Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a potencia de um transformador desses


jhonalvez

Posts recomendados

eu retirei um trafo de um micro system antigo da gradiente. Ele ta novinho, apesar do tempo, mas nao sei que potencia que ele é. eu quero fazer uma fonte com ele, mas nao sei a corrente maxima que ele pode suportar, é da marca ten pao, no site nao tem ele porque nem devem fabricar mais. Ele tem esse numero gravado nele:TD5204402; 001-573868-80.

Alguem consegue decifrar o que esses numeros significam? ele tem 60mmX80mm de altura x largura. 11.8v e secundario de 1mm², no radio fala 1,5 A ,mas o CI dele era para isso, então nao significa que seja essa eu acho. E ele tambem tem 5 fios no primario, tipo assim: 127+0+127 e uma bobina de fio de outra cor com a mesma resistencia. E tambem tem o mesmo formato de auto transformador. Que estranho isso, alguem ja viu isso?

Alguem consegue me dizer a potencia dele e corrente maxima? Chutando mesmo.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você por acaso tem um voltímetro e um amperímetro, ambos para AC, a mão. Se tiver pode fazer um arranjo, com uma resistência de chuveiro, como carga e, medindo a tensão de saída do transformador verificar com que corrente essa tensão de saída cai 10% de seu valor sem carga. Com essa corrente que causa uma queda da tensão de 10% tens a máxima corrente do transformador (ele entrega mais que isso mas ai a tensão vai caindo mais ainda)

Claro, vais ter de tomar sempre um pedaço menor da resistência, para que a corrente de saída vá aumentando..

Dois fios com garrinhas facilitam esse processo de tomar parte da resistência, assim:

tomarpedaodaresistncia.jpg

Cuide que isso dai aquece bastante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim. Se a perna é 20 mm e a altura 5cm, com 11,8 volts no secundário e fio 1mm (padrão 17 ou 18 awg aprox.) o máximo de corrente dele é 2 amperes. Mas para se ter certeza 100%, só testando com carga mesmo, pois não se sabe a qualidade dos fios de cobre e o ferro do núcleo dele. Quanto à esses números, esquece, só a fábrica (chinesa) que vai dizer o que significa. Teria como colocar uma foto dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ixi ai e complicado, eu nao to com camera agora, mas uma coisa estranha nele, é que a bobina do primario e secundario sao enroladas juntas, igualzinho um auto transformador. mas nao tem ligacao entre o primario e secundario.

Eu vou fazer testes nele ainda tenho dois multimetro um com medidor de corrente ac e vou postar. valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Note que esses 1,36 Amperes não são o limite do transformador. Ela pode dar mais que isso, e vai dar.. Se puxares os desejados 1,5 Amperes a tensão de saída vai cair abaixo daqueles 10,6 Volts correto, talvez abaixo de 9 Volts até mesmo.. Sei lá para que valor vai cair, mas note, em uma fonte necessitas de uma tensão de saída com determinada corrente.. Se muito puxares desse seu transformador a tensão do mesmo poderá cair para um nível inaproveitável. E ai, de que adianta.. Esse valor de 10% é um limite que eu mesmo me inpuz, tolero que caia somente aqueles 10%..

Imagine e podes fazer o teste, que esse seu transformador quem sabe poderá até mesmo entregar 5 Amperes, mas a tensão dele vai estar sei lá, lá pelos 2 Volts. De que adianta????? Sem contar que essa queda toda sobre o transformador fará com que o mesmo aqueça podendo danificar o mesmo...

Se esse transformador oferece 10,6V@1,36A, não peça ao mesmo entregar 12V@1,5A, que fique bem claro isso dai...

Para tudo existe um compromisso..

O transformador tem de suprir a corrente desejada, e com a desejada tensão.. Não tem essa de amplificar a corrente(teoricamente tem sim mas é complicado e mais caro que mandar fazer novo tranformador ou comprar um)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelas dimensões do núcleo e talvez qualidade dele, o máximo de potência dele é este mesmo. Até dá para rebobinar ele, mas não ganharás quase nada de potência. Poderá até deixar no máximo com 12V por 1,5A, mas não compensará o investimento. O melhor, se necessitas de mais volts e amperes, é partir para outro trafo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho um trafo de microondas que eu tirei o secundario, ficou só o primario (aquele fio grosso), o diametro dele é 1,5 mm. tem aproximadamente 110 voltas, eu contei pelo numero de linhas horizontais x verticais. A resistencia apareceu no multimetro 0,4, nao sei porque. ele era para 110 v. A minha pergunta é: la vai kk, Tem como eu rebobinar o secundario para conseguuir 15 a 30 v?. e Qual seria a corrrente maxima que eu conseguiria?

eu vi um video de um cara que tirou uns 500A em 3v dele, mas acho que ele puxa muita corrente? O que acham??

O núcleo:

105mm largura X 95 altura,

a perna do meio do ferro do núcleo onde a bobina é enrolada, tem 55mm altura x 35 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com este trafo, depende da tensão que queres, com umas 40 voltas de fio awg 10 (+-2mm), dá pra tirar uns 12 amperes com 12 volts. Claro que podes tirar até o dobro de corrente com esta configuração, mas o trafo irá arriar. podes até puxar 24 amperes, mas os 12 volts vão cair a quase zero e o enrolamento vai queimar. Me diga quantos volts e quantos amperes queres?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igual ao amigo "jhonalvez", tenho um transformador de microondas e quero refazer seu secundário para fazer uma fonte com saída entre 13.8V DC e 14V DC para carregar baterias de chumbo-ácido, porém a entrada desse transformador é projetada para 220V, e eu pretendo ligar ele em 110V, então gostaria de saber se é possível fazer o cálculo para que eu tenha a tensão que desejo na saída dele, ligando ele em 110V, mas levando em conta que seu primário foi projetado originalmente para 220V...

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu queria 10A e 13.6 V quantas voltas precisaria?

O ideal é rebobinar o primário também, mas quase todos os trafos de microondas já tem o primário quase pronto, podes deixar assim mesmo:

Cálculos para 13,6 volts / 10 amperes:

Largura da perna central = 35 mm

Altura do empilhamento = 55 mm

Tensão específica no secundário 0,287 Volts/Espira

Tensão específica no primário = 0,305 Volts/Espira

Potência aparente no secundário = 136,00 W

Potência aparente no primário = 160,00 W

Fator de perdas no secundário = 1,060

Resultados - Cálculos do enrolamento:

Número de espiras do primário = 361 espiras

Bitola do condutor do primário = 19 AWG / 0,48 mm

Número de espiras do secundário = 47 espiras

Bitola do condutor do secundário = 11 AWG / 2,3 mm

Igual ao amigo "jhonalvez", tenho um transformador de microondas e quero refazer seu secundário para fazer uma fonte com saída entre 13.8V DC e 14V DC para carregar baterias de chumbo-ácido, porém a entrada desse transformador é projetada para 220V, e eu pretendo ligar ele em 110V, então gostaria de saber se é possível fazer o cálculo para que eu tenha a tensão que desejo na saída dele, ligando ele em 110V, mas levando em conta que seu primário foi projetado originalmente para 220V...

Abraço,

Igor Isaias Banlian

Se for do mesmo tamanho ( 55 mm empilhamento x 35 mm perna central)

Primário 356 espiras awg 19

Secundário 48 espiras awg 11 ou 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu. aquele outro trafo que eu mencionei no topico, de 1,5A, ele é grande demais para 1,5, mas eu notei que ele é enrolado assim: o primario fica enrolado por baixo, e o secundario é enrolado por cima. tipo um auto transformador. Existe isso? se existe, pode ser por isso que ele nao é muito bom??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu. aquele outro trafo que eu mencionei no topico, de 1,5A, ele é grande demais para 1,5, mas eu notei que ele é enrolado assim: o primario fica enrolado por baixo, e o secundario é enrolado por cima. tipo um auto transformador. Existe isso? se existe, pode ser por isso que ele nao é muito bom??

O problema daquele é que talvez não teve espaço para enrolar uma bobina com fios mais grossos, por isso fizeram ele com fio mais fino, e isso limitou a corrente. A forma de enrolar não altera em nada, seja lado a lado ou por cima. Quanto à enrolar dá um certo trabalho. Uma vez que precisei, encontrei um cara que fazia e cobrava uns 20 reais para rebobinar. Ele usava uma máquina e

fazia o serviço em segundos. Procure ai na sua região se existe alguém que faça, pois é muito mais vantagioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava pensando em enrolar um toroidal, se que é difícil, mas uma vez passei a noite em claro tentando enrolar um, quando amanheceu, eu fui ligar na tomada, e adivinha? uma bela resistencia de chuveiro.

O calculo para projetar é o mesmo?

Como eu poderia fazer para aumentar a corrente de um transformador, desmontando , rebobinando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...