Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com display LCD (WH1602A)


Posts recomendados

Eu estava fazendo o controle de um display LCD 16x2 (MGD1602B) com um microcontrolador (PIC 18F452) e vinha tudo funcionando perfeitamente.

Recentemente eu troquei o display por um outro (WH1602A) e tudo parou de funcionar. O display acende todos os caracteres em preto e não escreve nada.

O engraçado é que com o display antigo e no simulador (ISIS) tudo funciona perfeitamente, ou seja, é algo com o display novo mesmo. Mas a datasheet desse display aparentemente é igual ao que eu vinha utilizando.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas perguntas, você está respeitando os tempos de atualização da tela, iniciando tudo conforme o recomendado, na parte do código fonte?

Caso você esteja se comunicando com o display por apenas 4 vias de dados, as outras 4 estão aterradas? (alguns displays funcionam perfeitamente sem aterrar essas vias, outros não).

Verificou se todos os cabos e soldas estão perfeitamente conectados, se for cabo pode ser algum fio invertido, se for soldado em alguma placa pode ser alguma trilha rompida.

Verifique também o pino R/W, se você não estiver utilizando ele, melhor aterrar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bobelicious, está usando o potenciometro de 10k no pino de contraste do LCD?

Falou

Sim, estou usando um potenciômetro de 10k...

Algumas perguntas, você está respeitando os tempos de atualização da tela, iniciando tudo conforme o recomendado, na parte do código fonte?

Caso você esteja se comunicando com o display por apenas 4 vias de dados, as outras 4 estão aterradas? (alguns displays funcionam perfeitamente sem aterrar essas vias, outros não).

Verificou se todos os cabos e soldas estão perfeitamente conectados, se for cabo pode ser algum fio invertido, se for soldado em alguma placa pode ser alguma trilha rompida.

Verifique também o pino R/W, se você não estiver utilizando ele, melhor aterrar também.

Realmente estou comunicando com o display por apenas 4 vias de dados, as outras 4 estão neutras (flutuantes). Eu aterrei elas mas o display continuou não funcionando.

Os cabos e soldas estão todos perfeitamente conectados, eu já verifiquei tudo e quando uso o display antigo funciona normalmente.

Quando ao pino R/W, esse sim já está aterrado pois só estou escrevendo no display (não estou lendo).

Procurando na internet achei um fórum (http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=41935&topico=3012256) de um cara com o mesmo problema que o meu: tudo vinha funcionando perfeitamente até ele trocar por esse bendito display WH1602A...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...