Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

USB para acendedor de cigarros em automóveis


USLima

Posts recomendados

Bom dia a todos!

Eu tenho um aparelho de GPS que é alimentado por um dispositivo que conecto ao acendedor de cigarros do carro.

Acontece que esse meu dispositivo queimou e estou tentando fazer outro.

Se eu conecto esse aparelhos GPS a porta USB do computador, ele é carregado normalmente.

Fiz um circuito básico utilizando um regulador de tensão 7805 e estou obtendo na saída 4,95V. Quando conecto esse circuito no aparelho GPS desligado, ele acende o indicador de que o aparelho está carregando, porém quando ligo o aparelho, após alguns segundos esse indicador apaga.

Se uma porta USB de uma computador fornece os mesmos 5 V e uma corrente máxima de 500 mA, qual será o motivo desse meu circuito não conseguir alimentar o aparelho GPS, sendo que o regulador de tensão pode fornecer mais de 1A de saída?

Alguém poderia me dar uma ajuda?

Obrigado.

Ulisses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O regulador está ligado a um bom dissipador? Esses acendedores de cigarro disponibilizam em média 12V na saída. Se considerares que o GPS consuma 500mA (0.5A), no pior caso, a potência dissipada em cima do 7805 será de (12-5)*0.5 = 3.5W. É suficiente para fazer o regulador aquecer e com o tempo entrar em estado de proteção térmica desabilitando a saída. Para solucionar isso ou você liga um bom dissipador ao regulador e queima essa potência toda ou fazes um pequeno conversor buck.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Obrigado pela atenção.

Realmente o regulador de tensão não está ligando a um dissipador de calor, pois o invólucro que estou colocando o circuito não tem espaço suficiente. Vou tentar adaptar um dissipador de calor e ver o resultado.

Vou analisar também a sua sugestão de fazer um conversor buck.

Obrigado.

Ulisses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe, você colocou os capacitores de entrada e saída que o 7805 exige, um de 330nF na entradae outro de 100nF na saída?

Sem esses capacitores o 7805 pode ficar instável dependendo do sinal de entrada e da carga ligada na saída, ainda mais se considerar que no carro há vários tipos de bobinas causando ruídos, na dúvida se tiver disponível ligue um osciloscópio na saída do 7805 com alguma carga, com o carro ligado acelere, ligue e desligue equipamentos e veja como está o sinal na saída, se está estável ou não.

A sugestão de conversores DC-DC também é uma ótima ideia, já que eles apresentam eficiência de uns 90% dependendo do caso, já o 7805 a eficiência chega a ser menor que 50%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Eu não tinha o 330nF, então coloquei um eletrolítico de 1uF na entrada e o de 100nF na saída.

O problema deve ser o dissipador mesmo.

Vou tentar adaptar algo para ajudar a dissipar o calor. O Problema é que estou usando um case bem pequeno.

Depois de fazer essa correção, volto dar notícias.

Você sabe onde posso conseguir um esquema do conversor DC/DC de 12V para 5V?

Os componentes são fáceis de encontrar?

Por hora agradeço a atenção.

Ulisses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Será que o GPS consome mais de 500 mA? Ele funciona e carrega tranquilamente na porta USB do computador ou notebook.

Se não conseguir montar o conversor Buck, vou fazer um circuito também com o LM317, com os resistores configurados para ele fornecer 5,0V.

Obrigado pelas dicas.

Ulisses

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...