Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como ver a defasagem com o osciloscópio (DSO NANO)


arh

Posts recomendados

  • Membro VIP

A defasagem entre duas formnas de onda é um evento temporal. Tem de comparar ambas (por isso dois canais) simultaneamente em um mesmo intervalo de tempo.. Se guardares uma delas podes até mesmo comparar amplitude, simetria, forma, etc.. Mas não diferença de fase...

Imagine dois cavalos na chegada de um páreo.. Não adianta fotografar um deles isolado do outro, correto??? Se o que se deseja é a comparação da posição de um deles com relação a posição do outro.. Se não aparecer ambos não dá para dizer quem ganhou dá???

Fase o diferença de fase é isso dai, tem de ver ambas simultaneamente e para isso tem de ter dois canais ou um canal e um chopper, (que amostra uma depois outra forma de onda, em alta velocidade).. Fazendo o que se chama de duplo traço..

Procure por circuitos que fazem isso, (dois canais para osciloscópios de único traço) com o uso de multiplexadores analógicos.

Procure por:

analog chopper multiplexer for oscilloscope

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, ótima analogia.

Procure por circuitos que fazem isso, (dois canais para osciloscópios de único traço) com o uso de multiplexadores analógicos.

Procure por:

analog chopper multiplexer for oscilloscope

vou fazer isto já, obrigado ai a vocês 2, vou pesquisar sobre o chopper.

faller tentei procurar aqui, não achei muita coisa, o que consegui foi

The design and construction of an electronic circuit to multiplex two analog signals for display by trace chopping on a fast single‐beam oscilloscope is presented. The circuit uses a Schottky ring diode modulator as a control switch and is unique in having a chopping frequency of up to 400 MHz with switching times between channels of less than 0.7 ns. Used with an oscilloscope with sufficient bandwidth, it is then possible to obtain pseudosimultaneous display of fast single‐shot events. In conjunction with a Tektronix 7834 oscilloscope with a 7A19 plug in, the maximum signal bandwidth of the prototype is measured to be 150 MHz, and the interchannel rejection ratio greater than 24 dB at a chopping frequency of 200 MHz.

pode me indicar algum site sobre o assunto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
....pode me indicar algum site sobre o assunto?

Não lembro mas já passei por diversos circuitos desse tipo por ai na net, alguns con fet, outros com as chaves analógicas 4066, outros com multiplexer.. Até mesmo já vi um bem simplório naquelas revistas nacionais de eletrônica, circuito do Newton Braga.. coisa muito simples..

Mas infelizmente não lembro nem guardei nenhuma referência desses sites..

Mas improvise e dentro do português procure por string desse tipo ai:

Duplo traço para osciloscópio

Chave de canais para oscloscópio

Duplo canal para osciloscópio

Chave analógica

Em inglês busque por

Analog multiplexer

Ou seja, sevirol, amigo, sevirol...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

consegui achar algumas coisas agora, faller isto daqui seria mais o menos o que quero certo?

http://revistaeletronica.sp.senai.br/index.php/seer/article/viewFile/5/10

achei este aqui tambem, mas este usa válvulas

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/mundo-das-valvulas/4531-v171.html

no caso a ponta de prova do osciloscópio iria ai onde esta S1 certo?

acho que vou montar este circuito, tenho tudo aqui.

ai daria pra ver a defasagem certo?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esqueça aquele valvulado. Use a teoria do outro e simplifique o mesmo, afinal entendi que queres somente dois traços, esse dai tem 8 traços..

Use somente o necessário para 2 traços e sim a ponta do osciloscópio vai ai no S1.

as ponteiras passam para as entradas..

Não tem muito erro e funciona numa boa..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
uhum, vou fazer este mesmo, tenho aqui o 4066 e o 4017, a ideia deste circuito seria que o 4017 iria ficar alternando rapidamente as entradas e iria causar uma ilusão de ótica, ou estou errado?

É exatamente isso, usar da teoria da amostragem, chaveando dois diferentes sinais, para visualização na tela. Os potenciômetros alí estão para dar um off-set no nível DC para que as duas formas de onda não fiquem sobrepostas.. Cada forma de onda terá seu nível momentâneo de tensão somada a um bvalor fixo dado pelo potenciômetro.. Para fazer dois traços use somente um oscilador (pode ser com um 555 ou até mesmo com outro modo qualquer)..

Não necessita do 4017 se queres somente 2 traços..

Podes fazer com o próprio 4066 um inversor.. Interligue os dois enables dos 4066 que operam como chave com esse inversor. Um enable será a entrada desse inversor e outro será a saída dele.. Se num enable tem nível 0 no outro terá nível 1 e vice versa.

Fazer um inversor com uma porta 4066 sabes??? Então tema de casa para ti... Pense um pouco..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nosso deus, ta osso, minha cabeça vai dar um nó, nao tenho ainda a malandragem da coisa.

continuar tentando aqui

só consigo fazer usando um transistor, e nem sei se daria certo, acredito que sim, pois o transistor saturando colocaria o pino control em nivel 0, segue a foto.

post-895625-13884963330414_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

genial... vivendo e aprendendo

passei o dia todo pensando, quase cheguei ao mesmo resultado que o seu, mas por algum motivo não deu.

se não for pedir muito, poderia me ensinar como voce achou esse valor de resistor? qual corrente que voce usou como base?

boa noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
genial... vivendo e aprendendo

passei o dia todo pensando, quase cheguei ao mesmo resultado que o seu, mas por algum motivo não deu.

se não for pedir muito, poderia me ensinar como voce achou esse valor de resistor? qual corrente que voce usou como base?

boa noite.

Nem pensei muito não.. Vai da prática.. Qualquer valor ai desde 1k a 100k deverá funcionar numa boa.. A impedância de entrada de uma porta dessas é muito alta..

Correntes de entrada dessas porta MOS giram por volta de 10 uAmperes..

Ora mesmo pensando em perder 1 Volt no resistor, daria um valor máximo de 1/0,00001 = 100k

A resistência típica dessa porta gira por volta dos 100 ohms, desse modo como mínima resistência dai se poderia usar muito bem 1k..

Desse modo Rmín = 1K e Rmáx = 100K R escolhido 22K

Ou use o kit...... O kitiver ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses terras, ou comuns, deverão estar unidos. Do sinal a ser medido, do multitraço e do osciloscópio.

faller, agora eu endoidei aqui, voce que dizer que vai ficar igual a ilustração ?

(ta muito estranho mais da pra entender)

não entendo... num da problema ligar o negativo de outro circuito no negativo ai nao, visto que sao fontes de alimentação diferentes, não sei se to conseguindo me expressar direito.

post-895625-13884963337448_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok... to fazendo varios testes aqui, e até agora nada de satisfatório, ainda ta longe de um resultado aceitável.

não sei se é por causa da proto-board, se é por causa que o dso é limitado, se é eu que não estou fazendo direito. enfim, seguindo aqui com os teste. até mais.

bom, até agora nada, tem alguma coisa errada, um sinal sinal ta hummm, nao sei o termo certo mas esta "ofuscando" o outro, só mostra o sinal da entrada #2 do esquema do faller.

aceito sugestões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
bom, até agora nada, tem alguma coisa errada, um sinal sinal ta hummm, nao sei o termo certo mas esta "ofuscando" o outro, só mostra o sinal da entrada #2 do esquema do faller.

aceito sugestões.

Queria poder ver como ficou o circuito final, pode ter erro ai, na junção com os potenciômetros..

A frequência do 555 deve ser no mínimo umas dez vezes ou mais acima da frequência do sinal que está sendo amostrado..

Dê mais algumas dicas do que acontece ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...