Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hyper 612 pwm, apenas 900 rpm


arthur6

Posts recomendados

Olá amigos do fórum, estou tendo uma dúvida quanto ao meu cooler novo.

Pois bem, eu instalei ele bonitamente e o danado deixou o meu processador em 35º no ocioso e em 50/56 em full process (visto que as coisas mudaram bastante de 50º ocioso e 75º full process), o problema é que em tese esse cooler trabalha entre 600 e 2000 rpm, só que nos testes ele começa em 600 rpm e vai no máximo a 900 rpm, eu edito ele na bios e deixo ele a 1200/1900 rpm e a temperatura se mantem a mesma, ele é pwm o que significa que a minha MOBO controla o bichinho, mas a duvida mesmo é: Ele esta trabalhando direito, eu devo deixar com rotações mais altas ou deixo como ele faz normalmente (600/900rpm)?

Alguem que tenha esse cooler se puder se manifestar, eu ficaria grato.

Minha mobo é ECS-g31t-m7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rotação da fan varia conforme a temperatura do processador.

Eu tenho placa mãe Asus e o Hyper 212 com 2 fans XtraFlo iguais ao que vem no 612.

No meu caso em teste de stress a temperatura do processador quando atinge 50C - 55C as fans ficam em torno de 750 rpm - 900 rpm.

Em idle as fans chegam até ter rotação entre 500rpm - 600rpm.

Mesmo aumentando a rotação, pode ser que o ganho não seja muito significativo.

O 612 bem como sua fan podem atingir o limite que podem oferecer a certa rotação.

Eu pessoalmente deixaria o controle de rotação das fans no padrão da placa mãe, privilegiando também um menor ruído da fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A rotação da fan varia conforme a temperatura do processador.

Eu tenho placa mãe Asus e o Hyper 212 com 2 fans XtraFlo iguais ao que vem no 612.

No meu caso em teste de stress a temperatura do processador quando atinge 50C - 55C as fans ficam em torno de 750 rpm - 900 rpm.

Em idle as fans chegam até ter rotação entre 500rpm - 600rpm.

Mesmo aumentando a rotação, pode ser que o ganho não seja muito significativo.

O 612 bem como sua fan podem atingir o limite que podem oferecer a certa rotação.

Eu pessoalmente deixaria o controle de rotação das fans no padrão da placa mãe, privilegiando também um menor ruído da fan.

Na questão de som, já é alto pois eu tenho 3 outras ventoinhas de 120mm dentro do gabinete, eu gostaria de saber se ele chegar apenas até 900rpm é o normal, ou se tem algo errado, e tambem gostaria de saber se eu estaria "forçando" ele ao aumentar suas rpm's?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa mãe aumenta ou diminui a rotação da fan conforme for a temperatura do processador.

Coolers de melhor desempenho podem exigir menor rotação da fan.

Existem coolers como o Noctua e o Havik 140 que usam fans com menor rotação.

Um cooler por exemplo com 2 fans a 1500 rpm pode ter desempenho equivalente a um cooler com 1 fan em 2000 rpm.

Você pode ser quiser aumentar a rotação da fan.

Eu particularmente prefiro manter o perfil padrão da placa mãe para o controle de rotação da fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa mãe aumenta ou diminui a rotação da fan conforme for a temperatura do processador.

Coolers de melhor desempenho podem exigir menor rotação da fan.

Existem coolers como o Noctua e o Havik 140 que usam fans com menor rotação.

Um cooler por exemplo com 2 fans a 1500 rpm pode ter desempenho equivalente a um cooler com 1 fan em 2000 rpm.

Você pode ser quiser aumentar a rotação da fan.

Eu particularmente prefiro manter o perfil padrão da placa mãe para o controle de rotação da fan.

Então você esta me dizendo que a minha mobo acha que 56º é uma temperatura baixa, por isso mantem a rotação que vai até 2000 em apenas 900 no maximo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não exatamente isso.

Não sei detalhes de como funciona o controle de rotação feito pela sua placa mãe.

Vou exemplificar como é feito pela minha placa mãe Asus.

A % de rotação da fan varia conforme for temperatura do processador.

Veja o gráfico:

asus_fan_xpert.png

A 26C a fan é ajustada para 30%.

Pelo gráfico a fan estaria em 100% com a temperatura a partir de 70C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não exatamente isso.

Não sei detalhes de como funciona o controle de rotação feito pela sua placa mãe.

Vou exemplificar como é feito pela minha placa mãe Asus.

A % de rotação da fan varia conforme for temperatura do processador.

Veja o gráfico:

asus_fan_xpert.png

A 26C a fan é ajustada para 30%.

Pelo gráfico a fan estaria em 100% com a temperatura a partir de 70C.

Se puder me diga um bom programa para controlar o cooler, pois estou começando a achar que este cooler não valeu o que eu paguei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Tem pessoas que recomendam o SpeedFan para controlar a velocidade das fans.

Eu particularmente não gosto do SpeedFan.

No caso do cooler do processador, prefiro deixar no padrão.

Se tivesse que mexer eu recorreria a alguma ferramenta do próprio fabricante da placa mãe ou então configurar na Bios.

2) O 612 não vai conseguir diminuir mais a temperatura além do limite que ele pode oferecer.

A certa rotação, mesmo aumentando mais do que isso o cooler pode não oferecer uma diminuição significativa da temperatura além do maior nível de ruído.

Uma melhor pasta térmica, trocar a fan por outra melhor ou até usar 2 fans podem melhorar o desempenho do cooler.

No entanto, a certo ponto o 612 vai atingir o limite no que ele pode oferecer.

3) Eu sei que existem opções melhores do que o 612.

No entanto, pelas temperaturas que você postou estão boas.

Qual é o processador que você tem?

Algum motivo específico que você ache que o cooler não compensou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Tem pessoas que recomendam o SpeedFan para controlar a velocidade das fans.

Eu particularmente não gosto do SpeedFan.

No caso do cooler do processador, prefiro deixar no padrão.

Se tivesse que mexer eu recorreria a alguma ferramenta do próprio fabricante da placa mãe ou então configurar na Bios.

2) O 612 não vai conseguir diminuir mais a temperatura além do limite que ele pode oferecer.

A certa rotação, mesmo aumentando mais do que isso o cooler pode não oferecer uma diminuição significativa da temperatura além do maior nível de ruído.

Uma melhor pasta térmica, trocar a fan por outra melhor ou até usar 2 fans podem melhorar o desempenho do cooler.

No entanto, a certo ponto o 612 vai atingir o limite no que ele pode oferecer.

3) Eu sei que existem opções melhores do que o 612.

No entanto, pelas temperaturas que você postou estão boas.

Qual é o processador que você tem?

Algum motivo específico que você ache que o cooler não compensou?

Minha configuração

Core 2 quad q8400 2,66ghz (O.C. 3,00 GHZ)

2X2GB DDR2 667mhz (O.C. 752MHZ)

Cooler cpu Coolermaster Hyper 612 pwm

Fonte corsair 430 watts reais V2

Vga gigabyte gtx 550ti

Gabinete Coolermaster USP 100

500gb samsung 7200 rpm 16mb buffer

Mobo ECS-g31t-m7

Não existe motivo, só que na descrição dele diz que ele trabalha de 600 a 2000 rpm, porém ele não passa dos 900 rpm, minha temperatura com o processador ocioso é de 35/38 graus, e com ele em processo full vai de 50/56 graus, gostaria de saber se ele esta trabalhando bem ou se tem alguma coisa errada, só isso, pois pensei que ele fosse mais parrudinho pelo tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe motivo, só que na descrição dele diz que ele trabalha de 600 a 2000 rpm, porém ele não passa dos 900 rpm, minha temperatura com o processador ocioso é de 35/38 graus, e com ele em processo full vai de 50/56 graus, gostaria de saber se ele esta trabalhando bem ou se tem alguma coisa errada, só isso, pois pensei que ele fosse mais parrudinho pelo tamanho.

Não se preocupe quanto a fan não passar dos 900 rpm.

Eu tenho o Core I5 3550 e o Hyper 212.

No meu caso quando a temperatura chega em 50C - 55C no teste de stress pelo Prime95 a fan normalmente fica entre 750 rpm - 950 rpm.

Não sei dizer qual seria a temperatura média esperada do 612 para o seu processador.

Mas creio que a temperatura em full do seu processador esteja dentro do limite que o 612 pode oferecer.

Você até pode deixar a fan rodando em sua rotação máxima e mesmo que a temperatura melhore não vai compensar com o nível de ruído da fan.

Sendo sincero, o 612 pelo porte dele e ter 6 heatpipes deveria ser melhor mesmo e no entanto ele não é muito melhor do que o 212 que é consideravelmente menor e tem 4 heatpipes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se preocupe quanto a fan não passar dos 900 rpm.

Eu tenho o Core I5 3550 e o Hyper 212.

No meu caso quando a temperatura chega em 50C - 55C no teste de stress pelo Prime95 a fan normalmente fica entre 750 rpm - 950 rpm.

Não sei dizer qual seria a temperatura média esperada do 612 para o seu processador.

Mas creio que a temperatura em full do seu processador esteja dentro do limite que o 612 pode oferecer.

Você até pode deixar a fan rodando em sua rotação máxima e mesmo que a temperatura melhore não vai compensar com o nível de ruído da fan.

Sendo sincero, o 612 pelo porte dele e ter 6 heatpipes deveria ser melhor mesmo e no entanto ele não é muito melhor do que o 212 que é consideravelmente menor e tem 4 heatpipes.

Não houve uma melhora significativa de temperatura, o que mudou foi que em 900 rpm com o processador em full ele fica, digamos a 55º, se eu saio do processo ele vai baixando 54/53/52º até chegar nos 40º que é a temperatura de uso (temperatura de navegar internet, musica e coisas do tipo), já com ele a 1990 rpm com o precessador em full ele fica a 51/54º e se eu saio do processo ele parte direto pra 41º, entendeu?

Quanto a questão do ruído, eu tenho 3 ventoinhas de 120mm de 3750 rpm, e sinceramente acho que mais um ruído de ventoinha não vai me incomodar (visto que já parece uma turbina de F-22 mesmo), mas pode haver um estress das peças do cooler deixando ele em carga máxima, então optei por mantelo em 1000/1250 rpm, ele começa com 1000 e vai até 1250, não é muita diferença, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa se preocupar em deixar a fan em maior rotação.

É normal ter fans com rotações como 1000 rpm - 1500 rpm, principalmente sendo usadas como fans de gabinete.

Essa temperatura em full seria no teste de stress por utilitários como o Prime95?

Sim, fiz o teste com o prime95 e depois jogando BF3 no ultra, foi o mesmo resultado, entre 50º a 56º (e o dia estava bem quente), quanto a refrigeração, eu tenho uma ventoinha na frente tocando ar para dentro, uma no solo do gabinete tocando ar para dentro e um exaustor de 3750 rpm, jogando todo o ar pra fora, seria necessario talvez colocar mais uma ventoinha de 120mm na tampa, eu veria diferença de temperatura? Barulho por barulho ele ja é bem alto, mas isso não me incomoda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EdsomSM, me tire uma dúvida cruel! hehehe! Eu tenho um Hyper 612 pwm e gostaria de colocar uma outra FAN igual a que veio nele, Xtraflo preta! Minha dívida é, eu coloco as duas soprando o vendo contra o dissipador ou seria uma soprando e a outra retirando? Ou seja, as duas pro mesmo lado ou cada um para um lado?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EdsomSM, me tire uma dúvida cruel! hehehe! Eu tenho um Hyper 612 pwm e gostaria de colocar uma outra FAN igual a que veio nele, Xtraflo preta! Minha dívida é, eu coloco as duas soprando o vendo contra o dissipador ou seria uma soprando e a outra retirando? Ou seja, as duas pro mesmo lado ou cada um para um lado?

Abraço!

É uma pra dentro do dissipador e outra pra fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EdsomSM, me tire uma dúvida cruel! hehehe! Eu tenho um Hyper 612 pwm e gostaria de colocar uma outra FAN igual a que veio nele, Xtraflo preta! Minha dívida é, eu coloco as duas soprando o vendo contra o dissipador ou seria uma soprando e a outra retirando? Ou seja, as duas pro mesmo lado ou cada um para um lado?

Abraço!

As duas fans sempre tem que ter o fluxo de ar na mesma direção.

As fans não devem ter a direção do ar em sentidos opostos.

Quando o cooler é posicionado na horizontal, as duas fans tem que ser posicionadas de forma que a direção do fluxo do ar vá em direção da traseira do gabinete.

Já o cooler na posição vertical, as duas fans são posicionadas de forma que a direção do ar siga em direção ao topo do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas fans sempre tem que ter o fluxo de ar na mesma direção.

As fans não devem ter a direção do ar em sentidos opostos.

Quando o cooler é posicionado na horizontal, as duas fans tem que ser posicionadas de forma que a direção do fluxo do ar vá em direção da traseira do gabinete.

Já o cooler na posição vertical, as duas fans são posicionadas de forma que a direção do ar siga em direção ao topo do gabinete.

Ou seja, as duas soprando em direção ao dissipador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, as duas soprando em direção ao dissipador?

Não, pois as duas fans estarão em posições opostas.

O ar tem que entrar dentro do dissipador e sair do outro lado.

Assim, as duas fans tem que estar na mesma direção.

Uma das fans (push) empurra o ar para dentro do dissipador e a outra fan (pull) puxa o ar para fora do dissipador.

Essa é a forma correta de instalar as fans em push pull.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, pois as duas fans estarão em posições opostas.

O ar tem que entrar dentro do dissipador e sair do outro lado.

Assim, as duas fans tem que estar na mesma direção.

Uma das fans (push) empurra o ar para dentro do dissipador e a outra fan (pull) puxa o ar para fora do dissipador.

Essa é a forma correta de instalar as fans em push pull.

Ah sim! valeu pela explicação! :-BEER:-BEER:-BEER:aplausos:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...