Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Daniel Souza

Acionar Lampada 110 V/100W através de PWM PIC 18F4550

Recommended Posts

Olá pessoal, meu primeiro post aqui.

Estou fazendo meu TCC e ele consiste em um controle de temperatura de uma caixa de vidro como se fosse uma estufa. Na caixa de um lado eu tenho um ventilador de 12 VDC, utilizarei uma ponte H para controlar o ventilador usando o PWM do PIC. Do outro lado preciso de uma fonte de calor.

Minha questão é: Preciso acionar essa lâmpada e fazer controle do calor nessa caixa variando a tensão média da mesma, qual circuito usar? TRIAC? Como se fosse um dimmer eletrônico? E posso fazer a mesma coisa usando um ventilador 110 VCA para resfriar a caixa?

Agradeço desde já a atenção.

Serão somente duas saídas do PIC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Geralmente um controlador de temperatura tem saída a rele, você controla a temperatura ligando e desligando uma resistência, a temperatura sera a media.

Ex: Em 10s você tem uma temperatura de 50C com ela ligada, em 5s ligada e 5s desligada, terá uma temperatura menor.

Não precisa de PWM pois temperatura é processo lento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Obrigado Rafael.Luc, teria como ser mais específico em relação ao modelo de relé? Ou você está sugerindo um acionamento com transistor funcionando como chave? se sim, qual modelo? Lembrando que a lâmpada terá consumo máximo ai na casa de 1 A. Obrigado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Um rele simples de 12V, mas para ligar no PIC precisa de transistor para a alimentar a bobina.

    Acredito ser mais fácil usar PWM, vai tornar o programa mais fácil, use uma resistência em vez de lampada. Para o ventilador (não seria um exaustor?) use um cooler.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Rafael.luc obrigado novamente, o problema do resistor é que a caixa é grande, na vdd é um paralelepípedo de 43x13x13 de vidro, na face esquerda fica a lampada e na outra face o ventilador, posso ligar ele soprando ar para dentro da caixa ou como exaustor, mas em teste preliminares eu sei que é melhor soprar ar para dentro da caixa, pois atras da lâmpada existe 4 orifícios para essa circulação. O problema do resistor é que para homogeneizar a temperatura da caixa eu precisaria de vários resistores ao longo da caixa em série e em paralelo. Isso fica mais caro mas ao mesmo tempo mais eficiente, eu posso também utilizar lâmpadas de menor potência como por exemplo 3 ou 4 de 60 W e colocar 1 saída do pic para acioná-las. Você tem como me dizer qual CI's usar para acionar as lâmpadas em CA através de uma referencia de 0-5 Vcc do pwm do pic? Obrigado.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Uma lampada e feita para produzir luz, uma parte seria perdida em calor, talvez não consiga elevar a temperatura interna, não sei quantos graus quer?

    Para acionar de forma variável Triac precisa retificar o sinal PWM, para o cooler seria uma saída a transistor, deve remover o ar quente de dentro da caixa então seria um exaustor.

    Em vez do triac, também pode se optar pelo rele, mas terá que fazer uns 10 modos de acionar o rele por tempo.

    Fica assim

    rele liga

    delay

    rele desliga

    delay

    O minimo de tempo para um rele deve ser 250ms, quanto maior o tempo ligado e menor desligado maior sera a temperatura.

    Editado por rafael.luc

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×