Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Status de saúde do HD: Alerta


galo07

Posts recomendados

Possuo um HD SAMSUNG HD160JJ ATA Device (160 GB, 7200 RPM, SATA-II) com duas partições:

- 1 Partição Primária C: - NTFS - com 85 Gigas (20% livre) onde está instalado o OS bem como os programas que utilizo.

- 1 Partição Lógica D: - NTFS - com 60 Gigas (14% livre) onde guardo meus arquivos pessoais.

Após utilizar o programa CrystalDiskInfo 5.0.5 o Status de Saúde indicava Situação de Alerta com uma bolinha amarela no:

ID: 05

Attribute Name: Reallocated Sectors Count

Atual: 100

Pior Valor: 100

Limiar: 10

Valor Bruto: 000000000001

Informações adicionais:

Nº Vezes Ligado: 3.775 vezes.

Nº Horas Ligado 11.821 horas.

Gostaria de saber o que isso significa, se meu HD corre o risco de pifar de vez? Ainda, se há alguma forma de consertar o problema e se existe algum outro teste que eu possa realizar para fazer um diagnóstico mais preciso bem como para reparar os possíveis erros sem comprometer a segurança dos meus dados?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, meu HD também possui esse erro, pelo que li sobre isso, parece que os setores reservas que ficam no HD já foram usados, infelizmente não tem concerto, eu recomendaria você baixar o HD Tune Free: http://www.hdtune.com/files/hdtune_255.exe

Dê uma escaneada e veja se tem muitos setores defeituosos (bad blocks) se tiver com certeza é recomendável arrumar outro, mas é melhor se garantir e fazer o backup de seus dados mais importantes agora.

Espero ter ajudado. Boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

galo07

Se você ligou seu pc duas vezes por dia, 7 dias na semana, as 3775 ligadas

vão corresponder a 270 semanas, como o ano tem 52 semanas isso equivaleria

a mais de cinco anos de uso, se formos considerar as horas ligado na base de

6 horas por dia vai dar 1970 dias, ou seja 5 anos e meio de uso, ou seja, como

se trata de um dispositivo eletro-mecânico ele já deve ter sofrido um desgaste

considerável, daí, como sugeriu nosso colega Le Gabriel é aconselhável você

fazer um backup de seus arquivos para passar para um HD novo antes desse

pifar de vez.

Boa sorte.

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, acabei de realizar o teste "Error Scan" com o HD Tune 2.55 (free version) e todos os "Blocks" ficaram verdes, após 1 hora de teste não houve sequer um "Damaged".

Será que esse Sinal de Alerta do CrystalDiskInfo é um prenúncio da morte do HD?

Não se preocupe com isso.

Teu HD está bom e pode durar ainda anos.

Agora, backup deve se ter sempre das coisas importantes seja HD novo ou velho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, até que durou muito bem. Dessa forma, acho que só me resta comprar um novo e aguardar a morte dele.

Por hora, o problema foi solucionado, portanto podem fechar o tópico. Caso ele manifeste novos problemas reabrimos o tópico!

Obrigado pela ajuda,

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, até que durou muito bem. Dessa forma, acho que só me resta comprar um novo e aguardar a morte dele.

Por hora, o problema foi solucionado, portanto podem fechar o tópico. Caso ele manifeste novos problemas reabrimos o tópico!

Obrigado pela ajuda,

Abraços a todos!

Pode aguardar dormindo que ele ainda deverá funcionar por vários anos.

Bobagem comprar um novo, não tem necessiade nenhuma a não ser que queira para fazer backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ver se compro um outro também por questão de espaço, só tenho uma média de 10% de espaço livre disponível.

Aproveitando a oportunidade, ao comprar outro o que vocês recomendam?

- Utilizar o HD velho, de 160 Gb com uma única partição tendo o Sistema Operacional e deixar o novo para os arquivos pessoais e back ups do HD que tem o sistema operacional;

- Deixar do jeito que está o HD de 160 Gb, ou seja, 1 Partição Primária C: - NTFS - com 85 Gigas onde está instalado o OS bem como os programas que utilizo; e 1 Partição Lógica D: - NTFS - com 60 Gigas onde guardo meus arquivos pessoais. E utilizar o novo somente para gravar os back ups bem como gravar novos arquivos pessoais.

- Utilizar o HD novo como principal, particioná-lo de forma semelhante como é feito com o velho (uma participação para o sistema operacional e outra para os arquivos pessoais) e deixar o velho somente para back ups.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade Henrique, sequer pensei nessa possibilidade. Para ser sincero pouco sei a respeito desse "novo" tipo de armazenamento. Vou procurar ler a respeito dele nos tópicos pertinentes e pode ter certeza que alterarei minha configuração aqui, excelente dica.

Ainda, no meu HD tenho 2 partições uma Primária para o Sistema Operacional e outra Lógica para arquivos pessoais. Essa foi a melhor divisão para se fazer? Digo, é melhor ter duas primárias ou está excelente desse jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
6 minutos atrás, Rick Rocha disse:

Mas o que são o atual limiar, o limiar deve estar zerado ? 

 

Limiar é o limite considerado normal pelo fabricante para os itens críticos ou de maior importância que determinam a vida útil do HD. Os outros IDs que não tem limiar são de itens que estão apenas relacionados ao tempo de uso ou desgaste do disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Rick Rocha disse:

Cara outra dúvida, comprei um HD no ml como novo, fui ver ele havia sido ligado 16 vezes por duas horas, o vendedor disse que o fornecedor testa o hd antes de enviar, será mesmo ou será que peguei um hd que já foi usado ? 

 

Qual é a capacidade do HD ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rick Rocha disse:

500gb modelo wd5000bpvt 

 

Acho que não é mais fabricado.

 

Deve ser HD de PC de empresa grande com pouco uso descartado ( devem ser negociados aos montes mundialmente talvez até de origem chinesa ).

 

Pode se dizer que é semi novo mas novo novo não é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...