Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Arcanjo2

Uso de CPU 100%

Recommended Posts

Configuração:

Sistema: Windows 7 Ultimate 32 Bits

Processador: Intel® Pentium ® 4 CPU 3.20 GHz 3.19 GHz

Memória RAM: 2,5 GB

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 9400

Problema

Olá. Recentemente o meu computador tem apresentado uma certeza demora pra executar programas simples, como um simples navegador de internet. Perguntei a alguns colegas o que poderia ser, e disseram que poderia ser sujeira nas placas. Logo então, desmontei completamente a CPU, removendo memória, HD, placa de vídeo, placa mãe e até mesmo processador. Fiz uma limpeza geral com a ajuda de um pincel, em especial no cooler do processador. A melhora foi notável! A velocidade do computador aumentou consideravelmente.

Porém, não durou muito. Passadas umas 3 semanas e novamente o computador voltou a apresentar velocidade baixa. Basta abrir 2 abas no navegador de internet e o computador já começa a travar. Verifiquei o Gerenciador de Tarefas do Windows, e neste constava 100% de uso do CPU apenas com o navegador aberto. Fui procurar informação na internet e as opções eram: sujeira nas placas ou vírus. Como o computador foi recentemente limpo, provavelmente seria algum vírus afetando o seu desempenho.

Em uma medida desesperada, formatei o computador por completo. Reinstalei o Windows 7 e fui tirar a prova. Para a minha surpresa, o computador estava MUITO PIOR. E não só a velocidade para abrir os programas, como a velocidade da internet estava assustadora, parecendo a época da "discada". Fui verificar o Gerenciador de Tarefas do Windows, e sem nenhum programa aberto, o mesmo contava com variações próximas a 100% (conforme imagem).

Não sei mais o que poderia ser! O computador está limpo fisicamente, e formatado. Baixei um antivírus gratuito e fiz um escaneamento completo do sistema, mas o mesmo não apontou nenhuma ameaça (conforme imagem).

Enfim, esse é o meu problema. Alguém pode me ajudar a solucioná-lo? Será que o problema é de hardware (processador, memória)?

Só uma observação: a lentidão nos programas começou não faz muito tempo. Inclusive, já usei esse mesmo computador para jogar diversos games considerados "pesados". E hoje, após a formatação, a lentidão piorou exageradamente.

Obrigado desde já!

Imagens:

Gerenciador de Tarefas do Windows logo após formatação:

http://i.imgur.com/gW9Op.jpg

Antivírus

http://i.imgur.com/N9agc.png

Editado por Arcanjo2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É amigo, Pentium 4 para windows 7 é dose... Mas, dê uma olhada na fonte, ela pode causar essa lentidão. Clique na aba ''Processos'' e depois em ''mostrar processos de todos utilizadores'' e dê um print pra nós.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sim, eu sei que a configuração já está um pouco ultrapassada, mas como eu disse, essa lentidão começou recentemente. O computador estava atendendo bem as necessidades até então. =/

    Segue o print:

    jMWwp.png

    Obrigado desde já.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Amigo, tente tirar um print no momento em que estiver em 100% o uso, repare que no seu print estava apenas 2% de uso. Também é bom testar seu hd (com HD Tune por exemplo), pois pode ser ele o problema, ou sua fonte pode estar ruim também.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sim, nesse print eu tinha acabado de ligar o computador, aí estava funcionando "rápido" até. Pode ser que seja problema de aquecimento, ou então o processador já não está mais trabalhando como antes.

    Tirei outro print agora, apenas com o navegador Chrome aberto. No desempenho, dá pra ver que toda vez que eu mudo de página ou abro uma nova guia, o uso de CPU vai para o topo, deixando o PC bem lento.

    Imagens:

    Desempenho:

    http://i.imgur.com/XuJJt.png

    Processos:

    http://i.imgur.com/DkQSh.png

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Amigo, nesse caso só um upgrade resolverá. Não é que seu processador não esteja trabalhando como antes, mas sim que os aplicativos hoje em dia estão exigindo mais poder de processamento.

    Tenho uma máquina que estava encostada aqui com um Celeron 430 1.8Ghz, superior ao seu Pentium 4 3.2GHz, para você ter ideia, mas era só abrir essa última versão do chrome que travava tudo (100% de uso cpu), tinha que esperar um tempinho até o pc voltar a responder. Coloquei um dual core e2200, e ele não travou mais, parece que nem tem nada aberto, apesar de ser um processador bem ultrapassado.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ahh então beleza!

    Obrigado pelas informações. Eu tinha achado estranho que antes ele trabalhava bem, mas realmente isso que você disse tem fundamentos, os aplicativos de hoje exigem bem mais.

    Vou me programar aqui para fazer um upgrade.

    valeu. =]

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×