Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans no gabinete


Posts recomendados

Olá, galera!

Meu gabinete é um Cooler Master Elite 333. Só tem uma entrada para fan lateral de 80mm e outra frontal expansiva, fora o exaustor de 120mm na traseira.

Fui aconselhado a colocar um fan de 120mm na lateral em cima do processador, mas a entrada é de 80mm.

Dúvidas:

Se eu colocar um fan de 80mm na lateral do gabinete, provavelmente o exaustor de 120mm vai puxar quase todo ar frio pra fora. Não vai me adiantar muita coisa.

Se eu colocar o fan e tentar adaptar o duto para ficar exclusivo para o processador, das duas uma: ou o fan joga mais ar do que o cooler está conseguindo administrar; ou o cooler vai exigir mais e o fan não vai suprir. Dessa forma, só adiantando quando (e raramente) os dois estiverem na mesma rotação.

Diante da situação, pensei em morrer logo com R$130,00 num Cooler Master Hyper 212 EVO + uma fan de 140mm da Cougar Vortex para a parte dianteira e deixar a lateral como respiro.

Minhas teorias procedem ou posso meter um fan na lateral de qualquer jeito?

SAM_0003.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na frente eu usaria uma fan. Poderia entrar no lugar das baias (um baia fan de 80mm são duas tampas de baias ou uma baia fan de 120mm são três tampas). Melhor ainda se já tiver o lugar disponível. Se usar uma fan na frente, arrume os cabos para liberar passagem do ar. Fan na lateral acho que não ajudaria muito com o 212 (talvez que nem caiba). No caso do cooler box talvez ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas questões relevantes:

1) Atenção à largura do gabinete (185mm), pois o Hyper EVO possui 160mm (arredondados). Leve em consideração a largura útil do gabinete com a placa mãe já instalada, ok!

2) Acho mais interessante nesse caso, a privilegiação da exaustão. Não há a necessidade do fan 80mm no painel lateral; use um Cougar Vortex 120mm como exaustor e transfira o original para o painel frontal (caso ache melhor, adquira um segundo Vortex 120mm para a parte frontal e retire o fan original do gabinete). A refrigeração ficará adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas questões relevantes:

1) Atenção à largura do gabinete (185mm), pois o Hyper EVO possui 160mm (arredondados). Leve em consideração a largura útil do gabinete com a placa mãe já instalada, ok!

2) Acho mais interessante nesse caso, a privilegiação da exaustão. Não há a necessidade do fan 80mm no painel lateral; use um Cougar Vortex 120mm como exaustor e transfira o original para o painel frontal (caso ache melhor, adquira um segundo Vortex 120mm para a parte frontal e retire o fan original do gabinete). A refrigeração ficará adequada.

Olá novamente ahlc!

1) Nem havia feito conta com isso. Se der, dará na casquinha. Tem problema o cooler encostar na lateral ou ficar com uma pontinha para fora caso eu faça uma "adaptação técnica" (buraco) na placa lateral?

2) Isso você diz com o cooler box, mesmo?

A princípio eu queria apenas deixar meu processador com mais folga, tranquilo. Não faço Over Clock. Porém, quando testei com o Prime95 o PC desligou em 20 minutos. Lembrei que meu PC (que não é qualquer coisinha) não aguenta clock algum nem por 5 segundos.

A MOBO tem um programa que permite fazer Clock automático, com ajustes "na medida" e nem assim ele aguenta. Alguma coisa de errada tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o cooler: a probabilidade de esbarrar (ou simplesmente não ser possível instalar sem abrir um buraco no painel) é grande; atente para a sua fonte de alimentação (creio que ela possua 160mm de largura) e perceba como ela chega próxima ao limite do painel lateral. A sua placa está acomodada sobre os "stand-offs" (espaçadores dourados)? Caso sim, você já perde alguns milímetros importantes!

Existe um orçamento máximo para o Air Cooler? Existe o Zalman Performa que possui 152mm de altura (8mm menor em relação ao Hyper 212 EVO) e o Zalman CNPS10X Flex (9mm menor, vem apenas com o dissipador e você pode adquirir o fan que melhor lhe atende). Caso interesse:

http://www.megamamute.com.br/prod/346285/Cooler-para-Processador-CNPS10X-Flex-ZALMAN.aspx?&utm_source=GoogleShopping&utm_medium=&utm_campaign=googleshopping

http://www.megamamute.com.br/prod/344357/Cooler-para-Processador-120mm-CNPS10X-Performa-ZALMAN.aspx?&utm_source=GoogleShopping&utm_medium=&utm_campaign=googleshopping

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser bom esse Noctua, fabio. Melhor que o Hyper EVO?

...

A fonte tem 150mm.

Medindo com uma régua escolar tenho 165mm da placa até a lateral do gabinete. Creio que dê para arriscar no que tiver o melhor custo/benefício.

Para que eu faça a coisa do jeito certo, me deem uma luz sobre o que poderia ser para esse PC não suportar Clock. Dependendo do caso invisto um pouco mais pesado no cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos são ótimos (o Noctua e o Hyper Evo) e foram muito bem avaliadas no CdH. A diferença entre eles é pequena. A escolha se basearia no tamanho e no peso final da máquina. Por gosto pessoal prefiro o Noctua por ser um pouco mais silencioso e vir com duas ventoinhas. Uso um TX3 e o fato de ter 2 ventoinhas torna-o mais silencioso porque eles usam metade da rotação. No inverno de SP com 14ºC, a minha máquina de trabalho, usando praticamente só internet e áudio, fica com 31ºC a CPU e 34ºC a placa-mãe com 1000 RPM (cada uma). Quando usava apenas uma fan no cooler a temperatura da MB era 10ºC mais alto e 1800RPM. Mas só no verão poderei tirar conclusões reais.

*Fora as duas fans do TX3 (92mm) tem mais uma na frente da máquina no modo ventilador (colocando o ar frio externo para dentro do equipamento) de 80mm. Todas no PWM e 1000 RPM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos são ótimos (o Noctua e o Hyper Evo) e foram muito bem avaliadas no CdH. A diferença entre eles é pequena. A escolha se basearia no tamanho e no peso final da máquina. Por gosto pessoal prefiro o Noctua por ser um pouco mais silencioso e vir com duas ventoinhas. Uso um TX3 e o fato de ter 2 ventoinhas torna-o mais silencioso porque eles usam metade da rotação. No inverno de SP com 14ºC, a minha máquina de trabalho, usando praticamente só internet e áudio, fica com 31ºC a CPU e 34ºC a placa-mãe com 1000 RPM (cada uma). Quando usava apenas uma fan no cooler a temperatura da MB era 10ºC mais alto e 1800RPM. Mas só no verão poderei tirar conclusões reais.

*Fora as duas fans do TX3 (92mm) tem mais uma na frente da máquina no modo ventilador (colocando o ar frio externo para dentro do equipamento) de 80mm. Todas no PWM e 1000 RPM.

Valeu Fábio!

Eu vou levar o PC na Sta. Efigenia e testar o que eles tiverem por lá. Por telefone cotei o V6 por R$150 , o Hyper 212 por R$100 e outros mais chumbregas.

Não encontrei lojas que tivessem Noctua ou Zalman. Só na internet.

Obrigado engfabio e ahlc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um Akasa Viper de 120mm no Megamamute, mas chegou um de 140mm. Como não é a primeira vez e sei da demora da troca adaptei o fan ao meu gabinete.

Porém, as temperaturas nem se moveram. Faz aprox. 15ª aqui e o PC em full 71°, não deixo elevar mais por medo.

Testei com e Everest, o pc não aguenta o teste do prime95 e desliga.

Fotos:

Fan e PC

Foto008.jpg

Fiz as marcações dos furos aproveitando um dos furos (superior direito)

Foto009.jpg

Foto010.jpg

Marquei o contorno do fan para furar mais a chapa e melhorar a ventilação

Foto011.jpg

Como a parte do furo é elevada em relação ao resto da chapa, nos outros três furos adaptei um calço (feito com as pernas do suporte de um cooler box intel)

Foto012.jpg

Cooler instalado na frente do gabinete

Foto013.jpg

Só não gostei das borrachas de fixação. São muito frágeis e não fixam bem. Com parafusos ficaria melhor.

Já o resultado...

FullpeloEverestgrfico.png

FullpeloEverest.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como anda a "EXAUSTÃO" do ar aquecido? Um Akasa Viper 140mm injeta um grande volume de ar dentro do gabinete; esse grande volume precisa ser extraído com eficiência, evitando assim, que o ar aquecido "recircule" entre os componentes!

Aparentemente exaurindo mais do que entrando (ar). Medição feita pelo complexo sistema de sentir o arzinho com as costas da mão. :D

Só pelo fato do Akasa estar atrás de duas telas de aço perfuradas e uma manta de filtro já dificulta a entrada de ar. Apesar de sua rotação estar sempre menor que o fan traseiro.

Como quebrei um coolerbox intel sobrou-me um fan de 80mm. Acha que poderia adaptá-lo com um filtro na parte superior?

Só não sei se dá pra ligá-lo na minha mobo que é pra AMD.

Minha indignação é um Celeron bostinha (que tenho aqui) não passar de 30º em full e o Phenon não aguentar nem o teste do Prime95.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu igual em um gabinete que uso. A ventilação traseira deve ser insuficiente. De quase nada adianta aquela Viper na frente se o ar não entra e sai na mesma velocidade. Verifique e veja se atrás a saída de ar é facilitada para não ficar um 'colchão' de ar quente circulando dentro do gabinete, como o colega mencionou.

Aqui, precisei usar um alicate de corte (serra-copo para furadeira é melhor!) para abrir aquela "colméia" na frente e de trás, se houver. Coloquei borracha em 'U' nas beiradas irregulares. Acho que você nem precisa da borracha porque a tampa do gabinete esconde o furo. Só você desobstruir a Viper, tirando a colméia e o filtro, deverá ganhar uns 10ºC a menos. A Viper é uma bela fan mas acho que com a tela de metal e o filtro você só aproveita 60%.

A sua fan de 80mm serve para a Mobo. Em cima ajudaria a exaurir o ar quente. Ligue-a sem PWM (só 3 pinos). Esquentando muito (71ºC), retire os filtros anti-poeira. Você usa as fans no modo PWM (com 4 pinos) ou rotação máxima (3 pinos)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu igual em um gabinete que uso. A ventilação traseira deve ser insuficiente. De quase nada adianta aquela Viper na frente se o ar não entra e sai na mesma velocidade. Verifique e veja se atrás a saída de ar é facilitada para não ficar um 'colchão' de ar quente circulando dentro do gabinete, como o colega mencionou.

Aqui, precisei usar um alicate de corte (serra-copo para furadeira é melhor!) para abrir aquela "colméia" na frente e de trás, se houver. Coloquei borracha em 'U' nas beiradas irregulares. Acho que você nem precisa da borracha porque a tampa do gabinete esconde o furo. Só você desobstruir a Viper, tirando a colméia e o filtro, deverá ganhar uns 10ºC a menos. A Viper é uma bela fan mas acho que com a tela de metal e o filtro você só aproveita 60%.

A sua fan de 80mm serve para a Mobo. Em cima ajudaria a exaurir o ar quente. Ligue-a sem PWM (só 3 pinos). Esquentando muito (71ºC), retire os filtros anti-poeira. Você usa as fans no modo PWM (com 4 pinos) ou rotação máxima (3 pinos)?

kkkkkkk. :lol: Sei nem se tem lugar pra ligar mais uma fan na mobo, que dirá sobre born de três ou quatro pinos :D O Akasa eu liguei num soquete de quatro pinos que encaixou perfeito, rezei e deu certo. Ou seja, PWM (eu acho).

Outro fan, acredito que terei que ligá-lo direto na fonte. Porém, por causa da dita cuja (a fonte), o fan terá que ficar logo acima do emaranhado de fios que saem dela. Sem falar que vai ficar barulhento pra caramba.

(...)eu vi sua adaptação noutro post. Melhorou o suficiente pra compensar o trabalho e a estética prejudicada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorou 12ºC agora no inverno paulista (15ºC). No verão é que vou ver o bicho pegar. Tinha 2 fans atrás com aquela chapa metálica furada (igual a sua). Um dia arranjei um tempo e cortei as duas entradas para fan. Depois, fiquei pensando como não tinha feito isso antes. Peguei o pedaço de chapa 'furada' e assoprei levemente. Quase nenhum ar passava. Mantendo o sopro, tirei a chapa da frente do sopro e a diferença foi brutal. Nessa ganhei uns 4º C.

Ainda achei que poderia melhorar e queria uma ventilação pela frente (soprando ar frio para dentro do gabinete) mas não tinha lugar para colocar no gabinete. Comprei uma baia fan e coloquei na frente no lugar de 2 baias. A diferença foi gritante. Ganhei mais 8º C.

Silêncio ainda tenho porque a fan frontal é Arctic ligada no PWM (4 pinos), ou seja, rotação controlada pela placa-mãe que fica em torno de 950 RPM (temperatura ambiente de 15ºC). Antes, com 2 fans traseiras e 2 fans no TX3 ficava em torno de 1500 RPM. Só com 2 fans do TX3 ficava em 2100 RPM. Apenas com 1 fan do TX3 ficava em 2700 RPM.

*fans externas=80mm e fans TX3=92mm

Resumo: ligar as fans com PWM (4 pinos) a refrigeração ficou boa mas quase sem barulho. Ligar as fans sem PWM (3 pinos), a refrigeração fica ótima mas mais barulhento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belezinha!

Eu vou fazer umas adaptações aqui pra ver se melhora. Depois eu posto como ficou a gambiarra.

O processador, só com o Internet Explorer ligado está em 48º, num frio de 15º.

Pode ser normal, mas não aceito isso.

O coitado do celeron trabalha a 100% o tempo todo e não passa de 30º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador, só com o Internet Explorer ligado está em 48º, num frio de 15º.

Pode ser normal, mas não aceito isso.

O coitado do celeron trabalha a 100% o tempo todo e não passa de 30º.

Uso um equipamento com um processador parecido, Phenom II X4 e tinha temperatura igual. Depois que abri a frente e atrás baixou para 35º C com 15ºC ambiente. Faça o teste com um secador de cabelos. Verá que pouco corrente de ar passa pelos orifícios. Depois, veja o vento sem a placa perfurada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pronto.

Não tirei fotos de como ficou, mas ficou muito feio o serviço. Ainda bem que o gabinete esconde um pouco. Não fiz atrás, pois se eu deixar o fan sem proteção alguém mete o dedo ali e se machuca ou algum cabo encosta e lasca com tudo.

Percebi que agora tenho um bolsão de ar quente dentro do gabinete como disse o nosso amigo, pois quando abri a lateral no meio de um teste a temperatura caiu de 72 para 65 em full.

Pra melhorar a exaustão é que estou quebrando a cabeça agora.

Por enquanto, muito obrigado, galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...