Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
johnnie fapper

PC travando em jogos e deixa a imagem toda riscada

Recommended Posts

Boa noite.

O meu problema é meio complicado e longo, mas vamos começar:

A maioria das vezes que acontece isso estou jogando, mas também já aconteceu somente utilizando um navegador ou msn, e também usando o programa OCCT.

São várias situações, então eu não sabia direito onde postar. Como um dos sintomas é tela azul, eu tentei neste tópico aqui, mas sem sucesso:

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvendo-tela-azul/1045479

As situações são as seguintes:

Situação 1: estou jogando e do nada a imagem congela, nada funciona, e fica no fone de ouvido um BZZZZZZZZZZZ.

Situação 2: Do nada aparece essa tela: http://dl.dropbox.com/u/26905821/2012-04-28_19-32-31_219.jpg e mesmo o cursor do mouse aparecendo ali, não consigo mexer em nada.

Situação 3: essa tela acima aparece rapidamente, e logo em seguida vem a tela azul.

Um resumo rápido das configurações do meu pc são:

Phenom 2 x4 955 (O cooler do processador é um hyper 212.)

HD Radeon 5770

2 memórias de 2GB + 1 memória de 4GB (Kingston 1333)

hd seagate 500gb 7200rpm

ASUS M4A785TD-M EVO

Fonte cooler master extreme power plus 500W

Coisas que já tentei:

Começo do ano aconteceu isso também, mas era bem mais frequente, e nem tinha como usar o pc. Fiz uma limpeza geral nele, passei borracha em tudo, troquei a pasta térmica do processador e da vga e pareceu voltar ao normal (principalmente após trocar a pasta térmica do processador, pois eu troquei primeiro da vga e mesmo assim acontecia isso).

Usando o OCCT e estressando o processador, acontece aquela tela colorida ali, mas não sempre... Agora a pouco mesmo deu a tela colorida (que também aparece em outras ocasiões, e não só com o estresse). Reiniciei e tentei novamente, ficou um tempão lá e nada.

Testes de estresse na vga até agora não deram problemas.

Esse problema ta me matando, parece ser placa de vídeo, mas ao mesmo tempo acho que é o processador e ainda desconfio das memórias e até da fonte.

Bem, acho que é isso. Comprei uma pasta térmica e amanhã vou tentar limpar tudo novamente.

Eu já pensei até na possibilidade desse cooler ser um pouco mais pesado que o normal e estar afrouxando os parafusos e criando um espaço milimétrico entre o dissipador e o processador, mas aí acho que já estou viajando demais xD

Agradeço desde já quem puder me ajudar.

Editado por johnnie fapper

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também estou com praticamente o mesmo problema, não sei o que fazer, também limpei o CPU e passei borracha mais não adiantou, nao tentei pasta termica, se alguem souber da uma olhada aqui também

http://forum.clubedohardware.com.br/computador-trava-completamente/1046493

coloquei um video doque ta acontecendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso acontecia comigo por que a placa de video aquecia demais e se desligava ._.

O cooler dela estava um pouco trancado, lubrifiquei e está ok agora.

Dá uma olhada nas suas temperaturas, e se o cooler do processador está bem fixo em cima dele.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • As temperaturas parecem estar ok.

Da vga fica em torno de 83º quando estou jogando.

O processador uns 43º.

Existe a possibilidade de somente uma parte do processador estar esquentando muito e o sensor não detectar isso?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bem, eu limpei todo o computador, álcool isopropílico em cima do processador e também no núcleo da placa de vídeo. Troquei as pastas térmicas, borracha nas memórias, tirei 1 caminhão de areia de dentro do gabinete.

O problema é que esse meu cooler (Hyper 212 da cooler master) tem umas ranhuras em sua base, e como me falaram para passar bem pouca pasta térmica, devo ter passo pouco até demais. Com a pressão do cooler sobre o processador, um pouco da pasta entrou nessas ranhuras, fazendo com que a base do cooler tocasse diretamente no processador.

Não tenho certeza se é isso, mas está estável a 3 dias já. Sem tela azul, sem travar.

Como isso funcionou, posso descartar possíveis problemas na fonte, né?

Temperaturas do processador agora em 30 (Idle), 42 (jogando)

Placa de video: 55 idle, 64 jogando.

Pasta térmica prata da akasa. Só achei essa nas lojas aqui.

Se alguém puder me tirar essas dúvidas antes do tópico ser fechado, eu agradeço.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

isso é placa de video com problemas, ou a onboard ou a offboard.

troque por uma nova, e o problema sera solucionado, se for onboar pode se tentar por uma offboard e ver se para, mas ha casos q nao tem jeito e ai so a placa-mãe nova.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu tive um problema bem parecido com este quando jogava GTA4 no meu desktop assinatura, mesmos sintomas. no meu caso o problema foi na temporização apertada da RAM que eu uso. aumentei um pouco e sumiu o problema.

O que me chamou a atenção no seu caso é de você estar usando 2x2GB e 1x4GB, desconfiei dessa RAM, em especial no dual channel se o modulo de 4GB estiver sozinho em um dos canais. recomendaria você estressar a memoria tambem, para limpar essa possibilidade.

Seria bem interessante se durante a limpeza da maquina você alterou a disposição dos modulos de memoria colocando o de 4GB junto com um de 2GB e deixou o outro de 2GB sozinho no outro canal. isso poderia explicar a normalização.

PS: A base do cooler tocar no processador não tem o menor problema, primeiro porque várias pastas termicas possuem prata na composição e conduzem energia eletrica, segundo o proprio CdH já testou um cooler sem qualquer pasta em cima do processador e nada aconteceu, a pasta é para ajudar a transferencia de calor da CPU para o dissipador, não para isolar um do outro.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Então, não sei direito esse negócio de dual channel.

Na minha placa-mãe tem 4 slots. 2 normais e 2 de uma cor azul claro.

As de 2GB estão nos normais e a de 4GB está sozinha na de azul claro.

O computador veio com uma de 2GB. Comprei outra de 2GB 1 ano e meio atrás, e ela é diferente da primeira, é menorzinha em altura. Fim do ano passado comprei essa de 4GB, que é do tamanho da primeira (tamanho padrão).

Lembro de ter trocado as ordens uma vez, e o computador não ligava, não fazia nem o apito que tem no começo. Me embananei um pouco até que fiz funcionar.

Vou testar estressar as memórias aqui ver o que acontece, mas essa semana mesmo eu tirei fora a de 4gb e mesmo assim travou tudo aqui.

O engraçado que sempre depois da limpeza e de trocar pasta térmica volta tudo ao normal =s

Compartilhar este post

Link para o post

Então, os modulos de memoria ddr3-sdram assim como qualquer memoria depois da dimm tem um barramento de 64 bits. O dual channel é uma técnica para dobrar a performance da maquina, adotada desde os pentium 4 e athlon64. ela acessa 2 pentes de memoria ao mesmo tempo, dobrando o barramento para 128 bits e consequentemente dobrando a velocidade. para isso funcionar você deve dispor os modulos nas cores dos slots de acordo com o manual, algumas marcas colocam os canais em uma mesma cor, outras colocam cada canal em sua propria cor.

Essa tecnica tem um cuidado a ser usado: os modulos de memoria devem preferencialmente ser de mesma capacidade, densidade e latência, a maioria pega os 2 modulos usados do mesmo fornecedor e marca. computadores antigos nem funcionavam no dual channel com capacidades diferentes em cada modulo, os mais recentes sabem dividir entre porções com dual channel e sem.

De qualquer forma usar modulos diferentes no dual channel pode gerar instabilidade na maquina, sempre que eu uso modulos diferentes eu faço a placa mãe suprimir o dual channel pra garantir isso. Caso você veja o problema acontecer de novo (tomara que não aconteça hehe) tente eliminar esses 2 modulos de 2gb, deixando apenas o de 4gb e veja se continua. com apenas um modulo na maquina você terá certeza que estará rodando em single channel.

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-as-Arquiteturas-de-Memoria-de-Dois-Tres-e-Quatro-Canais/673/3

Editado por clpods
    correção do link

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ah sim, agora entendi.

Essa madrugada deixei fazendo o memtest+ que vem junto no live cd do ubuntu.

Como acordei com sono de madrugada para ver se já tinha terminado, não consegui nem reparar em muita coisa, só li que o teste terminou sem nenhum erro. Então dei esc, desliguei e voltei a dormir xD

Essa mensagem só aparece quando realmente termina? Tive a impressão de ter visto a porcentagem em 69% ainda.

Edit: o memtest é de um live cd do ubuntu 9.10

Compartilhar este post

Link para o post

usa o MemTest nas memórias, vê se o problema ocorre com a placa de vídeo onboard, testa outro processador, troca a fonte.

faz isso nessa sequencia que talvez ache algumas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais