Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Distribuição endereços IP roteadores packet tracer


Teryos

Posts recomendados

Olá pessoal tenho uma dúvida sobre Ip, calculo correto e distribuição. Montei uma rede simulando ISPs, roteadores, servidores web, email e tudo mais no packet tracer da cisco. Tudo esta funcionando, porém minha dúvida é se coloquei os endereços ips corretamente nos roteadores, se seria assim mesmo a forma correta? Gostaria que alguém visse o arquivo e me informasse se a forma como atribuí os endereços ips, principalmente nos roteadores esta correta, apesar de funcionar.

Em anexo esta a topologia completa, com legenda, cores indicativas e todos os endereços ips dos roteadores. Pena não poder anexar o arquivo, pois a extensão não é aceita.

Agradeço a ajuda!

post-600704-1388496332068_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá obrigado pela sua resposta. Bom sim esta funcionando, porém não sei se fiz corretamente. Você já disse que o ideal era usar ips públicos. E a rede dos roteadores é 192.168.2.0/30 mácara: 255.255.255.252 como na imagem, esta meio ruim a qualidade. Não tem como eu postar o arquivo, aqui no site?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal tenho uma dúvida sobre Ip, calculo correto e distribuição. Montei uma rede simulando ISPs, roteadores, servidores web, email e tudo mais no packet tracer da cisco. Tudo esta funcionando, porém minha dúvida é se coloquei os endereços ips corretamente nos roteadores, se seria assim mesmo a forma correta? Gostaria que alguém visse o arquivo e me informasse se a forma como atribuí os endereços ips, principalmente nos roteadores esta correta, apesar de funcionar.

Em anexo esta a topologia completa, com legenda, cores indicativas e todos os endereços ips dos roteadores. Pena não poder anexar o arquivo, pois a extensão não é aceita.

Agradeço a ajuda!

Olá Teryos,

Do ponto de vista do roteamento, está tudo ok sim.

Pelo que percebi você pegou a rede 192.168.2.0/24 e quebrou a mesma em redes /30 para fazer os links WAN. Está correto.

As demais redes são /24 para cada área.

Quanto a distribuição, basta saber se você está usando roteamento estático ou dinâmico.

Como a topologia está bem simples não convém pensar ainda em configurações avançadas de roteamento dinâmico, porém saiba que a Rede Globo, Rede Google e Rede 8 poderiam ser configuradas como áreas stub, recebendo dessa forma apenas uma rota padrão para o próximo salto da localidade, economizando processamento e simplificando também o troubleshooting.

Abraços ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo muito obrigado pela sua resposta, obrigado mesmo. Bom saber que fiz certo. Mas o que seria a área "stub" que você falou que poderia ser feito dessa forma. E sobre o roteamento, eu usei RIP.

RIPv2, certo?

Esse protocolo é bom para quem está iniciando na parte de configuração de roteamento dinâmico, porém tem algumas limitações por ser um protocolo distance-vector. A principal delas é que ele mede o melhor caminho baseado na quantidade de roteadores entre a origem e o destino: onde tiver menos "saltos", ele elege como melhor rota.

Em um ambiente enterprise, onde é necessário uma melhor precisão, o RIPv2 perde espaço pros protocolos OSPF e EIGRP, que possuem maneiras melhores de medir a melhor rota.

O conceito de stub não se aplica a RIPv2, porém basta entender que uma localidade stub não possui rotas para redes distintas, mas apenas uma rota padrão apontando todo tráfego para o roteador acima da localidade (pois a localidade só tem aquele caminho de saída de qualquer forma).

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...