Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
dltccorreia

Amplificar Microvolts com THAT 1510

Recommended Posts

Boa noite a todos :)

Tenho que adquirir tensão na ordem dos microvolts (proveniente de uma celula fotovltaica) para uma placa de aquisição de dados. Acontece que a placa apenas começa a ler por volta dos 100milivolts...

Pensei então em amplificar a tensão e foi me aconselhado pelo professor o uso do ampop THAT 1510 (visto ser "imune" a ruido).

Datasheet do ampop: http://www.thatcorp.com/datashts/THAT_1510-1512_Datasheet.pdf

De acordo com o datasheet eu fiz a seguinte montagem: http://imageshack.us/photo/my-images/201/that.png/

No entanto parece nao estar a funcionar corretamento, pois o sinal que queria amplificar (5 a 20 microvolts) nao aparece na saida. Apenas consigo ter ganhos lineares quando meto na entrada do ampop 20 milivolts.

Alguem ja fez montagens com este amplificador? Estou a fazer algo de errado?

Liguei todas os grounds ao ground da font que alimenta (+15 e -15v) o ampop.

Depois a ontra massa no condensador de 47uF liguei a placa de aquisicao de dados visto ser de lá que envio os microvolts para o amplificador.

Ainda tentei fazer mais um andar com outro that, mas liguei a saida de 1 na entrada do outro e n funcionou :(

Agradecia muito a ajuda.

Cumprimentos,

Daniel Correia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse opamp não é imune a ruido, mas sim tem baixo ruido na saída. Esse opamp é para aplicações em áudio e o circuito no datasheet é usado para entrada balanceada (diferencial).

Se o circuito é para áudio, significa que vai funcionar para CA e não CC.

Sua amplificação seria para CC?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Esse opamp não é imune a ruido, mas sim tem baixo ruido na saída. Esse opamp é para aplicações em áudio e o circuito no datasheet é usado para entrada balanceada (diferencial).

    Se o circuito é para áudio, significa que vai funcionar para CA e não CC.

    Sua amplificação seria para CC?

    Seria para amplifiar 5 a 20 microVolts CC :mellow:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×