Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Projetos_afg

Carregador baterias Li-ion

Recommended Posts

Bom dia pessoal do fórum!

Estou projetando um datalogger para ler temperatura e umidade. Estarei usando um painel fotovoltaico de 5W, 18V para alimentar o circuito. Precisarei usar baterias para manter o datalogger funcionando durante a noite.

Comprei 3 baterias de Li-ion 600mAh, vai ser o suficiente para 20 horas de funcionamento (o circuito consome apenas 30mA). Gostaria de projetar um circuito microcontrolado para carregar essas 3 baterias em série. A velocidade de carregamento não importa muito, mas quero manter a vida útil da bateria ao máximo.

Alguém poderia me explicar em detalhes de como funciona o carregamento dessas baterias?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Procurei um pouco sobre o assunto, descobri que essas baterias são carregadas com uma fonte de corrente a no máximo 0,7*C onde C é a corrente que a bateria pode oferecer por hora. Então a corrente máxima para carregar para minhas baterias seria de 420mA.

    Ainda tenho uma dúvida: Qual a tensão de uma bateria descarregada e de uma totalmente carregada?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Compra aquele carregadores universal tem até de R$10, eu compro eles para aproveitar os componentes a vezes e até mesmo placa para projetos.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Não vou usar esses carregadores pelos seguintes motivos:

    Não são confiáveis;

    Geralmente só carregam células individuais;

    É bem difícil que eles atendam as características de corrente e tensão que o meu circuito pode fornecer.

    Não tenho certeza se é o melhor jeito, mas estou usando um lm317 como uma fonte de corrente constante para carregar as 3 células ligadas em série até que chegue a 12,6 volts.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caro amigo, geralmente a tensão de carga de qualquer tipo de bateria ou pilha é de 20% a nominal. Logo se uma pilha possui 1,2V nominal ela precisará de 1,44V para ser carregada, a tensão de flutuação(tensão de repouso após a carga) é de 10%.

    Se você está usando 3 pilhas tem uma tensão nominal de 3,6V, precisará de 4,3V para carregalas!!!!!

    Espero ter ajudado

    Editado por Luis Milanez

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×