Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor limpa contato para placas ?


Posts recomendados

Pessoal, na opinião dos mestres qual o melhor limpa contatos para placas como placas de computadores, etc. Ja houve falar em WD-40, CAR-80. Atualmente uso um ruizinho que devido o gas interno ele acaba saindo congela a ponta do bico e vira agua, ou seja, aspos jogar o contato tem o trabalho de secar a gua da placa mãe...para mim isso não é limpa contato !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aconselhável é usar um produto que na sua composição tenha (destilado de petróleo e propelente). Tenho usado e a vantagem que acho nesse produto é por ele ser bem volátil, ou seja solta a sujeira e evapora rápido. Não é condutivo e nem oleoso. O WD-40 possui oleosidade o qual atrai poeira podendo prejudicar ainda mais os contatos elétricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer inclinar o tópico ou causar polêmica, eu ja limpei muitas placas mãe debaixo da torneira com um pincel e detergente. Escorri o excesso de água usando um compressor e finalizei com secador de cabelo. Minha teoria é que qualquer limpa contatos tira a sujeira de um lado e joga para outro. Ele mesmo (o limpa contatos) evapora mas a sujeira em algum lugar da placa ainda fica. A água corrente simplesmente leva a sujeira embora. Simples.

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu até concordo com Rafael.R mas não aconselho limpar usando água depois secar não.

Rafael.R a dica que vou passar vai servir até para você também.

Aconselho-os passar primeiro um pincel tirando todo o exesso de poeira ou sujeira.

Se estiver sujeira grudada mesmo, use primeiro limpa contato para ser removido facilmente com um auxilio de um pincel.

Depois pode até usar um outro pincel seco para a placa ficar bem enxuta sem exesso de produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja ressuscitei muitas placas suja principalmente sujeira entre ar pernas de CIs que nao davam video lavando com detergente neutro e secando logo em seguida com secador ou aqui em minha cidade quando o sol esta a 45 graus eu coloco ao sol mesmo por alguns minutos, ate hoje nao perde nenhuma placa ! Ja li grandes evangelistas de hardware falarem que fazem a mesma coisa, inclusive o Gabriel Torres ! Bem, eu vi em um video do Angelo Haydem que os melhores limpa contatos seria o CAR-80 com tudo ele nao ser usado exclusivamente para limpar contatos assim como ele diz que Acetona e melhor que Alcool Isopropilico para limpar sujeira deixada por materiais como fluxo de solda e compania ! Quanto ao comentario do Clodoaldo Som sobre o WD-40 te confesso que a propaganda dele havia me convencido...mas se voce usa e deixa sujeira na placa então nao vou comprar ! O procedimento do Adan2111 tambem e valido, eu uso dependendo do estado de sujeira da placa...aqui em meu estado e muito umido, com tempo vai misturando poeira com umidade e vai criando uma crosta na placa-mãe onde a solucao e lavar com agua !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Decidi lavar com água uma vez que uma placa mãe tinha algum defeito intermitente que os sprays da vida nao solucionavam, nem alcool nem nada. Usei água corrente porque na minha opinião ela realmente levaria a sujeira embora. Eu sequer tinha lido alguma coisa sobre isso. As sujeiras que eu limpei são aquelas que nem se ve direito.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não use CAR-80! Ele limpa contatos mas é condutivo e faz sujeira! Serve para só para carburadores e mesmo assim deve ser retirado após o produto agir, como diz o rótulo! Descobri da pior maneira possível!

Existem produtos específicos para PCIs. Eu atualmente uso um tal de "TekSpray" para contatos elétricos e PCIs! Surpreendeu-me é muito bom.

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Car-80 Limpa contatos sim e é muito mais forte que o limpa contatos ele tricos comum, afinal ele é para limpar bicos injetores e carburadores de veículos e tem ser um produto forte para limpar mesmo ali mas tem que secar bem apos a limpeza e fazer um serviço bem feito para não piorar a situação na placa pois é muito condutivo e inflamável. nos veículos não precisa pois a combustão faz sozinho ao mesmo tempo limpa, já nas placas tem limpar. para poupar o trabalho e evitar riscos nada melhor que compressor e pincel, borracha lisa que não agride o cobre, isopropílico, limpa contados elétricos. esse ultimo quando aplicado ele evapora e seca sozinho e protege e reduz a oxidação dos contatos de cobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...) eu ja limpei muitas placas mãe debaixo da torneira com um pincel e detergente...
Ja ressuscitei muitas placas suja principalmente sujeira entre ar pernas de CIs que nao davam video lavando com detergente neutro e secando logo em seguida com secador...

Sou o terceiro deste tópico a apoiar tal método, também lavo as placas com água, pincel, escova de dentes velha e detergente, e sempre deu certinho, basta que se enxague bem e se seque muito bem, mas sempre para me certificar que a placa está realmente sem água dou-lhe um banho de álcool isopropílico, depois de seca, isso elimina possíveis poças de água entre os contatos de minúsculos CIs! :D

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gente, limpar placa com água só em último caso, é como se injetasse adrenalina num recém defunto. Além disso deve-se secar muito bem antes de ligar e corre-se o risco de oxidação. Alguns componentes como capacitores abominam água. Para esses casos deve-se usar álcool isopropílico limpa e não oxida.

Quanto ao CAR-80 peço que comprem, espirrem sobre uma superfície isolante e meçam a resistência, só isso.

Gente, vamos procurar fazer as coisas do melhor modo e sabendo o porquê!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também concordo. Lavar com água só em último caso. Por isso reforço o que eu disse no post #3:

Minha teoria é que qualquer limpa contatos tira a sujeira de um lado e joga para outro. Ele mesmo (o limpa contatos) evapora mas a sujeira NÃO, e em algum lugar da placa ela ainda fica. A água corrente simplesmente leva a sujeira embora. Simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Produto oleoso acumula poeira com tempo, somente é indicado para equipamentos tem tenham óleo impregnado onde o produto de limpeza age como solvente.

Limpeza dos demais é com álcool ou aguá em caso de muita poeira, para remover oxidação de contatos não conheço nenhum e gostaria de dicas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Produto oleoso acumula poeira com tempo, somente é indicado para equipamentos tem tenham óleo impregnado onde o produto de limpeza age como solvente.

Limpeza dos demais é com álcool ou aguá em caso de muita poeira, para remover oxidação de contatos não conheço nenhum e gostaria de dicas...

www.corrosionx.com.br

Uso aqui e recomendo, 100%!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vou contar o milagre mas sem citar o nome do santo !!!

Essa semana, assistindo a um video curso de reparos em placa-mãe de notebook vi e houve um conhecido professor dizer que usa Alcool de Carro (alcool + etanol) para limpar placas e segundo ele o resultado e praticamente o mesmo do alcool isopropilico (falando nisso comprei um alcool isopropilico da Implastec e notei que tem agua nele). Bem, nao vou ser o primeiro a atirar a primeira pedra nele, por que com certeza ja fizeram isso, mas vou fazer o teste em uma placa-mãe velha e verificar o resultado, por que alcool para carrro e bem mais barato que alcool isopropilico !!!

ablacon64, esse produto que voce indicou (CorrosionX) você usa ele em placas mae para limpar contatos da oxidacao ? Parece que na minha cidade tem ele para vender, estou querendo fazer um teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ablacon64, esse produto que voce indicou (CorrosionX) você usa ele em placas mae para limpar contatos da oxidacao ? Parece que na minha cidade tem ele para vender, estou querendo fazer um teste.

Somente quando tem oxidação, ele retira bem, consulte o site e veja como usar, tem gente que acha que é só jogar e fica tudo pronto, não é, tem que dar tempo do produto agir. Mas para corrosão e lubrificação em geral é o melhor produto que já vi, aqui eu uso até para lubrificar dobradiças de portas e janelas corrediças. ;)

Não uso como limpa contatos, para limpar contatos eu uso o Wurth.

Pessoal, vou contar o milagre mas sem citar o nome do santo !!!

Essa semana, assistindo a um video curso de reparos em placa-mãe de notebook vi e houve um conhecido professor dizer que usa Alcool de Carro (alcool + etanol) para limpar placas e segundo ele o resultado e praticamente o mesmo do alcool isopropilico (falando nisso comprei um alcool isopropilico da Implastec e notei que tem agua nele). Bem, nao vou ser o primeiro a atirar a primeira pedra nele, por que com certeza ja fizeram isso, mas vou fazer o teste em uma placa-mãe velha e verificar o resultado, por que alcool para carrro e bem mais barato que alcool isopropilico !!!

Você devia citar o nome do "santo", assim podemos ver também. :)

Quanto ao álcool isopropílico, a qualidade está cada dia pior, de todos os fabricantes, para limpeza de placa mãe depois de soldagem então é uma porcaria usar AI, decepcionante. O que ele faz é espalhar a meleca do fluxo de um lado para outro, principalmente fluxo resinoso.

Depois de muitas tentativas com outros produtos, tenho usado Acetato de Metila, que pode ser comprado em pequenas quantidades em indústrias ou distribuidoras de produtos químicos. O produto é forte, tem venda controlada pelo exército, mas resolve. Claro que tem que tomar cuidados como quando se manipula qualquer produto químico altamente inflamável e de alta volatilidade.

Outra opção para limpeza é o Acetato de Amila, também conhecido como "Óleo de Banana", pode comprar uma pequena quantidade em loja que vendem material para manicure, tem uns vidrinhos de 20 ml que custam 2 Reais, vale a pena comprar para confirmar a eficácia, se gostar pode comprar 1 litro do produto concentrado nas empresas que citei acima.

O óleo de banana tem o mesmo efeito do Acetato de Metila, mas tem um cheiro forte, bem característico de banana mesmo, por isso optei pelo outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ablacon64, melhor nao citar o nome do santo ! O video nao esta na internet, o que vi era gravado em DVD (Curso de reparos em placa-mãe de notebook), mas quem e louco agora pode ter rasao amanha, eu pessoalmente estou pesquisando a composicao do etanol para entender melhor o processo, melhor apelar para a Ciencia antes de usar o produto !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ressuscitando este tópico....

Semana passada eu consertei uma placa que não dava vídeo, simplesmente mergulhando-a em álcool isopropílico e deixando-a por cerca de 1 hora.

Depois eu só deixei secar no Sol e pronto!

Aprendi isso com um conhecido meu que conserta celulares.

A marca do álcool usado foi o EMFAL. Não sei se é bom, mas sei que o cliente ficou satisfeito.

É provável que o problema tenha sido poeira fechando curto nos terminais de algum componente da placa.

Acredito que se eu tivesse lavado a placa (com água), teria o mesmo resultado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que se eu tivesse lavado a placa (com água), teria o mesmo resultado...

Neste caso eu acredito que sim. Acontece com muita frequência de poeira pegar umidade e fechar contato, mas sempre que pego aparelhos que sofreram com isso nunca dei sorte de apenas lavar e resolver, sempre tive que trocar alguma coisa que entrou em curto ou abriu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

E aí galera beleza?

 

Bem para tirar a dúvida a respeito do limpa contato o melhor de todos que já vi e usei e o limpa contato alemão da whurt. É excelente sua limpeza e desoxidação em placas de circuito eletrônico. Já usei muitos, mas igual a esse não vi outro igual!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...

Pessoal.  , melhor que conheço é tíner, passar antes uma escova ou pincel seco e depois com tíner em locais onde não tenha plásticos a base de petróleo. 

para envernizar a placa dissolva breu com tíner, alem de proteger serve como pasta de solda não corrosiva.

adicionado 6 minutos depois

@Enio luciano detalhe usar wd 40 em contatos, na hora é uma maravilha, posteriormente ele isola os contatos piorando mais ainda. é uma característica dele pois sua formula foi desenvolvida para isso. para usar em outras aplicações conforme esta descrito no seu rotulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...