Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Npk

I7 3820 Vs I7 3770K

Recommended Posts

Olá pessoal do Clube do Hardware, sou novo no fórum mais acompanho o site há um tempo, sempre dando uma olhada nos testes e tirando dúvidas a respeito de tecnologias e plataformas, mas desta vez fui obrigado a me cadastrar para poder criar esse tópico, pois não encontrei referencia sobre o assunto em nenhum lugar.

Embora no título o assunto pareça simples meu objetivo não é discutir sobre o desempenho geral dos dois processadores, e sim o que eles têm para oferecer, ficou confuso? Eu explico...

O I7 3820 é um processador sandy bridge-e, que esta uma geração atrás do i7 3770k, porém ele possui mais pistas pci express 3.0 que o I7 3770K que pertence a atual geração.

E não para por ai o sandy bridge-e faz quad channel enquanto o ivy bridge faz apenas dual channel.

Minha escolha pela Intel e o i7 foi por apenas um motivo o pci express 3.0, como eu estou montando uma maquina a partir do zero resolvi me basear na tecnologia utilizada pela amd/nvidia em seus novos chips gráficos, para não ter que fazer um upgrade mais cedo que o necessário.

Já tem um tempo que eu venho observando que a maioria dos processadores I7 da intel, não possui pista pci express suficiente para fazer um sli/crossfire decente, sempre achei isso ridículo pois esses processadores custam o "olho da cara" e não fazem o que um phenom II x4 aliado a uma boa placa mãe consegue fazer.

De tudo que eu vi sobre o ivy bridge até agora só três coisas me agradaram, o fato dele ser compatível com o Lucid Virtu Universal Mvp(aliado ao novo e potente chip gráfico do processador), o socket já que no caso do sandy bridge-e é algo que pelo visto já nasceu morto, e o novo formato de fabricação de 22nm.

A principal pergunta e a que não quer calar é, vale a pena pagar caro por um processador que não consegue fazer um sli a 16x?

Por que eu nunca vi ninguém chiando sobre isso? Não é importante ter pistas pci express o suficiente para realizar um sli/crossfire a 16 x?

Levando tudo isso em consideração qual processador vale mais a pena levar para casa ?

Editado por Npk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, vamos por partes:

- Dual channel e quad channel não quer dizer muita coisa, só vai ter diferença significativa entre os dois em alguns poucos programas específicos.

- PCI-E 3.0 hoje só dá diferença significativa em alguns aplicativos de renderização que, obviamente, utilizam a GPU.

- SLI/CF em x16/x16 tem praticamente o mesmo desempenho de um em x8/x8 ou x16/x4.

- Se não me engano ainda vão lançar os Ivy Bridge-E para o socket LGA 2011.

- O i7 3770K é cerca de 5~10% mais forte que o i7 3820, e ainda consome menos. Além disso, tem placas mãe com preços mais razoáveis. Dito isso, acho que o i7 3770K é uma melhor opção.

- O Virtu MVP parece ser interessante, mas lembro de ter lido (acho que foi o jonny_br que disse) que a qualidade de imagem não fica muito boa se o MVP estiver funcionando com uma VGA forte.

De qualquer forma, se estiver pensando em over, um i7 2600K/2700K talvez seja uma melhor opção.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Se não faz muito sentido ter pistas express para fazer sli a 16x acho que não tem muito sentido comprar um i7, estou pensando em pegar um i5 ivy bridge só para garantir o pci express 3.0 e não precisar fazer upgrade, afinal investir em algo ultrapassado não gira.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Eu andei pensando e me lembrei que quero rodar emulador no novo pc, acho que a melhor alternativa é um i7 mesmo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    eu tô montando um micro do zero e optei pelo lga2011 porque o 1155 já tá morto! os haswell vai vir com soquet lga1156 se eu não me engano e a intel irá lançar os novos ivy bridge extreme com soquet lga2011... 4930, 4960 e por aí vai.

    Comprei um 3820 e uma mobo dx79si.

    O processador vai me atender por uns tempos (3930x tava caro demais) quando precisar trocar vai ser só o processador porque a placa mãe apesar de ser cara (1500 conto) vai ter uma vida beeem longa com os ivy - e.

    Apesar da plataforma cara acho q fiz um bom investimento... tomara né

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Eu só acho muito caro para o desempenho que você vai ter, pois o i7-3820 só tem quatro núcleos e é similar ao i7-2600K, que daqui a um mês, com o lançamento dos Haswell em junho, vai ficar duas gerações defasado. Mesmo hoje, um combo de placa-mãe e i7-3770K fica consideravelmente mais barato e mais forte do que o i7-3820 com uma placa-mãe de 1500 reais.

    Se fosse para escolher a plataforma LGA 2011, você poderia ter feito o contrário, comprado o i7-3930K por 1.500,00 reais e uma placa-mãe da Gigabyte por 800,00 (Eu me baseio pelo Boa Dica, mas se você invertesse ia sair mais ou menos seis por meia dúzia). Aí você teria os seis núcleos do i7-3930K - mais fortes em single thread do que os quatro núcleos do i7-3820 - pelo mesmo preço. Realmente ficaria invocado. Não sei se a placa-mãe da Gigabyte tem algo de errado, mas eu já pesquisei e me pareceu muito boa. Tem uma de 1000 reais que ganhou prêmio e tudo. Mas mesmo assim o i7-3770K ganha em várias situações do i7-3960X, que é ainda mais caro do que o i7-3930K. Daqui a menos de um mês, quando lançarem o Haswell i7-4770K, ele provavelmente vai ganhar em muitas situações do Ivy Bridge-E topo de linha, então já estão dizendo que o soquete LGA 2011 vai virar um nicho muito pequeno, porque não vale tanto a pena assim.

    Eu só falo isso porque pode ser que você ainda não tenha montado o micro, esteja tudo lacrado na caixa e você tenha facilidade para fazer uma troca. De repente você pode se decidir por outro caminho. Uma coisa que o pessoal sempre fala aqui no fórum é que sacrificar o micro atual pensando no micro futuro é roubada, porque daqui a dois / três anos o cenário muda, você acaba trocando de plataforma e nesse meio tempo você ficou com um micro pior do que poderia ter comprado. Só em alguns casos vale a pena escolher a plataforma já pensando no upgrade.

    Independentemente do custo benefício, a sua plataforma vai ficar muito boa, até porque o Sandy Bridge já virou clássico. Também é só a minha opinião, porque tem overclock e outras coisas que são mais fáceis no LGA 2011.

    ***

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    valeu Contiusa, sempre me ajudando

    minha intenção era um 3770k, mas a loja física onde eu recorri não tinha daí eu pensei no lançamento dos ivy bridge-e e preferi o 3820 (lga2011).

    você acha então q o 4770k vai ser melhor q os ivy bridge-e? então é melhor esperar os haswell? sem mencionar o novo chip gráfico 5200 q vão vir neles (se não estou enganado será duas vezes melhor q o 4000)...

    Acha q fiz um mal negócio?

    Putz... bateu um desgosto agora :/

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    valeu Contiusa, sempre me ajudando

    minha intenção era um 3770k, mas a loja física onde eu recorri não tinha daí eu pensei no lançamento dos ivy bridge-e e preferi o 3820 (lga2011).

    você acha então q o 4770k vai ser melhor q os ivy bridge-e? então é melhor esperar os haswell? sem mencionar o novo chip gráfico 5200 q vão vir neles (se não estou enganado será duas vezes melhor q o 4000)...

    Acha q fiz um mal negócio?

    Putz... bateu um desgosto agora :/

    Fala, Pablo, pelos comentários gerais, tudo indica que o i7-4770K vai manter o padrão atual e bater o Ivy Bridge-E em muitos cenários. Só vale mesmo a pena para quem faz edição de vídeo pesada, ou com muita banda de memória, ou então quem usa SLI ou Crossfire de três ou mais VGAs topo de linha (para três monitores 3D, eu assumo).

    A única vantagem do LGA 2011 são os processadores com seis núcleos, que é um luxo e um sonho de consumo, mas eu nem sei até que ponto um i7-3930K seria melhor do que um i7-3770K no geral, pois este último é 6,4% mais forte em single thread. Eu pessoalmente gosto da ideia de ter seis núcleos, porque eu vim de um Phenom II 1090T, então, se eu tivesse grana, talvez eu comprasse um i7-3930K no lugar de um i7-3770K, mas vou dizer que seria uma decisão apertada e que me faria pensar várias vezes antes de fazer a compra.

    No seu caso, se já estiver montado ou aberto, você podia ir na loja e ver se tem algum jeito de fazer a troca e levar um i7-3930K (que deve estar o mesmo preço da placa-mãe que você comprou) e uma placa-mãe por volta do valor do processador que você comprou. Ia ficar elas por elas e você ganharia dois núcleos Intel de lambuja (maravilha!). Ou então trocar por um combo i7-3770K (se eles forem receber ou encomendar) e gastar a diferença em um cooler H100 da Corsair ou similar, uma boa placa de som, essas coisas, porque você encontra uma senhora placa-mãe Z77 por menos de mil reais. O 3820 custa mais ou menos a mesma coisa de um 3770K.

    Caso não dê para fazer nenhuma das trocas, no final do ano já vai dar para saber como o i7-4770K vai se comportar contra o Ivy Bridge-E. Aí você pode vender o seu combo e comprar o i7-4770K. deve até sobrar, porque o LGA 2011 é mais caro, especialmente a placa-mãe. Mas se você quiser continuar com um LGA 2011, só troque por um hexacore. Caso contrário, eu venderia e compraria o Haswell. Eles são mais fortes núcleo por núcleo do que qualquer outro processador Intel, ou seja, do mercado (até onde eu sei).

    Boa sorte!

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    liguei pro dono da loja agora pouco, ele disse q não consegue trocar pra mim daí vou ficar no 2011 mesmo. Vou ficar com 3820 com Cooler box (consegui de brinde) por enquanto... quando ele apanhar pego logo um ivy extreme top. Penso eu q não vou conseguir vender fácil esse combo.

    O q acha?

    http://www.arsenalgamer.com.br/?cod=blog/18/

    dá uma olhada nesse link aí

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    liguei pro dono da loja agora pouco, ele disse q não consegue trocar pra mim daí vou ficar no 2011 mesmo. Vou ficar com 3820 com Cooler box (consegui de brinde) por enquanto... quando ele apanhar pego logo um ivy extreme top. Penso eu q não vou conseguir vender fácil esse combo.

    O q acha?

    http://www.arsenalgamer.com.br/?cod=blog/18/

    dá uma olhada nesse link aí

    Eu vi alguns testes mais detalhados e vai ser mais ou menos o que os Ivy Bridge ganharam em cima dos Sandy Bridge – uns 10% em single thread. A única questão de fazer o upgrade para o Ivy Bridge-E é que você não só vai perder uma grana ao vender o 3820 como vai ter que morrer em mais 1500 reais para comprar o hexacore mais barato. Como eu falei, quad core LGA 2011 é furada. Ou seja, coloque aí uns 900/1000 reais só para fazer o upgrade. Por outro lado, se você vender o seu combo com um desconto camarada, você não só troca por um combo de i7-4770K sem tirar um centavo do bolso como ainda deve sobrar uma grana para comprar um cooler, e então você vai ter um processador muito melhor do que o que você tem agora e igual ou melhor do que o hexacore Ivy Bridge-E mais barato que for lançado no fim do ano. Aqueles topos de linha esqueçe, porque custam uns 3 mil reais e ainda assim vão perder em várias situações para o i7-4770K.

    Sei lá, manter a plataforma LGA 2011 e fazer o upgrade vai fazer um buraco no seu bolso para ficar um pouquinho melhor (se ficar) do que o i7-4770K, que vai sair “de graça”. A questão é essa. Tudo bem que você vai perder uma placa-mãe de 1500 reais, mas é como eu falei, qualquer placa-mãe Z87 de até mil reais que sair com os Haswell vai ser show de bola do mesmo jeito.

    É o que eu penso... Mas agora você tem tempo para esperar com calma e ver como vão estar as coisas no fim do ano. Aí você tira as dúvidas aqui no fórum.

    ***

    -----edit-----

    eu editei o valor que você gastaria com o upgrade

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    valeu agradeço muito pela ajuda. Vou aguardar e ver no q dá

    a questão é: moro no interior... difícil vai ser achar um comprador

    "A única questão de fazer o upgrade para o Ivy Bridge-E é que você não só vai perder uma grana ao vender o 3820 como vai ter que morrer em mais 1500 reais para comprar o hexacore mais barato. "

    Não entendi essa parte amigo

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Eu não sei se o Mercado Livre é uma boa, mas é só ficar ligado nos fóruns que sempre tem alguém precisando de uma boa plataforma mas sem dinheiro para pagar o preço full. É só se atentar às regras do fórum em particular e estar no lugar certo na hora certa!

    Boa sorte!

    ***

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    qualquer coisa me avisa aqui neste fórum. Se não puder tudo bem já me ajudou pra caramba...

    só q não sei como cv em particular com alguém do cdh

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    qualquer coisa me avisa aqui neste fórum. Se não puder tudo bem já me ajudou pra caramba...

    só q não sei como cv em particular com alguém do cdh

    Sem problemas, é um prazer poder ajudar. Qualquer coisa eu te dou um toque. Abraço!

    ***

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×