Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Vinícius Lima

Problema com autonegociação HD SATA III Seagate

Recommended Posts

Bom dia a todos integrantes do forum Clube do Hardware.

Estou enfrentando um problema chato com HD'S recentemente adquiridas. Comprei recentemente 2 HD's de 500 GB cada modelo Seagate ST500DM002 padrão SATA III, para montar um arranjo RAID-0, que estão funcionando muito bem, são silenciosas e rápidas aparentemente. Até aí tudo bem.

O problema está em que comprei esse equipamento para uma placa mãe SATA II, modelo Gigabyte MA75GT-UD3H v1.0, que utiliza a controladora AMD SB710, que e limitada a taxas de transmissão de até 3.0 Gbps ou 300MB/s. Mas todos sabem que as HD's atuais SATA III contam com a função de autonegociação que garante toda a compatibilidade de diferentes versões de HD's SATA com diferentes versões de placas mãe SATA logo no meu caso, utilizei uma HD SATA III em placa mãe SATA II.

So que na hora de configurar o arranjo surgiu o problema. A placa mãe não realizou a autonegociação e colocou o equipamento (as HD's) diretamente para SATA 1.5 Gbps ou seja SATA I. Isso não é normal pois as placas mães reduzem sempre para a velocidade mais inferior SATA, ou seja se fosse SATA III deveria reduzir para SATA II na SB710, logo o problema é fazer com que a placa mãe enxergue no arranjo raid os 3.0 gbps.

Não sei os procedimentos a solucionar o problema pois jumper a fabricante não comenta nada e acredito que seja somente para fins de reparo, experimentar poderia danificar o equipamento. E o cabo não pode ser pois SATA e SATA II utilizam o mesmo cabo, e os cabos que comprei são novos.

Alguem poderia dar uma ajuda? Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Bem não tenho certeza se é um bug da placa mãe mas se alguem puder conferir, as velocidades parecem superar os 150MB/S do SATA I em RAID-0 de hd 1.5 Gbps, apesar de que não sei se realmente o calculo de desempenho e feito dessa maneira.

    NÃO SERA BUG DA PLACA MÃE?

    post-406661-13884963321691_thumb.jpg

    post-406661-13884963322091_thumb.png

    Editado por Vinícius Lima

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • EDITADO pela moderação.

    Aguardando reposta de MP!

    Editado por Vinyborges

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×