Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Opinem] Leigo em programação e desatualizado.Trabalho num banco.Arrisco informática?


KevinYama

Posts recomendados

Galera, prazer, me chamo Kevin e tenho 21 anos, e queria uma opinião dos cursantes e graduados na área da informática. Vou tentar ser o mais sucinto possivel.

Minhas dúvidas são as seguintes:

  • Faz muita diferença saber programar antes de adentrar num curso superior voltado à informática, ou quem já arranhou algo anteriormente em programação fica muito a frente?
  • Quão prazeroso é o trabalho de Analista de Sistemas? Torna-se repetitivo ou frustrante com frequência?
  • Para trabalhar na área de TI em bancos comerciais, qual você escolheria: Analista de Sistemas, Ciência da Computação ou Engenharia de Computação? Lembrando os 3 anos vs 4 anos vs 5 anos, respectivamente, em tempo de formação.
  • MBA em Gestão de Projetos e Negócios e MBA em Gestão da Manutenção e Produção são bons complementos no curriculo para o profissional de TI envolvido num banco? Analista + MBA vs Engenheiro ou Cientista da Computação?
  • Tenho MUITO receio em ir para a área e acabar não gostando de programação ou não conseguir competir com quem está atualizado. Receio, também, de que o teto salarial seja muito menor em relação à de um Engenheiro (não necessariamente de Computação). O que acham?

MUITO OBRIGADO antecipado à todos que se dispuserem a me ajudar nessas dúvidas!

Mais informações:

Graças a Deus, voltei a estudar há pouco tempo e estou fazendo um cursinho para ingressar no superior. Apesar de ter afinidade em todas as disciplinas, decidi cursar uma graduação em exatas, engenharia de produção provavelmente, porém, novas opções surgiram:

Eu prestei concurso para Técnico Bancário na Caixa Economica Federal, e estou com chances ótimas de ser chamado (o resultado final sai dia 29/05). O salário inicial é bem razoável e há onde crescer na empresa, e são vastos os benefícios. E, por isso mesmo, estava pensando: será que não compensa investir num tecnólogo de Analista de Sistemas? Na minha cidade, Sorocaba, temos a FATEC que é super conceituada, tanto no estado como no país. O curso tem duração de 3 anos, diurno, ou 4 anos, noturno. A ideia seria ficar na CEF e, pelos concursos internos, ascender de cargo para a área de TI do banco, onde os salários são mais gordos. Outra vantagem é que haverá processo seletivo para o 2º semestre agora, então estaria ganhando 1 semestre em relação a um bacharel em outro curso, que só começaria em 2013. Penso, também, que poderia fazer uma pós em MBA de Gestão e Projetos, ou similar, no mesmo tempo que me formaria bacharel.

Eu sinto uma pressão terrivel pelo "tempo perdido" de estudo (farei 22 no final do ano), e gostaria muito de, digamos, "compensar" por isso. Tenho planos de casar em 4 anos, e, como a situação financeira da familia não está nada boa, um salário mais alto em um tempo menor seria ideal, o que é algo plausível se eu investir num cargo melhor dentro do banco.

Gosto da informática e sempre me interessei por computadores. Mas com os problemas financeiros acabei me abstendo de uma máquina mais atual e, por isso, estou desatualizado nos novos sistemas operacionais e hardware. Também nunca me envolvi em programação.

Não cursei nenhum curso superior e tenho inglês fluente.

Opiniões?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olha, tenho 19 anos e estou no 5 semestre de Eng. Computação, não tenho muita experiência, com certeza outros aqui irão te responder melhor, mas la vai o que sei:

Faz muita diferença saber programar antes de adentrar num curso superior voltado à informática, ou quem já arranhou algo anteriormente em programação fica muito a frente?

Quão prazeroso é o trabalho de Analista de Sistemas? Torna-se repetitivo ou frustrante com frequência?

Olha, saber programar ajuda, mas de maneira nenhuma é necessario para passar nas matérias de programação. Mesmo em um curso superior você vai ser ensinado do ZERO tudo bonitinho, para um leigo entender perfeitamente. O trabalho no caso eu acho que depende de muitos fatores pra ser chato. O principal deles é se você esta fazendo porque gosta ou porque o salario e alto =).

Para trabalhar na área de TI em bancos comerciais, qual você escolheria: Analista de Sistemas, Ciência da Computação ou Engenharia de Computação? Lembrando os 3 anos vs 4 anos vs 5 anos, respectivamente, em tempo de formação.

Analista de Sistemas é uma boa, Ciência da Computação é voltada para programação pesada, tipo, não aprender como programa, mas de onde veio a programação desda base matemática (muito MAIS MUITO pesada, chega quase ao nivel de um curso de Matemática), mas serviria bem tambem. Eng. da Computação é Misutra de Eng. Elétrica/Eletrônica com Cienca da Computação.

MBA em Gestão de Projetos e Negócios e MBA em Gestão da Manutenção e Produção são bons complementos no curriculo para o profissional de TI envolvido num banco? Analista + MBA vs Engenheiro ou Cientista da Computação?

Saber algo sobre administração de empresas é sempre lucro né? Te coloca na frente de muita gente.

Tenho MUITO receio em ir para a área e acabar não gostando de programação ou não conseguir competir com quem está atualizado. Receio, também, de que o teto salarial seja muito menor em relação à de um Engenheiro (não necessariamente de Computação). O que acham?

Eu recomendo você só ir se gostar, porque até quem gosta tem vontade de desistir, imagina quem vai pelo salário. Não dura nem ate metade do curso, não é a toa que no final so chegam 5 no maximo pra se formar...

Bom expressei a minha opnião baseada em minha pouca experiência, mas muitas conversas com colegas da área e muita disscussão na internet ou na realidade mesmo =), fiquem avontade para discordar do que falei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...