Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quanto cobrar para fazer uma manutenção preventiva no PC


Mr Gigabyte

Posts recomendados

Gostaria de saber o seguinte: se vou fazer uma manutenção preventiva no computador de um cliente doméstico posso cobrar o valor bruto? por exemplo:

Se eu fizer uma manutenção preventiva e cobrar 100reais com direito a suporte técnico gratis será que o cliente vai chorar? ele vai achar caro?

Lembrando que o PC tem garantia de 1ano. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em fazer assim:

Visita:$30,00(fazer pequenos reparos, retirar vírus e trocar o mesmo)

Manutenção:$60,00(fazer o reparo no computador hardware e software, limpeza, formatação do sistema e reparo do mesmo)

Bom, achei um preço legal já que não tenho curso superior e não sei de muita coisa meu conhecimento é médio pra avançado :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

????Isso é uma loucura. voce deve considerar todos os seus custos e isso é uma coisa que deve ser feita de forma bem pensada.

Existem serviços que demoram 10 minutos e existem outros que fácilmente levam quase o dia inteiro, dependendo o que for feito. Uma formatação de um HD grande ( desses de 2 Tb, por exemplo, leva horas em formatação normal ( que é o indicado). A instalação de um sistema operacional e instalação dos drivers dos periféricos e alguns programas também. Tem o custo do deslocamento e alimentação, por exemplo.

Numa situação de atendimento a domicílio o melhor é cobrar por hora técnica e explicar claramente o que vai ser feito e fazer a estimativa de tempo, ou então retirar o equipamento e cobrar por isso e fazer o serviço em bancada, onde voce pode atender a vários casos ao mesmo tempo ( rende mais o serviço).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem cliente que pensa que por você atendê-lo você se casa com o micro dele, e esse vínculo pode gerar ligações desnecessárias e até desagradáveis.

Acho o preço justo, o cara vai chorar, vai querer te passar um cheque, até te enrolar, esse risco é iminente, eu quando faço e o cara questiona o valor e faz uma contra proposta eu tento um método que funciona, ele não concorda com 100 e acha que tem que fazer por 50 , eu passo, se você me trazer umas 10 máquinas eu faço esse preço pra você, além do custo operacional da coisa, como combustível/transporte, infraestrutura do cliente pra resolver, não se esqueça, é um atendimento extraordinário, devendo ser cobrado como tal.

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, eu tava dando uma olhada num tutorial de um site aqui da rede não me lembro o nome mas explicou como organizar os orçamentos de cobrança assim:

Se quero por exemplo ganhar $2.000,00 reais por mês vou ter que ver quais são os meus custos mensais como água, luz, e outras coisas sabe e multiplicar esse valor de 2mil reais pela hora de trabalho por exemplo: se quero trabalhar 100h por dia ai vai ficar assim: 2000/100 = 20reais à hora técnica.

Aí se demoro 3horas pra fazer um serviço ai é lógico que vou ter que cobrar 60reais foi como o colega falou acima que tem serviços que demora um dia inteiro por exemplo: eu fiz uma manutenção preventiva completa no meu PC marcando os minutos fiz tudo no PC até chegar na manutenção lógica ai demorou 5horas se demorou 5horas o valor que tenho que cobrar seria 100reais? já que a hora técnica é de 20reais? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...