Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com autonegociação HD SATA III Seagate


Vinícius Lima

Posts recomendados

Bom dia a todos integrantes do forum Clube do Hardware.

Estou enfrentando um problema chato com HD'S recentemente adquiridas. Comprei recentemente 2 HD's de 500 GB cada modelo Seagate ST500DM002 padrão SATA III, para montar um arranjo RAID-0, que estão funcionando muito bem, são silenciosas e rápidas aparentemente. Até aí tudo bem.

O problema está em que comprei esse equipamento para uma placa mãe SATA II, modelo Gigabyte MA75GT-UD3H v1.0, que utiliza a controladora AMD SB710, que e limitada a taxas de transmissão de até 3.0 Gbps ou 300MB/s. Mas todos sabem que as HD's atuais SATA III contam com a função de autonegociação que garante toda a compatibilidade de diferentes versões de HD's SATA com diferentes versões de placas mãe SATA logo no meu caso, utilizei uma HD SATA III em placa mãe SATA II.

So que na hora de configurar o arranjo surgiu o problema. A placa mãe não realizou a autonegociação e colocou o equipamento (as HD's) diretamente para SATA 1.5 Gbps ou seja SATA I. Isso não é normal pois as placas mães reduzem sempre para a velocidade mais inferior SATA, ou seja se fosse SATA III deveria reduzir para SATA II na SB710, logo o problema é fazer com que a placa mãe enxergue no arranjo raid os 3.0 gbps.

Não sei os procedimentos a solucionar o problema pois jumper a fabricante não comenta nada e acredito que seja somente para fins de reparo, experimentar poderia danificar o equipamento. E o cabo não pode ser pois SATA e SATA II utilizam o mesmo cabo, e os cabos que comprei são novos.

Alguem poderia dar uma ajuda? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!