Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
rodella

Notebook Toshiba Satelite A75-s125 LIGA SEM memória

Recommended Posts

Eae pessoal do Clube do Hardware, tudo beleza!?

:eek:

Isso mesmo, não se assustem com o título. O Notebook realmente ligou sem memória RAM. Cara... eu to impressionado com isto até agora, tenho vontade de jogar fora meu diploma de curso de hardware.

O que parece impossível, foi possível, o notebook ligou normalzinho, entrou no windows, nas pastas, executei programas e tudo mais. E ainda nas propriedades do computador o SO localizou 480MB de RAM (SEM TER MEMÓRIA RAM).

O que eu descobri foi que o truque está no HD, não sei como, mas parece que há um espaço no HD reservado para funcionar como memória RAM (não estou falando de memória Swap), falo isso porque liguei o mesmo HD em outro notebook de mesma marca e modelo parecidos e o notebook ligou (sem memória).

Mas o curioso é que mesmo tendo esse espaço no HD para funcionar como RAM o PC não era para ligar pois estava sem RAM. É quase o mesmo de falar que eu joguei bola sem bola. Bom... deixo o caso aqui em aberto para possíveis soluções se alguém souber de algum caso parecido.

Segue aqui o modelo do notebook e do HD:

HD -> Toshiba hdd2a02 mk1031gas

Notebook: Toshiba Satelite A75-s125

Grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De acordo com as especificações técnicas deste aparelho ele possui 512mb de memória (onboard), ou seja, memória soldada na placa mãe e um slot de expansão livre.

capturadetelauz.png

Editado por GusGraf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Tenho quase certeza que isso só aconteceu por que há chips de memória RAM soldados na sua placa-mãe. Vários fabricantes de placa-mãe para notebooks fazem isso visando deixar um socket de RAM livre para expansão, então é como se o seu notebook tivesse um pente completo de RAM soldado na placa-mãe e mais um socket livre para futura expansão.

Como o amigo mesmo concluiu, por melhor que funcione a memória virtual do HD, é impossível um computador ligar sem memória RAM. A memória virtual do HD apenas complementa a RAM em alguns momentos de sobrecarga, mas não a substitui. Quando apertamos o botão "ligar" no desktop ou notebook, a BIOS controla o hardware e comanda o chipset norte para checar todos os componentes do sistema, como processador, memória, placa gráfica e etc. Sem memória RAM um computador não funciona.

Há, e tem mais!! O HD é a ultima peça física a ser carregada durante um boot normal. Assim o processador, a memória RAM e a placa gráfica já tem que estar funcionando para que seja possível "trabalhar" as informações do HD e carregar assim o windows. A memória virtual do HD só funciona com o windows carregado, assim é impossível que o sistema funcione apenas com ela. É impossível um computador ligar sem memória RAM, sem a memória de acesso randômico e volátil que tem um barramento exclusivo para trabalhar em paralelo com o processador e o chipset norte.

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×