Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
vitor schulter

Tensão minina para amp-op

Recommended Posts

Não seria mais fácil você amplificar seu sinal primeiro e depois compará-lo?

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Eu estou usando um CI LM35 para aferir temperatura

Ele vai trabalhar na faixa de 20 a 30 graus célsius, então vai enviar tensões entre 200 e 300mV.

O objetivo e gerar uma tensão de controle com um trimpot e usar um amp-op para compara-las e ligar um aquecedor quando necessário.

Ja fiz um circuito que usava um amplificador para o sinal, mas queria fazer uma versão mais simplificada, que no caso teria apenas um amp-op como comparador.

É possível, ou terei problemas?

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei no caso do 741, faz muito tempo q nao o uso, lembro que ele usa fonte simetrica, mas para esse caso, acho q pode ser simples..como comparadores geralmente eles respondem a baixas tensoes...

acho q vale a pena tentar

Compartilhar este post

Link para o post

voce poderia usar um sensor de temperatura passivo, os chamados termistores, assim poderia simplificar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja que ao invés de usar o 741, pode utilizar o LM358.

Veja que esse CI tem dois AMP-OP. Dessa forma você poderá utilizar 1 para amplificar e o outro para comparar.

Na etapa de amplificação, apenas terá que adicionar 2 resistores.

Muito simples por sinal.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Fiz os teste com o circuito sem amplificador, apenas comparação.

Com o 741 não funcionou, mas o 324 vai perfeitamente.

Qual CI é equivalente ao 324, porém com apenas 1 operacional?(tem o LM321, porém ele só existem em SMD)

Esse aqui é o circuito que vou montar, o que acham?

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sOP2HYyr35xN7pJbFDWpernC-nAg6n3HqJjB0tcmpEvfo8dSTRlkfGjDK66-q1_BNM0Wcp1DSCHSplq5XWlDykAJtU9VCauZPF8Z_YbzZnX8tmg9-lkezIXA.jpg

Editado por vitor schulter

Compartilhar este post

Link para o post

indico o lm2904, mas tb tem 2op.

uma pergunta o que vais acionar na saida?

digo isso pois poderia substituir o moc+triac por um transistor bc + Rele .. só sugestao.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A carga vai ser um aquecedor de aquario, como este:

aquecedor.jpg

Poderia usar um relê, mas optei por triac porque o circuito não tem histerese, vai ficar ligando de desligando várias vezes.

Acho que vou usar esse LM358.

Preciso de mais uma sugestão, qual modelo de ponte retificadora para PCI que forneça mais que 200mA?(Que seja de fácil acesso)

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Veja abaixo:

Circuito com LM35 e histerese. você pode colocar o relé agora.

O circuito abaixo tem uns 12ºC de histerese.

Y58wV.png

Ao invés de fazer a fonte toda, simplifique e use uma fonte de celular de 5V.

Acredito que você queira a lógica inversa no circuito acima....

Falou

Editado por MatheusLPS

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • MatheusLPS

Acho que no meu caso vale mais a pena montar a fonte, a final são apenas alguns centavos a mais, inclusive tenho aqui um mini transformador ideal para a tarefa.

Sobre colocar ou não histerese, acho que acabaria tendo uma precisão maior no controle da temperatura com um circuito liga/desliga direto, não concorda?

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que seu aquecedor irá ficar ligando e desligando junto o tempo todo. Poderá queimar, não?

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Acredito que não tenha problema já que esse aquecedor é uma resistência.

Layout pronto, dicas são bem vindas!

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tEWIJvkZRCTdNcoYyS6zddkNDRvqwHdvv1FUNedZMLiymmDAJA7BzFI_wocwVW159aSnLfbfSeWIR8r9DZoqjSAJtU9VDc1hhD6faKhbff4bczv5GaOMNWhw.jpg

Editado por Bcpetronzio
    Unir posts seguidos em menos de 24 horas

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de fazer a placa, eu montaria o circuito em uma protoboard para testar.

Caso o circuito tenha problemas ou não fique dos eu gosto, fica fácil realizar mudanças.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais