Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
tuan

Quero fazer Raid 0 com 4x SSDs, E agora?

Recommended Posts

Bom pessoal, estou para entrar no clube dos SSDs também. Tênho dúvidas me matando aqui e talvez poucos poderiam ajudar, mas vamos lá.

Eu tenho a Mobo ASRock Z68 Extreme4 Gen3, muito boa por sinal, faz over cavalo e tal, mas nesses últimos dias pensei em comprar um SSD de 240GB. Notei que podia dobrar a velocidade dos SDDs apenas fazendo Raid 0. Então, como o preço é um abuso, fui correndo vêr as com capacidade menor, porém com velocidade idêntica. Encontrei a Corsair force GT no Brasil facilmente, até com preço "marron meno", R$289 no ML.

Aí vem a dúvida, quero fazer Raid 0 com 4x SSDs Corsair Force GT, de 60GB... Será que vai dar algum conflito ou incompatibilidade na minha placa-mãe, já que são dois controladores diferentes cuidando de 2 portas 6gbps cada um?

Muito obrigado a quem puder ajudar e também apóie, caso tenha a mesma dúvida, já que essa questão vale para quase todas as placas com 2 controladores diferentes para 4 portas sata 6gbps (ou mais)...

Putz, publiquei no lugar errado. Alguém, por gentileza, pode movê-lo para o tópicos de HDs? Obrigado.

Editado por tuan

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Vamos lá pessoal!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Esse Chipset da Marvell não suporta RAID (Segundo o site da AsRock) , então nesse caso só sobra os nativos da Intel mesmo , ou seja 2.

    Dá uma pesquisada pra ver se vale a pena RAID em SSD , eu acho totalmente desnecessário , já que um SSD bom hoje em dia consegue 550MB/s de leitura e escrita também bem alta , qualquer velocidade acima disso acho que não vale o dinheiro gasto.

    Lembrando que RAID desativa o TRIM do SSD , ou seja com o tempo dele vai perder desempenho.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Dá uma olhada nos SSDs da kingston Hyper-V sata3, são muito bons de custo/benefício, por 350 reais você leva um de 60 Gb com 550MB de read e 460 de write, não tá no nível dos tops, mas pelo que tá se pagando nele é incrível. Dois deles pareados em RAID com um i5 e 4-8GB de ram em dual channel você terá um computador ALIENÍGENA.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Valeu Galera! Vou avaliar com cuidado tudo o que disseram.

    Nossa, mas sem o TRIM ferra tudo, o SSD fica com vida útil muito afetada...

    Tem notícias de 2011 falando que o TRIM foi adicionado ao Raid, mas tá complicado saber como isso realmente foi incorporado. Minha placa é do ano passado, vou dar uma pesquisada.

    Editado por tuan

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×