Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manchas na placa de vídeo e travamento total após algum tempo jogando...


VBMeireles

Posts recomendados

Olá pessoal,

Este é meu computador:

PSU: Corsair TX750W

GPU: XFX GTX 260 (x2)

Placa-Mãe: Asus P6T Deluxe V2

CPU: i7 920

Faz uns dois a três dias que isso começou a acontecer: depois de alguns minutos jogando (dois a dez minutos), o computador trava totalmente. Às vezes o som continua por algum tempo antes de parar também. O NUMLOCK não responde. A luz do NUMLOCK também permanece ligada por algum tempo e depois apaga. Nem o CTRL+ALT+DEL responde. A única coisa que resolve, quando isso acontece, é desligar o computador no botão e ligar de novo.

Andei medindo as temperaturas das placas de vídeo e parece que ficam estáveis em níveis aceitáveis para um "heavy load": 75ºC. O teste foi feito jogando Warhammer 40K: Space Marine.

Já desmontei minha placa de vídeo (como fizera no passado), limpei, reapliquei a pasta térmica e montei novamente. Agora tem um detalhe que eu sinto que é a chave da questão... Seguem anexas algumas fotos que tirei da minha placa de vídeo. É como se fossem uns "focos de umidade", não sei. A placa mãe também está apresentando isso em um lugarzinho próximo da placa, mas quando eu toco, a consistência é mais de como se fosse um óleo (pode ser impressão minha) e não de água. Faz algum tempo (vários dias) que choveu bastante aqui (pensando na hipótese de isso ter sido causado por algum aumento na umidade do ar), mas já faz vários dias não está mais chovendo tanto.

A placa é exatamenta esta (na verdade, são duas em SLI, e ambas apresentam as tais "manchas") que estou usando neste computador com o qual vos escrevo. Não há problemas, a não ser nos "heavy loads", após um tempo jogando...

Alguém tem ideia do que está acontecendo, ou do que seriam essas manchas?

Ainda em tempo, outra informação que talvez seja importante:

Após tirar as placas para limpar eu acidentalmente troquei (inverti) os slots, colocando uma placa no lugar da outra, e o monitor nem ligou mais, como se não estivesse recebendo sinal. Tentei conectar o cabo de vídeo às outras entradas (com duas GTX 260, são quatro entradas DVI no total), e nada. Então eu peguei um secador de cabelo, coloquei sobre as duas placas um tempo e, depois, ao colocá-las de volta, tive o cuidado de DEStrocá-las de lugar, ou seja, colocar cada uma de volta no mesmo slot em que estava antes da confusão, e o computador voltou a ligar normalmente.

Houve também um momento em que o Windows deu uma mensagem do tipo: "Não foi possível instalar os drivers da GTX 290 (!!!)". E o painel de controle da nVidia só mostrava UMA GTX 260, e mais nada. Então estou suspeitando que a tal "mancha" pode ter "danificado" ou sei lá essa segunda placa...

Obrigado!!!

post-989632-13884963312711_thumb.jpg

post-989632-13884963313462_thumb.jpg

post-989632-13884963314293_thumb.jpg

post-989632-13884963314946_thumb.jpg

post-989632-13884963315633_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de informação adicional útil:

Mudei as configurações de vídeo do jogo (Warhammer 40K: Space Marine) para o mínimo, e a resolução idem (está em 1200~ e alguma coisa). Não houve mais travamento, ou seja, era realmente o "heavy load" que causava o travamento.

Agora fica a dúvida quanto às manchas. Será que é vazamento de componentes? Fiquei intrigado principalmente porque aconteceu com as duas placas ao mesmo tempo. Será que tem algo a ver com clima, umidade do ar etc?

Vou agradecer qualquer informação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de informação adicional útil:

Mudei as configurações de vídeo do jogo (Warhammer 40K: Space Marine) para o mínimo, e a resolução idem (está em 1200~ e alguma coisa). Não houve mais travamento, ou seja, era realmente o "heavy load" que causava o travamento.

Agora fica a dúvida quanto às manchas. Será que é vazamento de componentes? Fiquei intrigado principalmente porque aconteceu com as duas placas ao mesmo tempo. Será que tem algo a ver com clima, umidade do ar etc?

Vou agradecer qualquer informação!

Essa mancha fica bem na região onde fica o pequeno exaustor não é ?

Talvez seja algum tipo de derretimento do verniz da placa em função de uma temperatura maior e constante nessa pequena área nesse modelo de placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, não falei antes para não me zoarem... mas eu acho que fiz besteira. Comprei uma Artic Silver (não lembro se era cinco, mas lembro que custou 35 reais uma "seringuinha" do tamanho do meu mindinho). Isso faz bastante tempo, foi quando eu desmontei a placa pela primeira vez para limpar. Acabei ficando com pena e coloquei lá uma pasta "genérica" que comprei... pura água. :P Guardei a Arctic Silver e acabei sendo roubado (a pasta, mouse bluetooth e mais um monte de coisas) durante uma mudança. Agora tô sem Arctic Silver e sem placa prestando... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...