Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Explorer travando, travadinhas, lentidão.


brmage

Posts recomendados

Olá pessoal!

Há um tempo meu computador (da assinatura) começou a apresentar um comportamento bem estranho, como descrito no título. Eu estava usando o Windows 7 Ultimate 64bits há cerca de 1 ano, sem problema algum, rodando liso e, de repente, começaram as pequenas travadinhas: Clicava com o botão direito na barra de tarefas e ele 'demorava' pra abrir. Tentava abrir o Painel de controle, demorava um século pra exibir os ícones, ou até mesmo travava o explorer. Até pra carregar sites parece que ficou mais lento. Quando clicava no iniciar, demorava a abrir, e, quando abrir, demorava mais uma eternidade até exibir todos os ícones dos programas instalados, etc. O problema persistia até em modo de segurança, quando, ao abrir o Windows Explorer pra ver meus arquivos, notava a mesma lentidão ao abrir pastas ou ao tentar exibir as propriedades delas ou dos arquivos.

Rodei antivirus e nada.

Eventualmente o Windows começou a falhar na inicialização, ficando na tela com o símbolo do Windows, onde está escrito Starting Windows, por um tempo anormalmente longo, até reiniciar e ser exibida a tela de recuperação de sistema, pois falhou ao dar o boot.

O Windows não encontrava erro algum, mesmo assim não iniciava.

As restaurações do sistema não funcionavam: Em uma das vezes, não chegava nem a restaurar, pois falava que os pontos de restaurações foram corrompidos, e em outra vez, restaurei até o 'marco zero', ponto criado logo após a formatação, e mesmo assim a lentidão continuava.

O problema só desaparecia quando eu resolvi formatar o pc, aí ele voltou a rodar liso, mas por apenas um curto espaço de tempo:

- Formatei (fiz backup dos meus arquivos importantes)

- Não instalei qualquer programa, a não ser antivirus, o Chrome, Winrar e Adobe Reader, e permaneci usando o pc deste modo (acreditei ser culpa do Skyrim, já que o problema tinha começado logo após eu ter instalado o jogo), mas mesmo assim o problema voltou a aparecer, com os mesmos sintomas.

Aliado a isso, notei que, logo após o POST, quando o pc vai reconhecer o arranjo de RAID0 que eu tenho, o processo está demorando muito mais do que o normal. Antes, era instantâneo: Aparecia o 'Detecting array' e, logo abaixo, em frações de segundo, aparecia o array que eu tenho. Esse procedimento passou a levar uns 5 segundos, embora, em cerca de 5% das inicializações, ocorra em tempo normal.

Notei, então, que, quando o processo demorava mais que o normal, o windows dava uma pequena travada na tela de inicialização, em que o logo do windows dava uma congelada por uns 10 segundos antes de se formar completamente, e depois voltava ao normal. Todo o processo de boot quando há a demora pra reconhecer o arranjo RAID, entretanto, leva cerca de 3x mais tempo do que o que leva o boot em que o reconhecimento é instantâneo ('normal').

Vale ressaltar que o reconhecimento do arranjo RAID chegou a falhar em algumas vezes, exibindo o array em vermelho, piscando e escrito ERROR.

Reiniciando o pc, o array voltava a ser reconhecido.

Isso me fez resolver atualizar o driver de RAID do chipset. Atualizei logo após outra formatação, e o pc rodou liso até ontem :)

De ontem pra hoje, o problema retornou. Começou a travar, tá tudo lento, músicas demorando séculos pra abrir, etc.

Sei que é MUITA coisa que escrevi, acima, mas quero a opinião de vocês.

O que pode ser?

- Software? (Mesmo formatando várias vezes, será que o problema está nesse meu disco do Win7?)

- Hardware? (O óbvio é pensar que meus HDD estejam danificados. Como testo, com segurança? Não descarto problemas na placa-mãe/chipset. Pode ser processador ou memória?)

Sim, já tirei todos os periféricos pra ver se sanava o problema e não resolveu.

Sim, em modo de segurança a lentidão persiste.

Ah, esqueci que dizer que, desta vez, nem o modo de segurança está entrando. Demora eras pra carregar tudo e fica 'travado' numa tela preta, na qual eu posso mexer o cursor livremente, mas não efetivamente exibe a área de trabalho, nem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos estes problemas são ligado ao sistema operacional, que apresenta falhas nos arquivos ou mesmo corrompidos. Na formatação o CD precisa estar completo com todos arquivos e drivers da instalação, senão acontece estes erros.

Retire os pentes de memoria e limpe os contatos com uma borracha, processador a pasta térmica esta em ordem ??. Com o tempo precisa substituir.

Siga este link abaixo, onde passei dicas importantes, justo nesta parte de lentidão, travamentos, falta drivers.

http://forum.clubedohardware.com.br/windows-7-extremamente/1050221

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Então Paulo Tacco, eu pensei na hipótese de meu cd de instalação do win7 estar com problemas. Daí eu reinstalei o windows a partir de uma outra cópia do windows, e o problema persistiu.

Agora o pc começou a executar o chkdisk no boot e encontra alguns 'unreadable files'. Ta cada vez mais ficando com cara de HD, pra mim.

Sobre falta de drivers, eu usei aquele slimdrivers e tudo parecia estar up-to-date.

Existe a possibilidade de, sei lá, os hds estarem danificados a partir de um certo ponto, e quando eu tento gravar algo ali ele corrompe o que nao deve e zoa tudo? Aparentemente o problema aparece após a instalação de algum programa/game/transferência de arquivo de tamanho muito grande.

Qual procedimento é o mais adequado pra testar se algum hd do arranjo RAID está danificado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...