Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programar no linux é melhor?


Xandaum

Posts recomendados

  • Moderador

Meu amigo, isso é pura "fanzisse" eu programo tranquilamente no windows... no linux.. e no mac.. o gosto do sistema fica a seu critério. Essa questão é um tanto polêmica.. pois vai existir gente dizendo que o linux é melhor.. outros dirão que o mac é melhor.. e também vai existir gente que se sente mais confortável no windows..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é cara, fui até influenciado a instalar o linux, só que rodo minha maquina com windows. Baixei a Virtual box e nem baixei o ubuntu ainda, vim tirar minhas dúvidas aqui primeiro. Vou descrever minha situação: Sempre fucei em programação, entendo o básico da lógica e comecei programar em C , só que na época alguns contratempos me fizeram parar de programar, mas agora estou com tempo e estou com vontade de voltar a aprende e me aprofundar mais nesta área (em 2013 irei cursar CC). Queria saber que programa você recomenda para eu programar e compilar C no Windows.

Grato desde então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Isso, também é outro assunto polêmico, pois vai pelo seu gosto... pessoalmente prefiro usar o netbeans para java, eclipse para web.. enfim.. ambos podem ser usados para programar em C/C++..

Você disse que ia instalar o virtualbox e o ubuntu... nesse caso recomendo que não faça desta maneira.. pelo menos eu acho ruim pois não terias todo o desempenho ue teria se fosse instalado nativamente na maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, também é outro assunto polêmico, pois vai pelo seu gosto... pessoalmente prefiro usar o netbeans para java, eclipse para web.. enfim.. ambos podem ser usados para programar em C/C++..

Você disse que ia instalar o virtualbox e o ubuntu... nesse caso recomendo que não faça desta maneira.. pelo menos eu acho ruim pois não terias todo o desempenho ue teria se fosse instalado nativamente na maquina.

O desempenho que você diz está relacionado ao desempenho da máquina?

NO caso eu to com um i5-2450M em um note da Dell com Hd de 750gb e 6 Gb de Ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desempenho que você diz está relacionado ao desempenho da máquina?

NO caso eu to com um i5-2450M em um note da Dell com Hd de 750gb e 6 Gb de Ram.

Na verdade ele quis dizer que uma VirtualBox dificilmente vai ter tanto poder de processamento quanto uma instalação feita diretamente no HD e rodando por conta própria, sem o recurso da virtualização de uma máquina.

Resumo: Se for pra usar linux é melhor instalar diretamente no seu notebook do que usar uma virtual box dentro do Windows. Tem com você ativar o Dual Boot, ou seja, ter Windows E Linux na mesma máquina sem problema nenhum, não tem por que usar essa virtual box.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade ele quis dizer que uma VirtualBox dificilmente vai ter tanto poder de processamento quanto uma instalação feita diretamente no HD e rodando por conta própria, sem o recurso da virtualização de uma máquina.

Resumo: Se for pra usar linux é melhor instalar diretamente no seu notebook do que usar uma virtual box dentro do Windows. Tem com você ativar o Dual Boot, ou seja, ter Windows E Linux na mesma máquina sem problema nenhum, não tem por que usar essa virtual box.

Pra eu ativar esse Dual Boot eu preciso ter 2 partições no hd, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
Pra eu ativar esse Dual Boot eu preciso ter 2 partições no hd, certo?

Sim, você precisa ter uma partição livre que não seja formatada em ntfs, e ter o windows instalado na outra partição ntfs( é importante que ele seja instalado antes do linux.)

Vou te dar um exemplo prático:

Metodo 1:

Vamos supor que você comprou este notebook hj e quer ter o windows e linux na mesma máquina.. a primeira coisa que você fará é formatar.

com o HD zerdo, você pode usar um disco do ubuntu live para acessar o sistema sem que ele esteja instalado, daí então você faz uma partição nova do tamanho que você quer ( ele será reservado para seu linux)

depois instale windows na partição 2, e depois o linux na partição 1. Automaticamente, será gravado na mbr( trilha do dualboot) e a tela de escolha.. aí sempre que você ligar o note, você poderá escolher se quer usar o linux ou o windows.

Método 2

Com o HD todo para o windows, acesse seu gerenciador de disco no windows, e separe uma partição nova não alocada.( do tamanho que você quiser) daí então é só instalar o linux nesta partição não alocada.

Veja também se não é necessário algumas configurações do tipo.. definir o tamanho da partição swap, o tamanho para o root, o tamanho para o /home.. enfim( isso sao opções avançadas)

Mas vamos encerrar por aqui.. pois o assunto ja ta saindo fora da pauta do tópico. Sua dúvida foi respondida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...