Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i7 3770k - Qual memória escolher ?


ajbacetti

Posts recomendados

Boa tarde.

Estou montando a seguinte config.

Asus Maximus V extreme ou V formula Z77

Core i7 3770k

Radeon 7970.

Eu pensei em colocar 2x8gb, mas a dúvida é qual memoria comprar, por ter várias no mercado e que pode ser usada nessa config.

CORSAIR Vengeance

CORSAIR Dominator

Kingstone hyper X -

G Skill Ripjaws Z

Hyper X 2133 série 7

Esses são apenas uns exemplos. Se puderem me dar alguma marca e modelo, ficarei muito agradecido, pois, por mais que leio fico perdido em relação a memórias.

Se puderem dar algumas especificações tb sobre tensão, etc..

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua plataforma não lê memórias DDR3L, portanto tanto faz, a configuração padrão sempre será 1,5V para DDR3 exceto que você ative a "XMP" no setup de sua placa.

A intenção é esta. ativar. Fazendo isso ela sobe até quanto ? 1,65 ?

É que vi que os processadores da intel pode ser somente até 1,65.

Está correto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A intenção é esta. ativar. Fazendo isso ela sobe até quanto ? 1,65 ?

Sim, ao ativar o XMP, o módulo passa a operar na frequência nominal, a que você compra, bem como todos os tempos e tensão.

É que vi que os processadores da intel pode ser somente até 1,65.

Está correto ?

Segundo a orientação da Intel, sim, porém tudo vai depender do seu grau de instrução avançar tal barreitra, mas é assunto doutro sub-fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ao ativar o XMP, o módulo passa a operar na frequência nominal, a que você compra, bem como todos os tempos e tensão.

Segundo a orientação da Intel, sim, porém tudo vai depender do seu grau de instrução avançar tal barreitra, mas é assunto doutro sub-fórum.

você disse que ao ativar o XMP passa a operar na frequencia nominal. Deixa ver se entendi. Se eu comprar uma memo de 1,35 ou 1,5, ao ativar o XMP ela vai trabalhar a 1,35 ou 1,5 ou ela eleva a 1,65 que é o que o processador suporta ? Não tenho intenção de fazer over nas memo e nem aumentar a tensão, tenho medo de danificar o processador

Desculpa ficar te enchendo a paciência, mas que vai determinar a memo ?

EX: Processador 3770k da suporte a memória até 1600. Se colocar uma memo de 2133 ou 1866, quem determina e regula isso é a placa mãe que suporta ? Tem algum problema pro processador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Módulos normais => 1,5V ou qualquer módulo sem ativar o XMP.

Módulos de baixa tensão => 1,35V ou menos ativando o modo XMP, como o G.Skill Eco, Sniper entre outros.

Módulo Entusiastas => 1,65V se ativar o modo XMP, como Ripjaws, Dominator, Corsa, Aeres, Trident, Setor 5..., caso não ative o modo XMP, funcionará como no caso 1, todas as configurações padrão (Tempos e tensão), exatamente igual a um módulo Value.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Módulos normais => 1,5V ou qualquer módulo sem ativar o XMP.

Módulos de baixa tensão => 1,35V ou menos ativando o modo XMP, como o G.Skill Eco, Sniper entre outros.

Módulo Entusiastas => 1,65V se ativar o modo XMP, como Ripjaws, Dominator, Corsa, Aeres, Trident, Setor 5..., caso não ative o modo XMP, funcionará como no caso 1, todas as configurações padrão (Tempos e tensão), exatamente igual a um módulo Value.

entendi..

Desculpa ficar te enchendo a paciência, mas quem vai determinar a memo ?

EX: Processador 3770k da suporte a memória até 1600. Se colocar uma memo de 2133 ou 1866, quem determina e regula isso é a placa mãe ? Tem algum problema pro processador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi..

Desculpa ficar te enchendo a paciência, mas quem vai determinar a memo ?

EX: Processador 3770k da suporte a memória até 1600. Se colocar uma memo de 2133 ou 1866, quem determina e regula isso é a placa mãe ? Tem algum problema pro processador ?

A interferência da placa mãe sobre o clock das memórias é bem pouca, isso por que a mesma só precisa ter um circuito de apoio que ofereça estabilidade ao clock que o controlador que está On-Die ao processador exija dela.

Oficialmene o controlador de memórias do core i7-3770K suporta DDR3 de até 1600MHz, porém, no mercado há módulos de 3000MHz certificado pela Intel (XMP). Vale lembrar que tal frequência é um perfil de Overclock gravado pelo fabricante no SPD (chip como se fosse o BIOS do módulo) e que só é ativado mediante ativação da opção XMP no setup da placa, caso contrário, ele irá operar normalmente, (1600MHz, nos tempos 9-9-9-24 e na tensão de 1,5V). Claro, verifique também se o circuito de sua placa-mãe oferece apoio para tal frequência (consulte a lista de placas testadas no site do fabricante do módulo) para depois não se decepcionar achado que foi enganado.

Creio que tenha lido o tópico Como escolher memória, então tem ciência dos benefícios oriundos do aumeno de clock e preço de módulos personalizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
A interferência da placa mãe sobre o clock das memórias é bem pouca, isso por que a mesma só precisa ter um circuito de apoio que ofereça estabilidade ao clock que o controlador que está On-Die ao processador exija dela.

Oficialmene o controlador de memórias do core i7-3770K suporta DDR3 de até 1600MHz, porém, no mercado há módulos de 3000MHz certificado pela Intel (XMP). Vale lembrar que tal frequência é um perfil de Overclock gravado pelo fabricante no SPD (chip como se fosse o BIOS do módulo) e que só é ativado mediante ativação da opção XMP no setup da placa, caso contrário, ele irá operar normalmente, (1600MHz, nos tempos 9-9-9-24 e na tensão de 1,5V). Claro, verifique também se o circuito de sua placa-mãe oferece apoio para tal frequência (consulte a lista de placas testadas no site do fabricante do módulo) para depois não se decepcionar achado que foi enganado.

Creio que tenha lido o tópico Como escolher memória, então tem ciência dos benefícios oriundos do aumeno de clock e preço de módulos personalizados.

Estou mudando de placa mãe, vou comprar uma SABERTOOTH Z77, ela suporta memo até 1866.

Deixa ver se entendi.

Se eu comprar uma memo 1866 e não ativar o XMP, ela vai trabalhar a 1600 e com 1,5v ?

Se eu ativar o XMP, ela vai trabalhar a 1866 com 1,65v e não danifica o processador ? É isso mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou mudando de placa mãe, vou comprar uma SABERTOOTH Z77, ela suporta memo até 1866.

Deixa ver se entendi.

Se eu comprar uma memo 1866 e não ativar o XMP, ela vai trabalhar a 1600 e com 1,5v ?

Não necessariamente, depende do clock base de operação do módulo, tem muitos módulos que são vendidos baseado no XMP de 1866MHz que operam nativamente a 1333MHz, os módulos mais novos já conseguem operar a 1600MHz

Se eu ativar o XMP, ela vai trabalhar a 1866 com 1,65v e não danifica o processador ? É isso mesmo ?

Não, o XMP é feito justamente pensando em incrementar mais clock ao módulo , e manter a Controladora (ondie ao processador) intacta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Não necessariamente, depende do clock base de operação do módulo, tem muitos módulos que são vendidos baseado no XMP de 1866MHz que operam nativamente a 1333MHz, os módulos mais novos já conseguem operar a 1600MHz

Não, o XMP é feito justamente pensando em incrementar mais clock ao módulo , e manter a Controladora (ondie ao processador) intacta.

Acho que ja decidi.

Vou de Sabertooth Z77

Proc. i7 3770k

E as memo vou de CORSAIR DOMINATOR PLATINUM 1866.

Com essas memo não terei problema nesta config né ? E depois é só ativar o XMP né ?

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite.

Estou comprando as memo do meu sistema. A placa mãe é uma Sabertooth Z77.

A marca e o modelo são os mesmos.

Corsair Dominator Platinum - 16gb (2x8gb)

DDR3 1600mhz

Latência CAS: 9

Timing: 9-9-9-24

Corsair Dominator Platinum - 16gb (2x8gb)

DDR3 1866mhz

Latência CAS: 10

Timing: 10-11-10-30

Pra efeito de overclock as duas se equiparam e posso usar sem medo na Sabertooth Z77 ?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, só mais uma pergunta.

Eu comprei um I7 3770k e talvez faça um crossfire de 7970 lightning. As memo aguenta esta config ? Não sei se existe gargalo de memoria em um sistema.

Valeu.

Não, não há gargalo de memórias, a única preocupação é se a CPU acompanhará as duas VGAs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não há gargalo de memórias, a única preocupação é se a CPU acompanhará as duas VGAs.

Valeu pelas dicas. Vou comprar então:

Corsair Dominator Platinum - 16gb (2x8gb)

DDR3 1600mhz

Latência CAS: 9

Timing: 9-9-9-24

Obrigado.

Só mais uma. kkkkk

Essas memo, não terei problema de incompatibilidade ou perda de desempenho na Sabertooth Z77 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...