Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multiplicador do processador travado em 6x


kandrakah

Posts recomendados

É a primeira vez que posto aqui e como não encontrei nada que entre claramente no meu problema estou criando o tópico(se o local for errado, por favor mudem para o local adequado).

Meu processador(Core 2 Duo E4600 de 2.4GHz) está com o multiplicador em 6x(Sendo o normal 12x), o que o faz rodar à 1.2GHz

Até aí tem muitos tópicos dizendo que é uma redução temporária e que quando se é necessário volta ao normal. O problema é que, mesmo rodando Aion, WinRar ou qualquer outra coisa ele continua com o multiplicador 6x...

Gostaria de saber o que faço para resolver isso.

NOTAS: Na BIOS ele relata que o processador é de o Core 2 Duo E4600 de 1.2GHz (200x6)

Maquina:

CPU: Core 2 Duo E4600 2.4GHz

Placa mãe: Gigabyte GA-945GCM-C2C F6a

VIDEO: Nvidia GeForce 9500GT

Memória: DDR2 2GB 667MHz

PRINTS:

aida64-01.jpg

cpuz01.jpg

cpuz02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualize a Bios da sua placa-mãe a mais nova revisão antes de fazer os testes..

rapaz, usa o cinebench com o CPU-z(que é menos fominha de recursos) deixe o CPU-z aberto pra medir a frequência do processador. Se não der 2.4 Ghz(multiplier em 12x), pode acontecer que alguém mexeu na BIOS.

Se o teste não der certo, um CLEAR CMOS pode resolver seu problema. Faça isso com o menor número possível de periféricos desconectados(um pouco de precaução :D).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

A BIOS já está na última versão disponível pela Intel/Gigabyte;

Clear CMOS já foi feito e também não funcionou;

Apenas eu opero a maquina, então alguém ter mexido na BIOS está descartada;

A BIOS da placa mãe Gigabyte GA-945GCM-C2C F6a, não tem opções ligadas à alteração do Multiplicador do processador(apenas do FSB que está em 200 - Original);

Como disse antes, mesmo com Aion(CryEngine), Winrar e outras coisas abertas, o multiplicador permanece em 6x, seja no Aida64, ou CPU-Z...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

A BIOS já está na última versão disponível pela Intel/Gigabyte;

Clear CMOS já foi feito e também não funcionou;

Apenas eu opero a maquina, então alguém ter mexido na BIOS está descartada;

A BIOS da placa mãe Gigabyte GA-945GCM-C2C F6a, não tem opções ligadas à alteração do Multiplicador do processador(apenas do FSB que está em 200 - Original);

Como disse antes, mesmo com Aion(CryEngine), Winrar e outras coisas abertas, o multiplicador permanece em 6x, seja no Aida64, ou CPU-Z...

Eu acredito em você, mas será que não dá pra forçar o multiplicador em 12x no setup da BIOS? E o enchanced speedstep tá ligado, não?

Se tudo acima estiver ok, teste o processador com outra placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito em você, mas será que não dá pra forçar o multiplicador em 12x no setup da BIOS? E o enchanced speedstep tá ligado, não?

Se tudo acima estiver ok, teste o processador com outra placa-mãe.

enchanced speedstep: Não há essa opção na BIOS;

Não há nenhuma opção referente ao multiplicador do Processador na BIOS(Apenas o FSB pode ser alterado).

Provavelmente terei que testar em outra placa-mãe e pegar outro processador LGA775 para fazer o teste inverso(Quem sabe não seja algum tipo de conflito...).

Mesmo assim, valeu pelas dicas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...