Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
adrielemartins

Problemas nos relatórios criados a partir de tabelas relacionadas

Recommended Posts

Bom dia,

Estou criando um Banco de Dados no access 2007 para localização de produtos no estoque. Criei uma tebela com os dados do produto e uma tabela com as prateleiras (contendo corredor, número da prateleira e Bandeja). Como um mesmo produto pode estar em várias prateleiras ou bandejas, relacionei as duas tabelas, através dos código do produto.Assim, quando preencho o formulário de cadastro de produtos, ele fica mais ou menos assim:

Ex: produto: Valor:

Maça R$0,90

Corredor: Prateleira Bandeja

a 1 2

a 2 1

Até então tudo está certo, mas quero criar um relatório de localização, onde digito o código do produto e aparece as informações da tabela produto e onde o mesmo está localizado. Para conseguir isso, criei um sub formulário e um formulário, mas quando aparece a informação no relatório e puxa o mesmo código varias vezes, de acordo com o número de prateiras cadastras.

EX: para o item acima o código da maça aparece duas vezes (nas duas vezes aparace as duas prateleiras). Se tivesse três prateleiras, ele aparece 3 vezes com as três prateleiras e assim por diante.

Como posso fazer para o relatório, puxar o código do produto uma única vez, listando seus dados e localização também uma única vez?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Acho que não expliquei direito. Por exemplo:

- Na tabela produtos, tenho o produto A e seus respectivos dados.

- Na tabela prateleiras, tenho as prateleiras e seus respectivos dados

Como um produto pode estar localizado em mais de uma prateleira, relacionei as duas tabelas pelo código do produto.

Então digamos que o produto A (código 1) esteja localizado na prateleira A e Prateleira B.

-Na tabela prateleira, ele aparece da seguinte maneira

Código Prateleira ....

1 a ....

1 b ....

Então no relatório de localização, quando digito o código do produto para localizar onde o mesmo se encontra, aparece assim:

Produto A

Prateleira ....

a ....

b ....

É exatamente assim que eu quero que apareça, porém todas essa informações aparecem duas vezes (iguais a cima), pois o relatório puxa o número de vezes que o código aparece na tabela prateleira. Se eu tivesse por exemplo, colocado o produto na prateleira A,B e C, todas essas informações teriam se repetido 3 vezes.

Quero saber, como faço para esse informação aparecer apenas uma vez. Qualquer coisa, te envio o banco de dados para você ver do que estou falando.

Obrigada

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, não entendo de Access, então, não sei se posso ajudar, mas.....

em sistemas, quando fazemos algo parecido, teríamos 3 tabelas no banco

tabela de produto, tabela de prateleira e tabela de relacionamento

a tabela de relacionamentos, teria os seguintes campos

produto

prateleira

(...)

falo em 3 tabelas pois, se houver mais produtos na prateleira 1, você cria mais colunas na tabela prateleira?? acho isso errado, mas...

agora falando do relatório, você teria que criar no access, uma forma de testar se o produto se repete, caso se repita, você não imprimiria o cabeçalho (cabeçalho = dados do produto)

varA = "" //branco
    para i de 1 até tamanho_tabela, repita //estrutura de repetição

SE varA for diferente de produto impresso
    imprime "cabeçalho"
    FIM SE

imprime prateleiras

varA = produto impresso //aqui você atribui o valor do último produto impresso, para não imprimir o "cabeçalho" novamente

fim do repita

bom, ISSO aí foi um exemplo tosco de lógica de programação para criar uma impressão destas, espero ter ajudado em algo ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais