Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Ubuntu


dupassos

Posts recomendados

Olá pessoal do Clube do Hardware, acabei de instalar o Ubuntu numa partição aqui e estou com algumas dúvidas e resolvi pedir ajuda de vocês.

1 -> Partições: Instalei o Ubuntu numa partição, depois pesquisando mais vi em uns tutoriais que deveria ter criado três partições: Raiz, Home e Swap. A instalação faz isso automáticamente? Se não, posso fazer manualmente depois do Ubuntu já instalado? Como?

2 -> Percebi que o Ubuntu tem um sistema de organização de aqrquivos semelhante as "bibliotecas" do Windows. Tem como eu "vincular" a pasta "músicas", por exemplo, tanto na biblioteca do windows como na pasta do Ubuntu sem mover ou fazer copias dos arquivos?

3 -> Está sem som no Ubuntu, no Windows funciona normalmente, tenho que fazer alguma configuração ou algo do tipo? (Uso os alto-falantes do monitor atráves da conexão HDMI, minha placa-mãe é a GA-Z68XP-UD3 e meu monitor é Samsung SyncMaster T24A550).

Por enquato é isso, se eu tiver mais alguma dúvida posto depois, desculpem-me se forem perguntas estúpidas, é que é minha primeira expêriencia nessa plataforma.

PS: Esqueci de dizer a versão do Ubuntu, não sei se faz diferença ou se está correto mais acho que é Ubuntu 12.04 Desktop i386.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações.

Resposta número 1:

Sim, com a opção de instalar lado a lado o Ubuntu faz o trabalho sozinho, usando parâmetros pré-estabelecidos.

Para verificar suas partições, digite em um terminal:

sudo fdisk -l

Digite a senha e verá um relatório sobre suas partições.

Sim, é possível redimensionar ou criar partições após a instalação.

Use a ferramenta GParted, com muito cuidado, muito cuidado mesmo.

Resposta número 2:

Sim.

http://www.tecmundo.com.br/linux/3140-como-fazer-dual-boot-com-windows-7-e-ubuntu-9-10.htm

Não recomendo este método, pois assim perderá o recurso de dados redundantes que em outras palavras significa backup. Caso acabe corrompendo as informações, por qualquer motivo em um Sistema, não as terá a salvo em outro.

Resposta número 3:

Para que a conexão HDMI funcione adequadamente será necessário instalar o driver proprietário.

Tecle Super (aquela com o símbolo do ''outro'' S.O.) e digite drivers.

Vai aparecer a opção de instalar Drivers Adicionais ou Drivers Proprietários.

Clique em Ativar e espere o processo acabar, depois reinicie o PC.

Quando estiver de volta, abra as Definições de Som e vá fazendo os testes com as saídas até encontrar a que melhor atenda suas necessidades.

Resposta número 4:

O Ubuntu utiliza uma numeração para indicar a versão do Sistema.

No seu caso, 12.04 i386.

Quer dizer ano 2012, mês 04, arquitetura i386 = x86 = 32 bits

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado maisdavi!

Obrigado pela atenção e boa vontade.

Enquanto as partições, já que a instalação as cria nem vou "mexer". E as bibliotecas resolvi também deixar como está e apenas adicionar a pasta "Músicas" do windows a biblioteca do player do ubuntu que era o mais importante. E o som não foi necessário instalar drrivers.. dei uma olhada com mais calma nas configurações de som e achei a opção da saída HDMI. Obrigado sobre a informação sobre a versão também.

Por enquanto é só isso, se tiver alguma dúvida posto por aqui, obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...