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Minha Moto não carrega a bateria!


Xear3D

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bem galera, é o seguinte, já tentei de tudo e agora resolvi bate com os caras que entendem do assunto e saber se posso fazer ou pedir pra alguém da minha cidade fazer, minha moto, uma nx4 falcon tem um defeito de fabrica no regulador/retificador dela, já comprei de tudo, original já vem com o problema crônico e os de outras marcas não estão me servindo por trabalharem diferente do original.

o que ocorre é isso:

RR original da 13,8v a 1500rpm

RR original da 13,45v a 3000rpm

RR paralelo da 12,2v a 1500rpm

RR paralelo da 14,2v a 3000rpm

só que ando muito em lenta e com farol ligado dai a bateria nao carrega, a pergunta que quero fazer é.

então com o alternador trifásico dela que gera ate 308w a 5000rpm, em 1500rpm ela da 12,5v AC e em 5000rpm ela da 42v AC, da pra fazer um RR que faça o mesmo papel do original só que dessa vez aguente o tranco?

o maior problema do original é que ele descarrega a corrente extra entrando em curto com o chassi da moto, assim esquentando pra caramba e queimando fácil.

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Xiiiiii minha família aqui pirava feio na hora de dar partida nela, um dia para o outro a bateria esgotava sozinha ou quase não dava partida, agora eu arrumei uma Bros ele também tinha vez que esgotava sozinha do dia para o outro e não carregava mais, :wacko:

Eu pensei que era defeito de fabrica em mandei revisar ela(afinal era nova 0km! ) trocaram a bateria e logo dia seguinte quando ia pega emprestado não chegar atrasado, o desespero, quase não deu partida cara-_-

O problema era muito simples, o botão Stop engine tem ficar desligado e ligar novamente apenas na hora de dar partida porque mesmo com a moto desligada de deixar o botão na posição ligado, o circuito fica funcionando, e se deixar uma noite ela vai da morte súbita na bateria e num vai carregar mais nem a pau, só com um carregador mesmo para resolver problema.(isso é um erro grave no projeto dessas motos Honda).

tente carregar sua bateria de novo e coloque no lugar.(use original dela porque toda partida elétrica de moto é danado para dar esse problemas e senão tiver pedal de partida a coisa complica e vai ter pedir ajuda para empurrar :P ) andando lento, isso não é pra ser um problema ao menos que esteja mais lento que uma pessoa andando mesmo assim motor em ponto morto carrega a bateria mesmo assim.

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Xiiiiii minha família aqui pirava feio na hora de dar partida nela, um dia para o outro a bateria esgotava sozinha ou quase não dava partida, agora eu arrumei uma Bros ele também tinha vez que esgotava sozinha do dia para o outro e não carregava mais, :wacko:

Eu pensei que era defeito de fabrica em mandei revisar ela(afinal era nova 0km! ) trocaram a bateria e logo dia seguinte quando ia pega emprestado não chegar atrasado, o desespero, quase não deu partida cara-_-

O problema era muito simples, o botão Stop engine tem ficar desligado e ligar novamente apenas na hora de dar partida porque mesmo com a moto desligada de deixar o botão na posição ligado, o circuito fica funcionando, e se deixar uma noite ela vai da morte súbita na bateria e num vai carregar mais nem a pau, só com um carregador mesmo para resolver problema.(isso é um erro grave no projeto dessas motos Honda).

tente carregar sua bateria de novo e coloque no lugar.(use original dela porque toda partida elétrica de moto é danado para dar esse problemas e senão tiver pedal de partida a coisa complica e vai ter pedir ajuda para empurrar :P )

haushaush, pois é complicado isso, so que tenho um RR do chiaratto aqui e ele ta funfando de boa, so que ele é diferente do original e dai se eu andar com o devagar ela nao carrega pois nao desliga farol, falcon 2007.

ai pensei que talvez alguem conseguiria montar um circuito top que ficasse sempre em 13,8 por exemplo, e so mudasse a corrente coforme for acelerando, acho que da pra fazer assim.

forte abraço e valeu pela ajuda parceiro!

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Se tensão aumenta-se de acordo com a velocidade no caso estar até 40V bateria iria explodir logo na primeira acelerada porque não pode passar de 13.8V .

A tensão do alternador é regulada para poder carregar a bateria agora o problema ai que é um alternador de outra moto cujo o giro do motor é diferente por isso ele não estar atingindo a velocidade rotação adequada para carregar quando estar em ponto morto.

Aqui tem o esquema da parte da bateria caso queira saber mais :D

http://www.ovelhanegra.com.br/Manuais/Falcon/Bateria.pdf

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Se tensão aumenta-se de acordo com a velocidade no caso estar até 40V bateria iria explodir logo na primeira acelerada porque não pode passar de 13.8V .

A tensão do alternador é regulada para poder carregar a bateria agora o problema ai que é um alternador de outra moto cujo o giro do motor é diferente por isso ele não estar atingindo a velocidade rotação adequada para carregar quando estar em ponto morto.

Aqui tem o esquema da parte da bateria caso queira saber mais :D

http://www.ovelhanegra.com.br/Manuais/Falcon/Bateria.pdf

então parceiro, o negocio é que queria saber se da pra fazer um circuito que retifica essa tensão de 12 a 40V e sempre estabilizada em 13,8V, isso num circuito que pode gerar ate 20A de corrente.

o que quis dizer sobre o RR original é que em lenta ela da uma tensão alta e conforme o giro do motor sobe ele abaixa a tensão, tipo em lenta de 1,5k rpm da 13,8volts e em 3,0k rpm da 13,2volts. o problema é que ela gera muita corrente e para eliminar o excesso o RR entra em curto com o terra da moto pra jogar essa corrente fora, assim ele esquenta demais e queima fácil, isso é um projeto original honda.

se o pessoal do forum conseguisse bolar um circuito do tipo que falei, dar sempre a tensão de 13,8 volts na saida e que trabalhe diferente do original ao invés de entrar em curto para jogar a energia excedente fora...

o que peço aos amigos é assim, tenho um alternador trifasico que em soma gera ate 308W a 5k rpm, e da tensão de 12 a 40V, queria um circuito que na saida desse sempre 13,8v mesmo com a tensão de 12 ou 40V AC e so aumentasse a corrente conforme o giro do motor.

não to procurando economia e sim desempenho e confiabilidade.

forte abraço!

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Hum mas o retificador/regulador faz justamente isso ele regula e estabiliza a tensão, e se estar tendo problemas tera que verificar a bateria e retificador regulador

Com multímetro veja se a bateria estar completamente carregada (12.8V)

Se estiver abaixo de 12.3 é porque estar totalmente descargada ai realmente vai pesar no retificador/regulador e no alternador e os dois vai esquentar muito mesmo e tensão pode abaixar(quando acontecia isso só mesmo um carregador para salvar a bateria, aqui na Bros não carregava nem a pau). mas retificador/regulador tem um dissipador que é resfriado pelo ar quando a moto estar em movimento sem falar que estar em contato com o quadro ajudando a trocar mais calor ainda.( é normal ela esquentar mesmo afinal é o motivo de ter um bom dissipador.)

Segundo o esquema o alternador original oferece 308W/5.000rmp isso mais que o suficiente para sistema inteiro dela.

Se a bateria tem mais de 4anos já ta bom de trocar ela.

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A tensão limite do regulador não deveria ser de 14,4V e não 13,8V?

Num carro, quando a bateria não está carregando bem ou é a bateria, ou o alternador, ou o regulador do alternador, ou fuga no sistema. Geralmente quando a bateria está boa e não está carregando é o regulador.

Meça a corrente que a moto envia para a bateria quando ela estiver em marcha lenta e depois com tudo ligado.

Um outro teste que podes realizar é o de ligar a moto, e com ela ainda ligada, tire a bateria e a moto deve continuar ainda ligada sem queda alguma, mas se falhar, faça o teste de novo e mantenha a moto um pouquinho mais acelerada (cerca de uns 1.000RPM a mais, se acelerar demais um motor a combustão sem carga pode danificá-lo) e então tire a bateria. Se não funcionar em nenhum dos casos, há mesmo um problema sério na sua moto que pode ser com o alternador ou o regulador.

É interessante que faça um teste também com essa bateria, carregue-a completamente e faça um teste com uma carga próxima à capacidade total de A/h por uns 15 minutos. Nesse teste, a bateria tem que se manter estável do início ao fim do teste.

Com esses dados a gente pode dar uma força um pouco maior.

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A tensão limite do regulador não deveria ser de 14,4V e não 13,8V?

Num carro, quando a bateria não está carregando bem ou é a bateria, ou o alternador, ou o regulador do alternador, ou fuga no sistema. Geralmente quando a bateria está boa e não está carregando é o regulador.

Meça a corrente que a moto envia para a bateria quando ela estiver em marcha lenta e depois com tudo ligado.

Um outro teste que podes realizar é o de ligar a moto, e com ela ainda ligada, tire a bateria e a moto deve continuar ainda ligada sem queda alguma, mas se falhar, faça o teste de novo e mantenha a moto um pouquinho mais acelerada (cerca de uns 1.000RPM a mais, se acelerar demais um motor a combustão sem carga pode danificá-lo) e então tire a bateria. Se não funcionar em nenhum dos casos, há mesmo um problema sério na sua moto que pode ser com o alternador ou o regulador.

É interessante que faça um teste também com essa bateria, carregue-a completamente e faça um teste com uma carga próxima à capacidade total de A/h por uns 15 minutos. Nesse teste, a bateria tem que se manter estável do início ao fim do teste.

Com esses dados a gente pode dar uma força um pouco maior.

então parceiro, ela não funciona sem bateria, ele é das ultimas lançadas no mercado.

sobre o RR, é que o RR original da de 13,2 a 13,8 em qualquer rotação, so que o original queima muito fácil ele esquenta mesmo, tipo uns 100ºC brincando e se eu usar outro, tipo peguei de um cara que faz RR para motos, o problema desse é que ele vai de 12,2 a 14,4, isso com o farol aceso.

o problema dele é mesmo que da pouca tensão em lenta, dai não carrega em ponto morto.

agora para e pensa: rodo muito devagar dentro da cidade e de escape esportivo, sempre ando com 1,5k a 2,0k rpm e com farol ligado imagina, tem hora que chega a dar 12,1volts com o RR do cara. so que esse não esquenta nada, fica frio pra caramba, ele usa um circuito com capacitor e tal, projeto bem inovador.

ai, vim aqui mais na intenção de saber se alguém não consegue montar um circuito igual o original so que sem o problema do original de ficar queimando direto.

forte abraços e obrigado a todos!

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"RR" seria o regulador?

Ainda assim seria interessante que fizesse os testes propostos para termos referência, a não ser que alguém apareça e tenha passado pelo mesmo e com uma solução, assim vamos poder te ajudar, inclusive eu.

As tensões 12,2 a 14,4 são tensões adequadas para o uso de uma bateria chumbo-ácida só que disses que a moto não funciona sem a bateria. Nos carros, pode-se andar, digamos emergencialmente, sem bateria, logo, uma moto com o mesmo princípio de funcionamento, acredito que também devesse funcionar.

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"RR" seria o regulador?

Ainda assim seria interessante que fizesse os testes propostos para termos referência, a não ser que alguém apareça e tenha passado pelo mesmo e com uma solução, assim vamos poder te ajudar, inclusive eu.

As tensões 12,2 a 14,4 são tensões adequadas para o uso de uma bateria chumbo-ácida só que disses que a moto não funciona sem a bateria. Nos carros, pode-se andar, digamos emergencialmente, sem bateria, logo, uma moto com o mesmo princípio de funcionamento, acredito que também devesse funcionar.

sim mano, RR é o regulador/retificador, então sem bateria ela desliga na hora, e o cara que fez o outro RR disse que não se pode medir a tensão que sai do RR com ele desconectado da bateria, pois assim da retorno(não entendi muito bem).

tipo, eu vou la e compro um RR original honda, de uns 400 reais, isso mesmo, ai uso ele normalmente por meses, ai ele faz assim: com a moto em lenta em da 13,8volts e com a moto meio acelerada ele da 13,2 a 13,4 volts.

assim posso andar tranquilo em lenta com o farol ligado, so que o bendito RR original queima muito fácil.

ja o RR do outro cara, funciona bem pra quem anda muito em alta, pois em lenta ele da uns 12,1 conta os 13,8 do original e em meio acelerador ele da 14,4 contra os 13,4 do RR original.

o RR original atinge 100ºC em coisa de 1min da moto ligada, dai ele entra em curto e queima, ja o outro RR fica sempre em temperatura ambiente...

forte abraço ricardo e felipe, e muito obrigado pelo apoio.

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Suponho que você deva pegar estrada de terra, e andando devagar ainda, sem dúvida eu colocaria um interruptor de farol. Farol ligado e motor em baixa rotação... fica tudo pendurado na bateria.

Minha twiter chega a dar 15V a 5000RPM, e a sua fica nos 13,8V, acho que está no limite, menos que isso não da!

Certa vez apanhei procurando um problema na parte elétrica pois a bateira não durava uma noite e era a mesma que estava ruim, uma Magneti Marelli que durou uns 3 meses, o tempo da garantia e a original durou 4,5 anos. Tô com a original de novo (Yuasa).

dicas:

1 - Meça a fuga de tensão da sua moto com ela desligada (interruptor), em geral deve ficar em torno dos 100mA (principalmente se tiver alarme);

2 - Sua bateria está realmente boa?

3 - Com +- 5000 RPM meça a tensão os polos da bateria, deve estar com mais de 14V;

4 e ultima dica, "demorô" pra por um interruptor no farol.

Divido contigo por experiencia que o problema pode ser mais simples do que você imagina e tentar inventar algum circuito para resolve-lo pode te trazer mais dor de cabeça ainda, principalmente ate você acertar os "ajustes finos" do projeto.

Só como referência, olha o manual da minha sobre diagnose de defeitos da bateria:

http://img191.imageshack.us/img191/8923/twistermanualbateria.jpg

Abraço.

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Suponho que você deva pegar estrada de terra, e andando devagar ainda, sem dúvida eu colocaria um interruptor de farol. Farol ligado e motor em baixa rotação... fica tudo pendurado na bateria.

Minha twiter chega a dar 15V a 5000RPM, e a sua fica nos 13,8V, acho que está no limite, menos que isso não da!

Certa vez apanhei procurando um problema na parte elétrica pois a bateira não durava uma noite e era a mesma que estava ruim, uma Magneti Marelli que durou uns 3 meses, o tempo da garantia e a original durou 4,5 anos. Tô com a original de novo (Yuasa).

dicas:

1 - Meça a fuga de tensão da sua moto com ela desligada (interruptor), em geral deve ficar em torno dos 100mA (principalmente se tiver alarme);

2 - Sua bateria está realmente boa?

3 - Com +- 5000 RPM meça a tensão os polos da bateria, deve estar com mais de 14V;

4 e ultima dica, "demorô" pra por um interruptor no farol.

Divido contigo por experiencia que o problema pode ser mais simples do que você imagina e tentar inventar algum circuito para resolve-lo pode te trazer mais dor de cabeça ainda, principalmente ate você acertar os "ajustes finos" do projeto.

Só como referência, olha o manual da minha sobre diagnose de defeitos da bateria:

http://img191.imageshack.us/img191/8923/twistermanualbateria.jpg

Abraço.

eu ja coloquei um punho que desliga farol, mas esqueci de comentar, o problema não é esse, e sim que andar com o farol apagado é multa e os policiais aqui não perdoam e não tiro razão deles não.

minha bateria tem 2 meses de uso, uma AcDelco 6Ah selada, sim ela da 14,4 volts a 3000 rpm ja com o RR do cara la, o problema do circuito do cara é em lenta que da 12,1 volts contra 13,8volts do original. se não fosse a queima exagerada do original eu ja teria comprado outro..

abraços

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Encarecidamente, eu e o Rafael.R te pedimos:

Meça a corrente entre a moto e a bateria!!

você quer dizer medir a corrente que o RR ta mandando pra bateria? nesse caso teria de usar um alicate amperimetro com corrente DC, é isso que estas pedindo?

abraços

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...não precisa, necessariamente, ser um alicate amperímetro. Esse que você tem usado (eu acho) já oferece tal recurso.

não sou expert em eletronica, sei so o basico do brasico, eu tenho so um multimetro minipa ET-1110, é ele que uso pra medir as tensões. ele tem função de corrente ate 10A, sera que ira servir?

abraços

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Olá Estes reguladores/retificadores de moto trabalham por ceifamento de tensão, da seguinte forma:

O alternador é de ímã permanente, por tanto, não tem bobina induzido para regular o campo magnético como nos alternadores de carros.

No caso da moto, o alternador é limitado por corrente e a tensão é alternada trifásica.

Um circuito eletrônico que funciona basicamente com SCR, ceifa a onda da tensão, toda vez que ela atinge a tensão de carga máxima da monto.

É assim:

Após a amplitude da onda gerado pelo alternador atingir altura máxima para carregamento da bateria, neste ponto ele é jogada para terra, curto-circuitando o alternador.

E o SCR só desliga quando a tensão alterna, momento em que a corrente zera e recomeça todo o ciclo.

A sua provavelmente está com problema neste controle dos SCRs

Se você tivesse experiência com eletrônica, daria para fazer um retificador regulador em casa.

voltreg2.jpg

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É mais que suficiente.

Sabe usá-lo pra medir corrente?

sei sim, a tarde posto os resultados. abraços

Olá Estes reguladores/retificadores de moto trabalham por ceifamento de tensão, da seguinte forma:

O alternador é de ímã permanente, por tanto, não tem bobina induzido para regular o campo magnético como nos alternadores de carros.

No caso da moto, o alternador é limitado por corrente e a tensão é alternada trifásica.

Um circuito eletrônico que funciona basicamente com SCR, ceifa a onda da tensão, toda vez que ela atinge a tensão de carga máxima da monto.

É assim:

Após a amplitude da onda gerado pelo alternador atingir altura máxima para carregamento da bateria, neste ponto ele é jogada para terra, curto-circuitando o alternador.

E o SCR só desliga quando a tensão alterna, momento em que a corrente zera e recomeça todo o ciclo.

A sua provavelmente está com problema neste controle dos SCRs

Se você tivesse experiência com eletrônica, daria para fazer um retificador regulador em casa.

voltreg2.jpg

isso, você me entendeu perfeitamente, se alguem souber de um circuito desses posso pedir a algum eletrônico da região pra fazer pra mim.

abraços

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Pra mim o alternador de moto funcionava do mesmo modo que o de seus primos carros. Tá certo então...

você saberia a especificação para cada componente aí? Talvez reaproveitando a caixa original, que deve estar cheia de epóxi, e superdimensionando os componentes resolva isso aí.

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Pra mim o alternador de moto funcionava do mesmo modo que o de seus primos carros. Tá certo então...

você saberia a especificação para cada componente aí? Talvez reaproveitando a caixa original, que deve estar cheia de epóxi, e superdimensionando os componentes resolva isso aí.

agora sim mano, então a caixa original eu vou mandar fazer de alumínio igual a original, pois a original é resinada e não da pra mexer dentro.

abraços

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FAzer uma caixa igual? Isso não deve ser barato não.

Já que você tem um queimado aí, dÊ umas marteladinhas com a epóxi voltada para o chão com um martelo macio afim de desacoplar a resina do alumínio, pois epóxi não gruda bem em plástico e metais.

(Melhor um martelo normal com alguma coisa entre o martelo e a peça pra não danificá-la)

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FAzer uma caixa igual? Isso não deve ser barato não.

Já que você tem um queimado aí, dÊ umas marteladinhas com a epóxi voltada para o chão com um martelo macio afim de desacoplar a resina do alumínio, pois epóxi não gruda bem em plástico e metais.

(Melhor um martelo normal com alguma coisa entre o martelo e a peça pra não danificá-la)

sim, so que a caixa original é um pouco pequena, eu ia mandar expandir um pouco mais a parte onde fica o circuito..

vou tentar abrir o original.

abraços

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