Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda do Core/Shadder/Memory Clock e aumento do uso da GPU


atumzinho

Posts recomendados

Opa galera, tudo beleza?

Estou com o seguinte problema:

Do nada a placa de vídeo aumenta muito o GPU usage e perde muito do core/shadder/memory clock, na maioria das vezes caindo pela metade ou chegando lá embaixo.

Eu não overclockei a placa de vídeo, só alterei a velocidade do fan em alguns casos pra testar e ver se melhorava, mas nada.

O driver é a versão 304.79(beta) uso ela porque a versão estável tá 'bugando' aqui, deixando os caracteres do MSN embaçados e as vezes nos jogos não tá mostrando alguns efeitos gráficos que deveriam mostrar.

o sistema operacional é win7 64bits.

a configuração do pc é

FX 6100 3.3 GHz

ASUS m5a78L-M LX

EVGA GTX 560 Ti 1GB

2x4gb KINGSTON 1333MHz

Seagate 500GB SATA3

Corsair 750W

já tentei usando a versão 'estável' do driver, a versão que vem no CD, reinstalar o S.O, etc.

Alguém já passou pelo mesmo problema?

Será problema nos pentes de memória? Ou problema na placa de vídeo?

Agradecido desde já

post-239581-13884963316327_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é normal T_T quando a gpu não esta em uso, ela diminui o clock automaticamente para reduzir o consumo de energia, mas quando o uso da gpu começa a aumentar (abrir algum game por exemplo) ela ja volta aos clock padrão, isso não afeta em nada o desempenho, e mesmo se afetasse não tem como mudar porque é algo embutido na placa não nos driver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que não seja normal pois por exemplo, o Core Clock ficava em 850 MHz e o GPU usage ficava em 30% enquanto eu estava jogando Diablo 3, aí do nada esses problemas que eu citei acontecem.

Hoje por exemplo fui tentar ligar o PC e deu BSOD com Page Fault In A Nonpaged Area

aí eu tirei o pente de memória e o pc conseguiu acessar o windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que não seja normal pois por exemplo, o Core Clock ficava em 850 MHz e o GPU usage ficava em 30% enquanto eu estava jogando Diablo 3, aí do nada esses problemas que eu citei acontecem.

Hoje por exemplo fui tentar ligar o PC e deu BSOD com Page Fault In A Nonpaged Area

aí eu tirei o pente de memória e o pc conseguiu acessar o windows

então obviamente o problema é o seu pente de memoria, não a placa de video '-' a minha GTX560 tambem diminui o clock quando não esta em uso e não da problema algum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma pergunta, o jogo trava? Pois se não travar é porque ele não está exigindo quase nada da tua VGA no momento que constata a diminuição dos clocks, pra testar isso utilize algum software de benchmark de GPUs.

travar não trava, mas ele fica muito 'lagado', tem uma queda gigantesca de FPS.

@luis_sbo o Problema é que do nada ela diminui o clock quando está em uso :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

travar não trava, mas ele fica muito 'lagado', tem uma queda gigantesca de FPS.

@luis_sbo o Problema é que do nada ela diminui o clock quando está em uso :(

em uso quando? no game?

porque se for no windows, vendo video no youtube, ou seila, pode ter certeza que isso não é nada pra uma placa de video, mesmo com um clock baixo ela faz essas coisas de olho fechado =) rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

configura o jogo pra rodar em "modo janela" e abre e evga precision deixa um do lado do outro, e começa a jogar normal... fica de olho no evga precision pra ver se realmente o clock esta abaixando..

porque se voce rodar em fullscreen, minimizar o game pra ver o evga, o clock vai diminuir pois com o game minimizado não usa placa de video '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

configura o jogo pra rodar em "modo janela" e abre e evga precision deixa um do lado do outro, e começa a jogar normal... fica de olho no evga precision pra ver se realmente o clock esta abaixando..

porque se voce rodar em fullscreen, minimizar o game pra ver o evga, o clock vai diminuir pois com o game minimizado não usa placa de video '-'

é exatamente isso que eu faço :P

acho que é problema no vídeo mesmo :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes acontecia comigo do Dota 2 iniciar e a placa de video se manter nos Clocks 2D , pra arrumar isso e deixar sempre nos Clocks 3D , vai no painel da Nvidia e colocar pra rodar o Dota 2 em modo de Maximo Desempenho.

Tela azul pode ser N coisas , e as vezes esse driver está sim meio incompativel com a sua placa , nem sempre o ultimo driver é o melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes acontecia comigo do Dota 2 iniciar e a placa de video se manter nos Clocks 2D , pra arrumar isso e deixar sempre nos Clocks 3D , vai no painel da Nvidia e colocar pra rodar o Dota 2 em modo de Maximo Desempenho.

Tela azul pode ser N coisas , e as vezes esse driver está sim meio incompativel com a sua placa , nem sempre o ultimo driver é o melhor.

o problema continua com 3 drivers diferentes q eu testei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aconteceu comigo quando eu brinquei com programas para controlar o clock da GPU, precisava reiniciar o PC para ela voltar a funcionar normal. Era como se o programa desse um override no controle automatico de clock da GPU e mesmo depois de eu "voltar ao normal" no programa o driver não assumia o controle do clock ou usava alguma configuração diferente (como fazer com que o clock máximo fosse apenas o clock médio). Parei de usar o tal do programa.

Se não tem problema de temperatura, se você não alterou nenhuma configuração dentro do jogo (como ativar o vertical sync, confira ai, tanto no jogo quanto no driver. Se tiver ativado, desative e teste), parece ser de SW o problema. Mas eu não tenho experiência com driver nvidia para dar certeza, sugiro que tente voltar o mais próximo possível da "configuração de fábrica", removendo e limpando o driver e os programas que acessem a GPU e depois vendo se acontece isso.

É só em um jogo específico que acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aconteceu comigo quando eu brinquei com programas para controlar o clock da GPU, precisava reiniciar o PC para ela voltar a funcionar normal. Era como se o programa desse um override no controle automatico de clock da GPU e mesmo depois de eu "voltar ao normal" no programa o driver não assumia o controle do clock ou usava alguma configuração diferente (como fazer com que o clock máximo fosse apenas o clock médio). Parei de usar o tal do programa.

Se não tem problema de temperatura, se você não alterou nenhuma configuração dentro do jogo (como ativar o vertical sync, confira ai, tanto no jogo quanto no driver. Se tiver ativado, desative e teste), parece ser de SW o problema. Mas eu não tenho experiência com driver nvidia para dar certeza, sugiro que tente voltar o mais próximo possível da "configuração de fábrica", removendo e limpando o driver e os programas que acessem a GPU e depois vendo se acontece isso.

É só em um jogo específico que acontece?

já fiz isso, mas tá dando pau em um jogo específico(dota2) do nada a tela do jogo fica preta aí eu tenho que fechar e reabrir ele.

no diablo 3 ele fica com o fps muito baixo, além dos problemas de renderização que eu citei acima, como não mostrar alguns efeitos graficos que deveriam mostrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...