição.

Espero ter ajudado :)

Att, Guilherme.

Nossa, se o seu fica entre 20 a 30º e o meu tpa entre 60 a 70º quer dizer que tá quase fritando então! =/

Vou mesmo revisar essa ventoinha.

Quando ao BAD, foi um quadro só... Obrigado! vocês estão me ajudando d+! Espero conseguir resolver isso.

Só uma correção: cooler e ventoinha são coisas diferentes.

Cooler é a junção do bloco metálico (block) com a ventoinha (fan).

Você precisa ver se a ventoinha (o ventiladorzinho preso no bloco) está 100% ok. Com o tempo e a poeira, elas começam a emperrar e girar mais lentamente do que o esperado, aumentando a temperatura do processador. Use algum programa como o speedfan para ver a velocidade de giro da sua ventoinha e busque informações sobre as velocidades normais dela no google. Eu suponho que seja o cooler de fábrica que esteja instalado em seu computador, então deve encontrar essas informações com o fabricante ou em algum site de reviews.

Se a ventoinha não gira na devida velocidade você pode ver se ela está "raspando" em algum lugar por ter deformado ao longo do tempo, ou se o rolamento precisa de lubrificação (sim, precisa de óleo. procure na internet o procedimento para lubrificar, COM CUIDADO!)

Se isso não resolver e ainda ficar o problema do aquecimento, substitua o cooler por outro. Pode ser o do próprio fabricante ou algum outro que você encontra nos reviews feitos pelo Clube do Hardware. Não precisa ser o mais top de linha, basta resolver seu problema de aquecimento do processador.

Sobre a dica de formatação NTFS, não acho que isso vai resolver.

Se desconfia de badblock no HD, que eu acho que não influenciaria no desempenho, vá em iniciar, executar, digite cmd e dê enter.

Ao abrir o prompt, digite chkdsk /r e deixe rodar. Vai verificar o HD e corrigir problemas possíveis de integridade.

Abraços.

Sylvio, vou conferir todas essas dicas que você me deu ainda hoje, e amanhã talvez trocarei o cooler pra ver se a temperatura cai. Pois como o amigo ali disse, a temperatura do processador dele fica na faixa de 20 a 30º. Se for isso mesmo, o meu tá super aquecido...

Engraçado que mesmo num dia frio como está aqui hoje e com o gabinete aberto, a temperatura se mantem em 68º.

Já na quarta feira irei comprar um HD e fazer um backup, só por medida de segurança, daí fazer todos os testes.

Pelo que olhei, o block tá bem limpo... Muito obrigado!

Ótimo feriado pra vocês amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Amigos, obrigado por todos que aqui me ajudaram.

O problema era mesmo super aquecimento do processador. Fiz uma limpeza e a troca da pasta térmica. Antes a temperatura ficava na média de 70º, 80 º! Agora não passa de 47º.

Pc parou de travar e de ficar lento. Grato a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...