Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar tensão na saída do pic


adierbal

Posts recomendados

Boa noite pessoal. Fiz o ckt abaixo mas estou com um problema.

7117006771_b6760c2c6d_c.jpg

A tensão de trabalho desse PIC é de 5 Volts. Na saída dos pinos b1 e b2 saem aproximadamente os 5 Volt acendendo os respectivos leds.

Gostaria de acender vários leds por porta, porém a tensão não é suficiente, então como elevar a tensão após a saída dos pinos uma vez que já estão programados os efeitos de capa pino?

Exemplificando melhos, os pinos b1 e b2 fornecem 5 Volts e gostaria de eleva-los em torno de 24 Volts (CC).

Fico no aguardo.;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa um TIP31 que guenta um monte de leds. Só que vai ter que limitar a tensão os leds, lembrando que a tensão pode variar dependendo da cor do led. você calcula... em média consomem 0,020MA por led de 5mm

Valeu malereis, vou testar e depois falo o resultado, ok.:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os pinos b1 e b2 fornecem 5 Volts e gostaria de eleva-los em torno de 24 Volts (CC).

Os pinos do PIC por si só nunca fornecerão acima de 5v. Portanto deves usar alguma chave. Eu prefiro usar foto-acopladores que permitiriam controlar a fonte de 24v para os LEDs atraves dos 5v do PIC sem nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Marcelo v. pode chavear sem problema  com um transistor ou ainda melhor com um optoaclopador como o 4n25. lembrando q apenas deves ter uma fonte de 15v com seu Gnd junto com a do circuito. Uso esse circuito sem problema , so devendo se ater aos valore de R9 ou R11 que devem ser sempre de baixo valor ou se preferir excluidos, para nao "endurecer " muito o chavear do Igbt..

obs,: nao conheço detalhes do Igbt, mas se apenas essa tensão for suficiente, com certeza funcionara..

abraço

post-396135-0-81624700-1392389110_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo v. pode chavear sem problema  com um transistor ou ainda melhor com um optoaclopador como o 4n25. lembrando q apenas deves ter uma fonte de 15v com seu Gnd junto com a do circuito. Uso esse circuito sem problema , so devendo se ater aos valore de R9 ou R11 que devem ser sempre de baixo valor ou se preferir excluidos, para nao "endurecer " muito o chavear do Igbt..

obs,: nao conheço detalhes do Igbt, mas se apenas essa tensão for suficiente, com certeza funcionara..

abraço

 

Olá, Cesar. Obrigado pelas sugestões.

Simulei as duas no proteus e a primeira com o opto funcionou. A segunda opção com o transistor, a saída foi de 4.25V e não um pulso de 15V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, nao confie cegamente no simulador, ele te da uma boa ideia do funcionamento , mas as vezes engana.. tente faze-lo na pratica.. qq coisa baixe o r10 ..

 

Cesar, estive observando, está correto o simulador. A tensão no emissor é a tensão da base menos 0,7. Nessa configuração não há como ter 15V na saída, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro , você esta certo, desculpe!! nao tinha nem me atentado.. bom.. deixo te perguntar, você nao quer usar opto e sim transistor? sempre opto é melhor , ele isola o teu pic dessa tensão.

pode usar um par de bc547  ou  em outro caso um bc547+bc557 por exemplo, so nao sei a sua disponibilidade de componentes...

ha,,tb se você precisa de um pouco de corente, ou so a tensão acionara tranquilamente....

post-396135-0-05700500-1392600671_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro , você esta certo, desculpe!! nao tinha nem me atentado.. bom.. deixo te perguntar, você nao quer usar opto e sim transistor? sempre opto é melhor , ele isola o teu pic dessa tensão.

pode usar um par de bc547  ou  em outro caso um bc547+bc557 por exemplo, so nao sei a sua disponibilidade de componentes...

ha,,tb se você precisa de um pouco de corente, ou so a tensão acionara tranquilamente....

 

Ok! Estou tendendo a utilizar o opto mesmo principalmente pela questão do isolamento. Estava a procura de algo mais simples e compacto com transistor, pois irei chavear 12 IGBTs, com corrente muito baixa (100nA) e pulso de tensão de 15 a 20V. E acrescentar mais transistores parece aumentar ainda mais o n° de componentes e espaço. De qquer forma, obrigado pelas ideias, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...