Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
williansevla

Unidade SSD upgrade.

Recommended Posts

Olá pessoal.

Sou leigo nesta área de computadores, apesar de ter uma maquina boa, mas foi um amigo meu que ajudou a montar.

Essa é a config da minha maquina.

1 x Placa Mãe Asus P8p67 Pro Rev. 3.0 Intel P67 Rev. B3 Lga1155

1 x Memória Corsair Vengeance 8gb 2x4gb 1600 Mhz Ddr3 Pc3-12800

1 x Cpu Core i7 2600k 8m Cache 3.40 Ghz Box Processador Lga1155

1 x Placa De Vídeo Nvidia Geforce Gtx560 1gb Gddr5 256bits Dx11

1 x Fonte Corsair CX600W

1 x Hd Ssd Corsair Force 3 60gb Sata 6gbps – Sata3

1 x Gravador Dvd Cd Lg Gh22ns50

1 x Gabinete Cooler Master Haf 912 PUS

Enfim, fui descobrir só agora que 60Gb de hd é pouco, necessito de muito mais, mas antes de comprar um hd disco rigido para armazenar meus dados, gostaria de aumentar o hd SSD para instalar os programas.

Enfim, a minha duvida seria a seguinte, fiquei sabendo que quando você unir 2 SSD de capacidade idênticas, 60gb + 60gb, não sei explicar os termos tecnicos, mas sua velocidade aumenta unindo suas velocidades, acho que é a velocidade de buffer.rsrs. Tentar exemplificar em numeros: se um tem 500kbps de leitura, juntando os 2 eu teria 1000kbps por segundo. mais ou menos isso.

difícil né,

Mas assim, queria saber se isso é verdade, e queria saber se eu colocar 60gb+120gb SSD por exemplo, se isso ocorre também, se a velocidade é aumentada.

E outra coisa também, quero saber qual a diferença desses SSD normal e o SSD GT, qual a diferença entre eles.

Aguardo a ajuda de vocês, já que vocês que entendem do assunto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Willian!

Tá com um PC monstro e ainda quer mais desempenho? Bem...ok!

O que você tá querendo fazer é pegar dois HD's, no caso aqui SSD's, e colocá-los em Raid 0. Realmente irá multiplicar a capacidade de leitura e gravação, pois esse tipo de sistema divide o arquivo entre os discos rígidos, dividindo o tempo de operação pelo número de discos que estão em Raid 0.

Exemplo: Usando sua suposição inicial, 2 SSD's de 60 GB terão a capacidade máxima de 120GB (fora os descontos de formatação) e se gravar um arquivo de 1GB, cada SDD terá 50% do arquivo, ou seja, 512MB em cada, reduzindo o tempo de operação pela metade.

É aconselhável fazê-lo entre dois ou mais dispositivos com a mesma capacidade, pois em Raid 0, a capacidade de todos os SSD's serão igualados com o de menor capacidade do sistema. Portanto se por um SSD de 120 GB pra "casar" com o de 60GB, fatalmente o SSD de 120GB só trabalhará com 60GB, deixando ociosos os outros 60GB, ou seja, desperdício de espaço.

Mas como tudo tem seu contra, Raid 0 tem o inconveniente, no caso de pane em um dos discos, os arquivos do sistema vem abaixo porque como as informações estão divididas, o Raid 0 ficará pendente deste disco defeituoso e aí fedeu!

Particularmente, eu uso um SSD de 60GB para o Windows e programas e aplicativos em geral e um HD de 1TB (que tá visitando o RMA neste momento) para emuladores, jogos e arquivos pessoais, trocando em miúdos, paradas que exigem mais espaço que rapidez. E me atende muito bem usando este procedimento. Porém o que é bom pra um, pode não ser suficiente pra outro.

Sobre a diferença do SSD x SSD GT deve ser só questão mínima de desempenho, creio eu que SSD GT é Corsair. Mas sempre terá um modelo ligeiramente superior na família de SSD do mesmo fabricante, tipo os da OCZ (da qual conheço bem) que tem Vertex >Agility >Solid.

Pra finalizar, se estiver com sede de desempenho e grana sobrando, tem duas formas de SSD de maior capacidade: tem os Híbridos, que misturam a capacidade de espaço dos HD's tradicionais e a eficiência dos SSD's e tem os SSD's que se instalam pelo slot PCIex, tipo Revodrive (OCZ), como não são limitados pelo SATA III (que a taxa de transmissão é de 6 Gb/s), são rápidos que nem um capeta e possuem espaço maior em relação aos SSD's convencionais.

Uma coisa me ocorreu...duas coisas que matam o espaço do SSD são o arquivo de paginação e a hibernação do Windows que aqui chegou a consumir 30GB, ou seja, mais da metade do meu SSD "conjugadão". Segundo os mestres do CdH, esses recursos podem diminuir a vida útil do SSD, mas no meu caso, diminuiu foi o espaço útil mesmo.

Para tirar o recurso de hibernação, que pra mim é inútil, vá no meu Iniciar e digite no campo de pesquisa "cmd" e o execute como administrador. Daí no DOS, execute o comando "cd/" e depois mande esse "powercfg -h off" e pronto. monte de Gigas reaparecem no disco, desabilitando a hibernação.

E para a paginação, faça isso: Computador> Propriedades> Configurações Avançadas do Sistema> (aba Avançado) Desempenho> (aba Avançado) Memória Virtual - Alterar. Lá você pode simplesmente desabilitar o sistema de paginação ou diminuir o tamanho dele (que é o meu caso, porque alguns programas não rodam sem paginação no Windows). Como seu sistema tem muita RAM, a paginação deve "abocanhar" quase uns 10GB do SSD. Feito a configuração, reinicie o PC e mais GB terá à disposição.

Abraço e não esqueça de chumbar o micro no chão pra não sair voando de tão rápido que vai ficar!

Editado por Cabelo75
Esqueci que 1GB são 1024MB!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais