Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
tavinhovidal

Android na faixa de R$400

Recommended Posts

Vejo dúvidas bastante similares com essa principalmente aqui pelo fórum, mas estou na busca de um Android nesta faixa de preço. Tenho um Samsung Wave 533 e o OS dele me deixa decepcionado (Bada, da própria Samsung), o que me fez querer ir atrás de um Android de entrada.

Tenho em mente o ZTE V880 Blade e o Samsung Galaxy Y, apenas. Estava quase decidido em comprar o ZTE depois de várias buscas, mas ainda estou aberto a achar algum outro pois não tenho certeza. Vi algo sobre o LG Optimus One também, o qual achei lindo, mas não o acho nessa faixa em sites confiáveis. Alguma outra sugestão de Android de entrada?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho em mente o ZTE V880 Blade e o Samsung Galaxy Y, apenas.

Vi algo sobre o LG Optimus One também, o qual achei lindo, mas não o acho nessa faixa em sites confiáveis.

Nessa faixa tem o Galaxy 551 com teclado físico (só que até 500 tem numa loja não tão conhecida no buscapé) e o Galaxy 5 (sem teclado), mais ou menos o mesmo hardware e com desempenho um pouco mais limitado, mas fazem tudo que prometem; comparação deles: http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=3371&idPhone2=3515

Com desempenho já um pouco melhor, tem o Galaxy Y e o Galaxy Mini, comparação dos dois: http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=4117&idPhone2=3725

Se for pra gastar um pouco mais, entre 580-630, é possível comprar pelo Extra (buscapé) os aparelhos Xperia Mini, Xperia Mini Pro e Sony Ericsson Live Walkman, os três com basicamente o mesmo hardware que é muito melhor que todos os outros citados aqui no tópico. Comparação dos Mini: http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=3947&idPhone2=3713

Especificações do Live Walkman: http://www.gsmarena.com/sony_ericsson_live_with_walkman-4111.php

Não confundam com Xperia X10 Mini e Xperia X10 Mini Pro (com teclado). Esses dois tem configurações semelhantes às dos Galaxy 5 e 551, mas com uma câmera bem melhor e com flash: http://www.gsmarena.com/compare.php3?idPhone1=3125&idPhone2=3147

Esses são mais baratos, mas possuem uma UI que não me agrada muito, utilizam uma versão mais antiga do Android. Podem ser encontrados por menos de 400 no buscapé.

---------------------------

EDIT

--------------------

Foi mal... Achei que a faixa fosse 500 e não 400. Os Xperia Mini mais novos, o Live Walkman e o Galaxy 551 estão rozoavelmente acima da faixa que você pediu...

Editado por KenxirC

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não citei nada do ML porque ele pediu sites mais confiáveis, e esse vendedor em particular está com uma reputação bem ruim... Imaginei que o tavinhovidal fosse querer lojas mais conhecidas como Extra, Ponto Frio, Walmart, etc que aparecem em sites como o Buscapé... Mas se for até uns R$500-530, dá pra encontrar com vendedores melhores no ML tmb.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Eu não citei nada do ML porque ele pediu sites mais confiáveis, e esse vendedor em particular está com uma reputação bem ruim... Imaginei que o tavinhovidal fosse querer lojas mais conhecidas como Extra, Ponto Frio, Walmart, etc que aparecem em sites como o Buscapé... Mas se for até uns R$500-530, dá pra encontrar com vendedores melhores no ML tmb.

Exato. Até uso o Mercado Livre como campo de busca pra aparelhos, mas como seria praticamente apenas meu segundo smartphone (se é que posso chamar um wave de smartphone), eu só não quero arriscar com garantia e etc.

KenxirC, valeu pelas recomendações mesmo sendo acima da faixa de preço. Já tinha visto o Live Walkman também, aqui mesmo em um outro tópico, acho.

Sobre desempenho: O ZTE (brasileiro) tem processador de 600MHz com 256MB de ram e o Galaxy Y de 832MHz. Faz muita diferença? As vantagens do ZTE são a resolução e tela melhores que o Galaxy Y, por exemplo, mas quanto ao desempenho não sei avaliar muito...

BTW, também tenho medo de comprar um que fique muito desatualizado rapidamente (meu wave ficou pra trás na atualização da Samsung). Algum deles tem uma config boa o suficiente pra se pensar em atualizações futuras do OS? (já vi no youtube roms do ice cream sandwich pro V880, mas não são estáveis e tal).

O Live Walkman já fugiu um pouco da faixa de preço que eu queria mesmo, mas achei ele fantástico. O Galaxy 551 tem teclado físico e só isso já me faz não querer ele, porque o meu Wave 533 tem teclado físico e não quero me limitar mais a um, visto que qualquer smartphone de ponta hoje não tem...

Editado por tavinhovidal

Compartilhar este post

Link para o post
    Exato. Até uso o Mercado Livre como campo de busca pra aparelhos, mas como seria praticamente apenas meu segundo smartphone (se é que posso chamar um wave de smartphone), eu só não quero arriscar com garantia e etc.

KenxirC, valeu pelas recomendações mesmo sendo acima da faixa de preço. Já tinha visto o Live Walkman também, aqui mesmo em um outro tópico, acho.

Sobre desempenho: O ZTE (brasileiro) tem processador de 600MHz com 256MB de ram e o Galaxy Y de 832MHz. Faz muita diferença? As vantagens do ZTE são a resolução e tela melhores que o Galaxy Y, por exemplo, mas quanto ao desempenho não sei avaliar muito...

BTW, também tenho medo de comprar um que fique muito desatualizado rapidamente (meu wave ficou pra trás na atualização da Samsung). Algum deles tem uma config boa o suficiente pra se pensar em atualizações futuras do OS? (já vi no youtube roms do ice cream sandwich pro V880, mas não são estáveis e tal).

O Live Walkman já fugiu um pouco da faixa de preço que eu queria mesmo, mas achei ele fantástico. O Galaxy 551 tem teclado físico e só isso já me faz não querer ele, porque o meu Wave 533 tem teclado físico e não quero me limitar mais a um, visto que qualquer smartphone de ponta hoje não tem...

Opa! Então, o 551 tem qwerty físico mas tem teclado touch tmb e a tela um pouco maior que o Galaxy 5, mas pelo preço não compensa a menos que a pessoa queira muito o teclado físico e/ou a tela um pouco maior. Praticamente com as mesmas configurações, vale a pena pegar o G5 que pode ser encontrado por menos de 300, mas acho que não em lojas tão conhecidas... E só saiu atualização oficial pra ele até o Android Froyo 2.2.2, parece que pro 551 já tem o 2.3.

Acho que o Blade e o Galaxy Mini possuem desempenhos mais equilibrados que o Galaxy Y, isso porque apesar de o Y ter um processador mais rápido (830 MHz ARMv6 contra 600 MHz ARMv6) e ser de fato mais rápido em algumas funções, pelo que li ele não possui GPU ativa (processamento gráfico) podendo perder para os dois que possuem a GPU Adreno 200 em aplicativos com gráficos mais pesados. Mas se você fizer root no Y e instalar o aplicativo chainfire 3D (esse é o mais famoso, mas devem existir outros com a mesma finalidade), você consegue melhorar o desempenho do aparelho em jogos, por exemplo, e vai ter um cel com processador mais potente.

Quanto às atualizações de OS, com exceção dos Xperia que citei (assim como o restante da linha Xperia 2011), acho pouco provável que qualquer um desses aparelhos receba alguma atualização oficial daqui pra frente. Nem é uma questão de se o hardware seria capaz de suportar ou não, é simplesmente a política das fabricantes pra te fazer comprar aparelhos novos. Mas até pro Galaxy 5 tem roms alternativas muito boas sendo desenvolvidas, inclusive do ICS, basta você assumir os riscos e pesquisar bem antes de tentar qualquer mudança no seu aparelho. É provável que ainda melhorem as roms de ICS pro Blade, com o tempo as comunidades dedicadas a isso vão pegando as manhas e corrigindo os bugs.

Mas esse lance de 256MB de RAM no Blade brasileiro, é certo mesmo isso?? Eu desconheço que tenha essa mudança no hardware dele, porque deveriam ser 512MB... O Galaxy Mini e o Y possuem 384 e 290 respectivamente, segundo o GSM Arena, mas não sei a real quantidade de memória RAM que fica livre assim que você inicia o parelho, considerando os processos que já são executados constantemente nos aparelhos. No GSM Arena diz que o Y tem 290MB de RAM disponível para o usuário (para abrir novos aplicativos), enquanto que para o Mini apenas cita 384MB...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Opa! Então, o 551 tem qwerty físico mas tem teclado touch tmb e a tela um pouco maior que o Galaxy 5, mas pelo preço não compensa a menos que a pessoa queira muito o teclado físico e/ou a tela um pouco maior. Praticamente com as mesmas configurações, vale a pena pegar o G5 que pode ser encontrado por menos de 300, mas acho que não em lojas tão conhecidas... E só saiu atualização oficial pra ele até o Android Froyo 2.2.2, parece que pro 551 já tem o 2.3.

Acho que o Blade e o Galaxy Mini possuem desempenhos mais equilibrados que o Galaxy Y, isso porque apesar de o Y ter um processador mais rápido (830 MHz ARMv6 contra 600 MHz ARMv6) e ser de fato mais rápido em algumas funções, pelo que li ele não possui GPU ativa (processamento gráfico) podendo perder para os dois que possuem a GPU Adreno 200 em aplicativos com gráficos mais pesados. Mas se você fizer root no Y e instalar o aplicativo chainfire 3D (esse é o mais famoso, mas devem existir outros com a mesma finalidade), você consegue melhorar o desempenho do aparelho em jogos, por exemplo, e vai ter um cel com processador mais potente.

Quanto às atualizações de OS, com exceção dos Xperia que citei (assim como o restante da linha Xperia 2011), acho pouco provável que qualquer um desses aparelhos receba alguma atualização oficial daqui pra frente. Nem é uma questão de se o hardware seria capaz de suportar ou não, é simplesmente a política das fabricantes pra te fazer comprar aparelhos novos. Mas até pro Galaxy 5 tem roms alternativas muito boas sendo desenvolvidas, inclusive do ICS, basta você assumir os riscos e pesquisar bem antes de tentar qualquer mudança no seu aparelho. É provável que ainda melhorem as roms de ICS pro Blade, com o tempo as comunidades dedicadas a isso vão pegando as manhas e corrigindo os bugs.

Mas esse lance de 256MB de RAM no Blade brasileiro, é certo mesmo isso?? Eu desconheço que tenha essa mudança no hardware dele, porque deveriam ser 512MB... O Galaxy Mini e o Y possuem 384 e 290 respectivamente, segundo o GSM Arena, mas não sei a real quantidade de memória RAM que fica livre assim que você inicia o parelho, considerando os processos que já são executados constantemente nos aparelhos. No GSM Arena diz que o Y tem 290MB de RAM disponível para o usuário (para abrir novos aplicativos), enquanto que para o Mini apenas cita 384MB...

Sobre o Blade brasileiro, é verdade sim. O europeu/americano (não sei especificar qual) tem 512MB e Amoled, mas o brasileiro (não sei porquê cargas d'água) tem 256MB e display TFT. http://www.androidz.com.br/forum/topic/11350-zte-blade-v880/

Sobre o OS já até imaginei que não fosse com atualização oficial mesmo, mas se a config permitiria uma "esperança" que saia alguma rom estável. E, na verdade, a pergunta é por quanto tempo daria pra aguentar um Froyo até não se tornar totalmente obsoleto? Não pra ser atualizado pro ics mesmo, mas pra comprar um agora pra ter um um tempo de uso pequeno (começar a ser deixado de lado em aplicativos e etc) acharia melhor esperar mais um pouco.

Não sei se posso afirmar isso com certeza pois nunca tive um OS com jogos decentes, mas como nunca fui fã de jogos em cel, talvez eu nem me importe pra desempenho com relação a eles e sim mais a aplicativos e internet mesmo. Enfim, acho que ficou entre o Y, Blade e G5 mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah que coisa hein, eles têm que piorar os aparelhos brasileiros, rsrs... Fazer o que, né...

Mals que eu não tinha entendido muito bem sua pergunta sobre o OS, mas acho que todos eles podem vir a suportar uma ROM baseada no ICS de forma estável e funcional sim. Talvez fique um pouquinho lento em alguns casos, mas nada que impeça o uso do aparelho no dia-a-dia.

O Froyo ainda deve aguentar um bom tempo com todos os aplicativos que já existem pra ele, assim como todas as funções smart do seu phone continuarão a funcionar devidamente, mas pode ser que novos aplicativos comecem a ficar mais raros...

A Galaxy 5 tem a vantagem de uma comunidade grande de desenvolvedores de roms alternativas, assim como o Galaxy Mini provavelmente deve ter por sua popularidade.

Entre eles eu iria de Mini, apesar da tela com menor densidade de pixels e menos cores. Mas essa dúvida você tira testando as telas dos dois nas lojas. O Mini possui tela maior e com dual touch, possibilitando pinch to zoom e jogar alguns emuladores (se você é fan dos antigos Snes, Genesis, GBA - com root talvez rode tmb PSX e N64 - pode ser que você passe a gostar de jogos no cel =D) e jogos próprios do Android de maneira mais apropriada, assim como utilizar outros aplicativos que necessitem de dois toques. Também existe atualização oficial para Gingerbread 2.3 pra ele, mas ele vem com 2.2 de fábrica. Mas muitas lojas brasileiras já vendem o aparelho atualizado...

Vi um usuário do Blade comentando em outro tópico que, apesar de ser mais lento pra certas coisas, a navegação na internet parece ser melhor no Blade do que no Y, mas eu não posso confirmar...

Editado por KenxirC

Compartilhar este post

Link para o post

A primeira versão de Blade tinha Amoled e 512MB de RAM (travadas em 256, mas podendo ser destravadas por um outro processo), a segunda versão vinha com 512MB mas tela em TFT. Já a versão chinesa (a mesma que a nossa) é fabricada com 256MB de RAM e tela em TFT.

Eu acho que a navegação é melhor que do Galaxy 5, do Y eu não sei dizer porque não experimentei. Mas a lentidão é realmente maior.

Mas se possível, economizaria um pouco mais e levaria o Xperia Mini Pro do ML mesmo. Principalmente pela atualização oficial e hardware superior, e ainda, o teclado físico pode compensar um pouco a tela pequena, além de não estar muito acima do preço que quer, R$450~500.

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh, acho que foi seu comentário mesmo que eu tinha lido mikael, tinha entendido que a comparação era com o Y, mals de novo, hehe...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A primeira versão de Blade tinha Amoled e 512MB de RAM (travadas em 256, mas podendo ser destravadas por um outro processo), a segunda versão vinha com 512MB mas tela em TFT. Já a versão chinesa (a mesma que a nossa) é fabricada com 256MB de RAM e tela em TFT.

Eu acho que a navegação é melhor que do Galaxy 5, do Y eu não sei dizer porque não experimentei. Mas a lentidão é realmente maior.

Mas se possível, economizaria um pouco mais e levaria o Xperia Mini Pro do ML mesmo. Principalmente pela atualização oficial e hardware superior, e ainda, o teclado físico pode compensar um pouco a tela pequena, além de não estar muito acima do preço que quer, R$450~500.

Ah, o review do Blade na tua assinatura foi um dos que eu tinha visto nas minhas andanças pela internet atrás de informações sobre ele. hah

Tava pensando na possibilidade de esperar e economizar um pouco mais pra pegar outro, e além dos Xperia (mini pro e live with walkman, apesar de não ser muito fã dos designs da Sony Ericsson), vi o Motorola Defy Mini por R$600 e o LG Optimus One P500 por R$550. Algum dos dois valeria esperar um pouco mais pra comprar?

Editado por tavinhovidal

Compartilhar este post

Link para o post
    Ah, o review do Blade na tua assinatura foi um dos que eu tinha visto nas minhas andanças pela internet atrás de informações sobre ele. hah

Tava pensando na possibilidade de esperar e economizar um pouco mais pra pegar outro, e além dos Xperia (mini pro e live with walkman, apesar de não ser muito fã dos designs da Sony Ericsson), vi o Motorola Defy Mini por R$600 e o LG Optimus One P500 por R$550. Algum dos dois valeria esperar um pouco mais pra comprar?

Nenhum dos dois, ambos apesar de contarem com boa RAM (512MB) usam processadores a 600MHz, e acho que hoje, o melhor mesmo seria começar com um processador mais forte, pra garantir uma maior fluidez e melhor uso do smartphone.

Se você não gostou do Xperia Mini e Live, (e também não gostar do Neo V) olhe o Motorola Defy e Defy +, além do Galaxy W (são smartphones mais caros).

No seu lugar, eu juntaria mais um pouco pra pegar um smart melhor, se for possível, claro.

Compartilhar este post

Link para o post
    Ah que coisa hein, eles têm que piorar os aparelhos brasileiros, rsrs... Fazer o que, né...

Mals que eu não tinha entendido muito bem sua pergunta sobre o OS, mas acho que todos eles podem vir a suportar uma ROM baseada no ICS de forma estável e funcional sim. Talvez fique um pouquinho lento em alguns casos, mas nada que impeça o uso do aparelho no dia-a-dia.

O Froyo ainda deve aguentar um bom tempo com todos os aplicativos que já existem pra ele, assim como todas as funções smart do seu phone continuarão a funcionar devidamente, mas pode ser que novos aplicativos comecem a ficar mais raros...

A Galaxy 5 tem a vantagem de uma comunidade grande de desenvolvedores de roms alternativas, assim como o Galaxy Mini provavelmente deve ter por sua popularidade.

Entre eles eu iria de Mini, apesar da tela com menor densidade de pixels e menos cores. Mas essa dúvida você tira testando as telas dos dois nas lojas. O Mini possui tela maior e com dual touch, possibilitando pinch to zoom e jogar alguns emuladores (se você é fan dos antigos Snes, Genesis, GBA - com root talvez rode tmb PSX e N64 - pode ser que você passe a gostar de jogos no cel =D) e jogos próprios do Android de maneira mais apropriada, assim como utilizar outros aplicativos que necessitem de dois toques. Também existe atualização oficial para Gingerbread 2.3 pra ele, mas ele vem com 2.2 de fábrica. Mas muitas lojas brasileiras já vendem o aparelho atualizado...

Vi um usuário do Blade comentando em outro tópico que, apesar de ser mais lento pra certas coisas, a navegação na internet parece ser melhor no Blade do que no Y, mas eu não posso confirmar...

KenxirC,

o usuário do Blade disse sobre quais coisas o aparelho é mais lento? Para mim a referência de lento deve ser diferente da maioria, já que pretendo sair de um celular com 64 MB RAM/ processador 220 MHz Dual ARM 9/ Tela 240 x 320 pixels, 2.4 inches, 36 x 48 mm (~167 ppi pixel density). Ehehehehe!

Compartilhar este post

Link para o post

Paguei exatos R$ 374,99 no Galaxy Y e to rodando até jogo de Play 1 auhuahuahuah. Ok, a tela peca um pouco, mas não vi diferença até agora, as imagens são nítidas e um brilho bem adequado. Instalei o Chaifire pra jogos, ficou show de bola. E tem multi toque e uma versão do Android (2.3.6) atualizada. Pensei em pegar o Lg p350 optimus, mas o preço é quase o mesmo, mas o processador, o.s é inferior e a tela é a mesma resolução (260 mil cores). Ou seja, Galaxy Y né. Ja sobre outros aparelhos de um preço semelhante/características, não achei não. Comprei no mercado livre.

Compartilhar este post

Link para o post

tem o Genesis sk-s150, que é coreano, minha irmã comprou um branco no paraguai por 350,00, o celular está aqui comigo, estou instalando programas e deixando ele bem configurado para ela, e realmente me surpreendeu, o aparelho é muito bom, bem rápido, sem lags ou engasgos, tem proc snapdragon de 1.2Ghz, 512Ram tela de 4pol, cam 5mp, GPS, a única desvantagem é em relação a assistência técnica, pois se precisar só la na paraguai mesmo tem assist. da Genesis.... tem no ML por 459,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231767189-celular-genesis-sk-s150-smartphone-3g-wi-fi-gps-android-23-_JM

nesse forum tem um Review e opiniões de usuários: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=15&ved=0CJkBEBYwDg&url=http%3A%2F%2Fadrenaline.uol.com.br%2Fforum%2Fsmartphones-tablets-e-outros-dispositivos-moveis%2F392035-mini-review-celular-genesis-sk-s150.html&ei=1we1T4L0LsS46QHFpYzWDw&usg=AFQjCNFWaUNhx4Uj474wXCTaK1J63-aH8A

Editado por mikael92
    Duplicado

Compartilhar este post

Link para o post
    KenxirC,

o usuário do Blade disse sobre quais coisas o aparelho é mais lento? Para mim a referência de lento deve ser diferente da maioria, já que pretendo sair de um celular com 64 MB RAM/ processador 220 MHz Dual ARM 9/ Tela 240 x 320 pixels, 2.4 inches, 36 x 48 mm (~167 ppi pixel density). Ehehehehe!

Opa!

é, realmente você vai perceber muita diferença! hehehe

Qualquer um dos aparelhos citados provavelmente vai lhe parecer incrível, ainda mais com todas as funções do Android!

Então, na verdade eu que me confundi sobre um comentário que li, era uma comparação do Blade com o Galaxy 5. Ambos possuem configurações semelhantes, mas a tela do Blade deve ser bem melhor. E parece que pra navegação na internet ele supera o G5, mas não sei dizer do desempenho em geral... Devem ser desempenhos bem semelhantes...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais