Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa oscilação de voltagens preocupa ?


Economico

Posts recomendados

Olá.

Fiquei curioso e desejo saber se isso é normal...

Estou agora na internet, o PC não está sendo muito exigido

e vi umas variações que desconheço a causa: oscilações de voltagens.

A fonte é Corsair HX650 - modular

==============================

Núcleo CPU..................1.12 V / 1.10 V

+3.3 V........................3.34 V / 3.36 V

+5 V ..........................5.13 V / 5.11 V

+12 V........................12.03 V / 12.10 V

Modo de espera +5 V.....5.03 V não altera

===============================

Obs.: Em verde, é predominante.

"Extras" ligados na fonte:

5 fans (3 entradas e 2 saídas)

1 Placa de vídeo com 1 ventoinha

Há ainda ventiladores da fonte e do processador.

Por favor, há alguma anormalidade ?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se essa medida foi feita com o próprio PC vale tento quanto uma galocha furada..

Medidas tomada no próprio PC não são nada confiáveis, se se mostram corretas podem estar erradas e vice versa. Então não dê crédito às mesmas..

Se quiseres realmente verificar as tensões de seu PC, faça-o com um multímetro, ou então esqueça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aqui uso software para monitorar as tensões e de uns tempos para cá a linha de 12V tem apresentado variações cada vez maiores.

Fui abrir a fonte e percebi dois capacitores levemente embarrigados ( 2200uF 6,3V ) que desconfio que ficaram desse jeito após um curto em um cooler que usava.

Agora as variações aumentaram e já passaram a ocorrer na linha de 5V. Novamente fui conferir dentro da fonte e já tem mais dois capacitores embarrigados também ( 330 uF 16V e 220uF 16V ).

Achei melhor retirar essa fonte e tentar trocar esses capacitores antes que um dano maior ocorra ao PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aqui uso software para monitorar as tensões e de uns tempos para cá a linha de 12V tem apresentado variações cada vez maiores.

Fui abrir a fonte e percebi dois capacitores levemente embarrigados ( 2200uF 6,3V ) que desconfio que ficaram desse jeito após um curto em um cooler que usava.

Agora as variações aumentaram e já passaram a ocorrer na linha de 5V. Novamente fui conferir dentro da fonte e já tem mais dois capacitores embarrigados também ( 330 uF 16V e 220uF 16V ).

Achei melhor retirar essa fonte e tentar trocar esses capacitores antes que um dano maior ocorra ao PC.

Já foi explicado que leituras por software não são confiáveis, por favor, pesquise um pouco mais antes de mandar alguém trocar algo de uma fonte que tem 7 anos de garantia.

Não brinque com o $$ dos outros.

isso sem falar que a variação que ele falou está bem a baixo dos 5% permitidos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno

Eu sei da falta de exatidão dos programas de monitoramento mas no meu caso eu cheguei a medir com multímetro e constatei variações embora dentro do normal e tem também a situação dos capacitores que apresentaram inchaço confirmando algo irregular.

No meu caso as variações por software ultrapassaram os 15% e no multímetro chegaram a 5%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno

Eu sei da falta de exatidão dos programas de monitoramento mas no meu caso eu cheguei a medir com multímetro e constatei variações embora dentro do normal e tem também a situação dos capacitores que apresentaram inchaço confirmando algo irregular.

No meu caso as variações por software ultrapassaram os 15% e no multímetro chegaram a 5%.

E no caso do colega que criou o tópico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno

Eu só postei para dar uma ideia de que o software pode ter alguma utilidade e não descartá-lo totalmente.

As leituras do colega que abriu o tópico indicam pouca variação portanto, dentro do normal, mas mesmo que elas fossem maiores ainda poderiam não ter importância. Só acho que seria prudente testar com um multímetro as linhas neste caso penso eu.

Acho que o software pode ter alguma serventia se houver um monitoramento a longo prazo que foi mais ou menos o que me aconteceu.

Eu estava acostumado (mais de ano) a uma determinada variação nas leituras das tensões mas eis que um curto em um cooler disparou o alarme do software na linha de 12V.

Abri a fonte e percebi 2 capacitores levemente embarrigados o que me fez pensar ter sido resultado do tal curto. Desse evento em diante as variações na linha de 12V pelo software têm aumentado o que me levou a abrir a fonte de novo e descobrir mais 2 capacitores levemente estufados ou seja, agora passaram a ser 4 capacitores.

Resolvi não esperar para ver o que poderia acontecer com meu PC caso a fonte finalmente causasse algum problema. Abri ela, desmontei e com muita paciência saquei os 4 capacitores. Agora pretendo comprar outros iguais para repor e depois voltar ao monitoramento.

Eu preferia não ter tido esse trabalho e ficar correndo o risco de danificar a fonte (não sou se quer técnico em eletrônica), uma Thermaltake Pure Power de 350W, que hoje me custa no mínimo uns R$100,00. Por isso fui adiando, adiando, já esperando que mais dia, menos dia ela iria piorar e eu seria obrigado a deixá-la de lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...