Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Leandro DL

Dúvida em queda de tensão nos diodos

Recommended Posts

Me deparei com uma dúvida durante um desenho de um circuito:

Qual o parâmetro no datasheet indica a tensão de queda de um diodo? Seria o "Forward Voltage"?

Fiz uns testes com diodos rápidos e estes tiveram uma queda de cerca de 0,24V com corrente de 50mA, porém como é um projeto que estou desenvolvendo, gostaria de saber qual o parâmetro seguir.

Conto com ajuda de todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A queda de tensão aproximadamente da dopagem de germânio é 0,3 V e de silício é 0,7 V.

O diodo rápido é chamado de diodo túnel que opera na faixa dos GHz somente em uma tesão muito baixa e aumenta a corrente e na resistência negativa polarizado reversalmente.

Editado por felipe236

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • A queda de tensão aproximadamente da dopagem de germânio é 0,3 V e de silício é 0,7 V.

    O diodo rápido é chamado de diodo túnel que opera na faixa dos GHz somente em uma tesão muito baixa e aumenta a corrente e na resistência negativa polarizado reversalmente.

    Diodos retificadores chamados de "Fast Recovery" e os "Schottky" possuem uma queda de tensão menor que 0,7V quando polarizados diretamente.

    Nos testes que eu fiz na bancada, essa tensão ficou por volta de 0,22V propavelmente aumentando um pouco com uma corrente maior (esse teste eu não fiz).

    Como estou desenvolvendo um projeto que irá utilizar essa queda de tensão para monitorar a saída da fonte, gostaria de saber qual o parâmetro que devo seguir no datasheet para encontrar tal valor de queda.

    Acredito que os diodos "Fast Recovery" e os "Schottky" são de silício. Se forem, parecem não seguir a regra dos 0,7V.

    Por esta razão, continuo com minha dúvida.

    Aguardo ajuda.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    E lembre-se sempre que todo o diodo tem uma componente desse Vd dependente da corrente.. A tensão total em um diodo em condução consiste de uma tensão relativa a barreira de potencial, associada em série com uma fonte do tipo VRD =Rd x Id.. A tensão Vd vai depender, em parte, da corrente passante pelo diodo..

    Veja ai, como exemplo, o gráfico da tensão Vd x corrente Id de um diodo 1N4148..

    VdxIddiodo1N4148.jpg

    Cuide portanto com a questão da tensão de 0,7 Volts para silício pois ela bem pode chegar a 1 Volt com menos de 0,2A nesse caso ai... E também tem alguma dependência com a temperatura ambiente..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×