Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Thermaltake frio OCK X Cooler do gabinete.


Posts recomendados

então galera, eu comprei um TT FRIO OCK, e montei ele, um técnico em informática me falou que eu deveria tirar o cooler de traz do gabinete, por causa que a dissipação de ar do TT FRIO OCK e maior do que a do FAN comum do gabinete.

Então eu pensei, esse cara não entende nada mesmo, não tem nada a ver, o cooler do gabinete ira ajudar com certeza.

Meu gabinete é um Sentey GS 6300, o cooler de trás tem 3 opções de velocidade, coloquei ele no máximo, e coloquei o FRIO OCK pouco antes dele começar fazer muito barulho.

Mas hoje, notei uma vibração muito esquisita no gabinete, um barulho estranho, de algo tremendo, então resolvi abrir. E o problema era justo naquele FAN, de 120x 120, então resolvi baixar a velocidade do FRIO OCK, e JAZ! o barulho e a vibração no FAN do gabinete parou na mesma hora.

Resolvi fazer um teste, peguei um pedaço de papel e testei atrás do gabinete a dissipação de ar, a folha mal se mexia. Tirei o FAN do gabinete, e testei sem ele, apenas com a dissipação de ar do TT FRIO OCK, e JAZ! a folha só faltou levantar voo.

Coloquei de volta o FAN do gabinete, coloquei ele no MAXIMO, coloquei o frio OCK no máximo também, e a dissipação de ar atrás do gabinete não mudou nada.

Isto me levou a crer que aquele FAN esta lá mais para atrapalhar, do que para ajudar, porque ele atrapalha a saída de ar do FRIO OCK, que e muito maior ( DESCULPA NAO ENTENDO NADA SOBRE ISSO, POSSO ESTAR ERRADO), esta e apenas a minha conclusão.

(OBS O FRIO OCK ESTA VIRADO NA MESMA DIREÇAO DO COOLER DO GABINETE)

+/- assim

[]= fan do gabinete

< = dicipaçao do ar.

[+] = frio ock

Exemplo:

FORA DO GABINETE <<<< [] <<<< [+] <<<<< DENTRO DO GABINETE:

Entenderam? se nao, eu coloco uma foto ^_^ , mas acho que fui claro na explicaçao.

Até acho que o Frio OCK esta forçando a mais o FAN do gabinete, e futuramente pode queimar, ou talvez o ar que sai do OCK, se espalhe para o resto do gabiente, por nao ter onde sair, ja que o FAN e menor e mais lento. ( OBS POSSO ESTAR ERRADO, ESTOU AQUI JUSTAMENTE PARA TIRAR AS DUVIDAS E PEDIR AJUDA, AFINAL NINGUÉM SABE TUDO NÉ).

então o que devo fazer, devo tirar mesmo este FAN? estou errado, paranoia minha, ele ajuda, devo deixa-lo?

Por que ele vibra tanto quando aumento a velocidade o FRIO OCK ( TENHO CERTESA QUE O BARULHO É DO FAN DO GABIENTE).

Obrigado desde já :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, meu caro.

Percebi que você possui apenas duas mensagens postadas; não é incomum que as mensagens dos usuários passem despercebidas por conta do grande volume postado diariamente.

Mas vamos ao que interessa.

Se o seu Sentey GS 6300 possui todos os fans instalados, ele está "nativamente" configurado com o sistema de refrigeração por pressão positiva (maior volume de ar entrando em relação ao ar que é retirado).

Eliminando possibilidades:

1) Desative um dos fans 140mm instalados no painel frontal. Perceba se cessa ou diminui a vibração, ok!

2) Caso a primeira orientação não surta efeito, como teste, procure adaptar 4 pedaços de borracha (ou espuma densa) entre o fan e o o painel traseiro. A vibração ocorre a partir de determinada frequência; sendo assim, as borrachas podem eliminar o problema absorvendo a vibração.

Uma das maneiras de eliminar a possibilidade de vibrações no gabinete (no que diz respeito aos fans) é adquirindo pinos de silicone anti-vibração.

3) Se ainda persistir, eu sugiro que verifique uma possível "maleabilidade anormal"na chapa que forma o painel traseiro, inclusive no espelho que dá acabamento e envolve os conectores da placa mãe!

3) Caso as orientações anteriores não surtam efeito, sugiro que tome por empréstimo outro fan 120mm e instale como exaustor (no lugar do fan 120mm original). Verifique se o problema cessa; caso sim, obviamente o problema reside no fan original.

Retorne após verificar estes itens.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouvi dizer que e Frio OCK, como ele ja tem uma ventoinha que empura o ar para fora do gabinete, elimina a nessecidade de um fan atrás dele, ate porque a Frio OCK e muito mais potente que qualquer outro fan que encontramos por ali ( quando ligado na velocidade maxima).

Tem a ver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ouvi dizer que e Frio OCK, como ele ja tem uma ventoinha que empura o ar para fora do gabinete, elimina a nessecidade de um fan atrás dele, ate porque a Frio OCK e muito mais potente que qualquer outro fan que encontramos por ali ( quando ligado na velocidade maxima).

Tem a ver isso?

Não haveria grande prejuízo caso decidisse retirar o fan exaustor traseiro (se comprovado que ele é o causador do problema); o gabinete possui um fan no topo que contornaria a ausência.

Fez as verificações sugeridas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...