Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
SkyFire161

Micro system britania bs 360

Recommended Posts

Olá!

Estou com uma dúvida relativa a parte do CD Player do micro system Britânia BS360.

Acabei de trocar o leitor de cd que estava muito danificado. Ja Fiz a conexão dos cabos, mas meu problema é com a chave que desativa a leitura quando se abre a tampa do compartimento de CD. Existe uma chave que quando a tampa se abre ela se desconecta e quando se fecha fecha contato, permitindo a leitura do CD.

Vou postar o esquemático a fim de facilitar o auxilio:http://dc96.4shared.com/doc/skU3kr7r/preview.html

Não sei se estou certo, mas acredito que essa chave que mencionei seja a 'CON3 DOOR SW', então eu teria que conectar um ao GND e outro ao pino 8 do CI A2282F-08.

Esse CI, no meu caso é o CXD2593BR mas acredito que seja similar pois a configuração é bem parecida.

Obs: no PDF o esquemático que me baseei foi o primeiro, digo isso por que existem dois que parecem ser de modelos um pouco diferente.

Bom, aguardo auxílio, Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E dai? o que esta acontecendo com o aparelho?, ele tenta ler? Acende o laser?, Você removeu a solda de segurança anti estática da nova unidade?..., Trocou o cabo flet?...

Seja mais detalhista!...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A nova unidade de CD não é nova mas funcional e de outro aparelho, ele lê o CD e tudo mais, só que sem fazer a conexão que falei ele fica aguardando o fechamento da tampa, entende ?

A conexão que mencionei faz com que o leitor pare de ler o CD quando aberto e le quando fechado, pois bem, minha duvida era onde eu deveria conectar os fios que fazem essa função.

Pois bem, essa conexão eu ja achei e agora ele lê o CD quando fechada a tampa.

Vou detalhar o que estou fazendo. removi a unidade de CD de um outro micro system e estou adaptando nesse Britânia. Percebi que os conectores são similares e a nomenclatura dos pinos são iguais, mas olhando com mais cuidado percebi que a ordem de cada pino do cabo flat é diferente em cada aparelho.

Vou postar o esquemático do outro aparelho:

http://www.download-service-manuals.com/download.php?file=Aiwa-1422.pdf&SID=urgnqst4qketftffhme6vtehbnff1s1i

Britânia BS 360:

http://dc96.4shared.com/doc/skU3kr7r/preview.html

Observe que possuem a mesma pinagem, mas com ordem diferente nos pinos FC e TRK que estão com polaridade inversa. Então estou pensando em fazer a conexão com fios comuns ja que um cabo flat não teria como estabelecer a ordem correta.

No Britânia seria o conector CN104 (16 pinos) e no Iawa o conector CN401 (16 pinos *CD MECHANISM).

Então, seria possível a adaptação ?

Obs: Conectei o cabo flat e o leitor funcionou e leu o CD, mas com mal funcionamento, para de ler e pula faixas de músicas. O leitor garanto que esta funcionando pois o testei antes de remover do Micro system Aiwa.

Editado por SkyFire161

Compartilhar este post

Link para o post

Ok! agora entendi!, infelizmente não posso abrir os esquemas do micro que estou usando, mas esse defeito de "travar" e pular também é provocado por falta de lubrificação no trilho da unidade, você lubrificou ele?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Irei verificar isso.

Aguardo seu auxílio assim que possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui visualisar lá, mas não vi diferença nenhuma entre os conectores do flet...

Se você observar o Focus esta nas linhas 13 e 16 e o trak nas 14 e 15.

Eles são idênticos você não precisa fazer modificação nenhuma, é tirar uma unidade e colocar a outra...

Verifique também se não tem engrenagem trincada, no tracionamento da unidade.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Analisei melhor agora e realmente são iguais.

Pois então, troquei o cabo flat, as engrenagens estão bem lubrificadas, fiz alguns testes de continuidade e parece tudo ok, mas o leitor segue pulando faixas e parando de ler.

Vou dar uma checada nas engrenagens pra procurar possíveis defeitos embora essa unidade estava funcionando normalmente no outro rádio.

Se possível, observe a parte relativa ao motor do leitor, que no esquemático do Britânia esta com a identificação 'J2' e no Aiwa esta como 'MOTOR C.B'. Pelo que notei tambem são identicos. Fiz alguns testes de continuidade e alguns terminais estão interligados, isso seria normal ? pois no esquema não aparecem ligações em comum entre eles.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

As conecções são iguais, o que pode estar acontecendo ai, é que você precise de ajustar a tensão do laser (ajuste no trimpot), Não execute esse ajuste sem um osciloscópio!!!..., Ou o motor que gira o CD esta fraco, é também uma dica de troca!...

Se você trocou o conjunto completo, a falha é no ajuste do laser mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais